Taiyo Watanabe

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Salas de estar ainda são relevantes? 16 Projetos que adaptam estes espaços de encontro à arquitetura contemporânea

Hoje, a arquitetura se tornou — ou está se tornando — mais flexível e individualista, para acomodar os diversos estilos de vida, e necessidades espaciais das pessoas. Com esta adaptação, a tipologia residencial mudou, e as salas de estar correm perigo. Muitos insistem na necessidade de ter um espaço dedicado ao relaxamento e ao lazer, enquanto outros afirmam ser simplesmente um desperdício de espaço e dinheiro. Este debate levantou uma questão importante: ainda precisamos de salas de estar? Neste enfoque, veremos como as salas de estar evoluíram ao longo dos anos, e como os arquitetos readaptaram e integraram o conceito de "espaço de encontro" na arquitetura residencial contemporânea.

Patio Apartment / RAS·A. Imagem © do mal o menosApartamento Sabará / Felipe Rodrigues Arquitetura. Imagem © Maíra AcayabaAparamento Bukit Merah / MONOCOT. Imagem © Studio PeripheryCasa A6 / gruta.arquitetos. Imagem © Daniel Santo+ 21

Casa Stiff Peaks / Byben & Skeens

© Taiyo Watanabe© Olivia Hemaratanatorn© Taiyo Watanabe© Taiyo Watanabe+ 19

Los Ángeles, Estados Unidos
  • Arquitetos: Byben & Skeens
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  45
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021

Dia Mundial da Fotografia: fotógrafas e fotógrafos de arquitetura para seguir em 2020

Para comemorar o Dia Mundial da Fotografia, reunimos uma lista de 10 fotógrafas e fotógrafos de arquitetura que merecem ser conhecidos – e seguidos no Instagram.

Os nomes a seguir também estão presentes em duas listas abertas que estão em constante atualização a fim de promover a diversidade na indústria da fotografia: Diversify Photo e BIPOC STUDIOS. A ideia por trás dessas plataformas é permitir que profissionais da arquitetura, design e áreas criativas e consumidores de arte em geral descubram profissionais da fotografia que se identificam como negros, indígenas, ou pessoas de cor, disponíveis para trabalhos comissionados.

Uma viagem pela Califórnia através de sua arquitetura residencial

Martis Camp 506 / Blaze Makoid Architecture. Image Cortesía de Blaze Makoid ArchitectureC-Glass House / Deegan Day Design. Image © Taiyo WatanabeOff-Grid Guest House / Anacapa. Image © Erin FeinblattMcElroy House _ Ehrlich Architects / Ehrlich Yanai Rhee Chaney Architects. Image © Miranda Brackett+ 26

Localizada no extremo oeste dos Estados Unidos, a Califórnia é o estado mais populoso do e o terceiro em extensão territorial. Ao longo de seus quase quinhentos mil quilômetros quadrados encontram-se algumas das cidades mais populosas do país como é o caso de Los Angeles, San Diego, San Francisco, Long Beach e Oakland.

Como projetar 'edifícios lanterna' com paredes autoportantes de vidro

The Nelson-Atkins Museum of Art / Steven Holl Architects. Image © Andy RyanC-Glass House / Deegan Day Design. Image © Taiyo WatanabeMagnolia Mound Visitors Center / Trahan Architects. Image © Timothy HursleyNelson Atkins Museum of Art / Steven Holl. Image Cortesía de Bendheim+ 28

Recorrentemente, vemos que arquitetos optam por fachadas translúcidas para resolver as envoltórias de seus edifícios, promovendo a entrada de uma grande quantidade de luz natural controlada durante o dia. Ao mesmo tempo, quando acendem as luzes durante a noite, muitos desses projetos são notados no meio da escuridão, aparecendo como lanternas ou faróis para seus bairros e comunidades. Estando expostos a mudanças de condições - dia ou noite - é necessário estudar detalhadamente a orientação e a localização do edifício, as pré-existências do contexto e a configuração dos espaços interiores, o que nos leva a escolher necessariamente o material adequado.

Apresentamos um sistema autoportante de painéis de vidro que permite construir este tipo de fachadas sem interrupções - do chão ao teto -, com quadros mínimos e cores, texturas e performances térmicas e acústicas diferentes.

Casa C-Glass / Deegan Day Design

© Taiyo Watanabe
© Taiyo Watanabe

© Taiyo Watanabe© Taiyo Watanabe© Taiyo Watanabe© Taiyo Watanabe+ 14

Dillon Beach, Estados Unidos
  • Arquitetos: Deegan Day Design
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  195
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Bendheim, Durocite, Fleetwood, Glass and Sash, Kawneer, +3