Pousada e Galeria de Arte Culvert / nendo

Pousada e Galeria de Arte Culvert / nendo - Fotografia de Exterior, FachadaPousada e Galeria de Arte Culvert / nendo - Fotografia de Interiores, CadeiraPousada e Galeria de Arte Culvert / nendo - Fotografia de Interiores, Cadeira, CorrimãoPousada e Galeria de Arte Culvert / nendo - Fotografia de InterioresPousada e Galeria de Arte Culvert / nendo - Mais Imagens+ 57

  • Colaboradores: Noritaka Ishibayashi, Ryota Maruyama, Daisuke Maeda
  • Filmagem E Edição: Toru Shiomi
  • Filmagem: Takahisa Araki, Masaya Yoshimura
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
Pousada e Galeria de Arte Culvert / nendo - Fotografia de Exterior, Fachada
© Daici Ano

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma instalação para armazenar móveis, produtos e obras de arte em Miyota-machi, província de Nagano, Japão, com uma pousada em anexo. Localizado em um ambiente tranquilo e rico em natureza, onde riachos se entrelaçam em uma densa floresta de pinheiros vermelhos, essa arquitetura em forma de túnel ganhou destaque através de uma combinação de métodos construtivos pré-moldados e protendidos.

Pousada e Galeria de Arte Culvert / nendo - Fotografia de Interiores
© Daici Ano
Pousada e Galeria de Arte Culvert / nendo - Imagem 59 de 62
Planta - Situação
Pousada e Galeria de Arte Culvert / nendo - Fotografia de Interiores, Cadeira, Fachada
© Daici Ano

Para a construção pré-moldada, as peças comuns são feitas na fábrica e montadas no local. Um exemplo de suas aplicações em projetos de infraestrutura é o "box culvert" (estrutura de concreto em forma de caixa), utilizado para canalizar rios, direcionar linhas de energia e linhas de comunicação subterrâneas. No entanto, como o método em si não possibilita uma forma vedada, nem permite o empilhamento, ambos necessários para esta arquitetura, a protensão também foi utilizada para conectar as peças.

Pousada e Galeria de Arte Culvert / nendo - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Takumi Ota
Pousada e Galeria de Arte Culvert / nendo - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Takumi Ota
Pousada e Galeria de Arte Culvert / nendo - Imagem 60 de 62
Planta - Primeiro Nível
Pousada e Galeria de Arte Culvert / nendo - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Fachada
© Takumi Ota

O método de protensão é uma técnica utilizada em estruturas de engenharia civil, como pontes, em que as peças são alinhadas e depois conectadas com fios de aço. Isso resulta em um acabamento de superfície liso, obtendo uma vedação firme e durável.

Pousada e Galeria de Arte Culvert / nendo - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim
© Takumi Ota
Pousada e Galeria de Arte Culvert / nendo - Imagem 61 de 62
Planta - Segundo Nível
Pousada e Galeria de Arte Culvert / nendo - Fotografia de Interiores, Cadeira, Corrimão
© Takumi Ota
Pousada e Galeria de Arte Culvert / nendo - Fotografia de Interiores, Prateleira
© Daici Ano

As peças quadradas comuns pesam aproximadamente 12 toneladas cada e, neste projeto, foram utilizadas 63. O tamanho das peças derivou do tamanho do caminhão e do peso que poderia ser levantado por um guindaste. O reforço de 45 graus, que também é encontrado em "box culverts", serve como suporte e aumenta a resistência a terremotos. Ao conectar essas partes, foi criado um espaço esbelto em forma de túnel, com uma dimensão interna de aproximadamente 2 x 2,3 m. Quatorze fios de aço foram usados para conectar cada “túnel”, aplicando uma tensão uniforme. O trabalho envolveu o ajuste gradual dos fios ao longo do tempo até que uma tensão de 46 toneladas foi finalmente aplicada a cada um.

Pousada e Galeria de Arte Culvert / nendo - Fotografia de Interiores
© Takumi Ota
Pousada e Galeria de Arte Culvert / nendo - Fotografia de Interiores, Dormitório
© Takumi Ota

A edificação é, portanto, composta por quatro "túneis" cobertos com um telhado no centro. Além de um depósito longo e estreito, com uma profundidade de aproximadamente 40 metros, há dois depósitos menores, mas prevê-se que mais serão adicionados futuramente, à medida que a coleção cresce. A cozinha, banheiro e outras áreas molhadas estão concentradas no primeiro nível enquanto uma sala compacta e um escritório estão localizados no segundo.

Pousada e Galeria de Arte Culvert / nendo - Fotografia de Interiores
© Takumi Ota
Pousada e Galeria de Arte Culvert / nendo - Fotografia de Interiores, Corrimão
© Takumi Ota

As janelas foram feitas sem esquadrias de metal, tanto quanto possível, e vidros de alta transparência, com até 10 metros de comprimento, foram fixados nas ranhuras da mesma maneira que as telas japonesas shoji. O cascalho e as plantas usadas no exterior também foram dispostos no interior para atrair o ambiente externo para o interno. A fim de facilitar o percurso, o cascalho foi parcialmente endurecido com resina. Em vez de apenas derramar resina sobre o cascalho, o que geralmente é o caso, o material foi aplicado primeiro na base e depois o cascalho foi colocado para que a superfície não ficasse brilhante. Além disso, as maçanetas das portas são personalizadas e se escondem no pequeno espaço entre a porta e a parede. A banheira é esculpida no chão, de modo que a água se alinha com o piso, criando a aparência de que a forma do túnel é contínua.

Pousada e Galeria de Arte Culvert / nendo - Fotografia de Exterior
© Takumi Ota
Pousada e Galeria de Arte Culvert / nendo - Imagem 62 de 62
Corte
Pousada e Galeria de Arte Culvert / nendo - Fotografia de Exterior
© Takumi Ota

O espaço resultante é menos arquitetônico e mais um projeto que combina conceitos de engenharia civil com detalhes de design de produto.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Nagano, Japão

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Pousada e Galeria de Arte Culvert / nendo" [Culvert Guesthouse / nendo] 03 Ago 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/986468/pousada-e-galeria-de-arte-culvert-nendo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.