Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Rory Gardiner

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Singapura em ascensão: projetando um novo futuro

Ao longo dos últimos anos Cingapura tem se firmado como um dos mais importantes centros de design e arquitetura do mundo todo. Como cidade-estado e país insular do Sudeste Asiático, a Cidade do Leão conta com uma amplo e invejável portfólio de obras de arquitetura contemporânea, parques e marcos urbanos. Embora muitos arquitetos já estejam familiarizados com algumas de suas mais famosas estruturas como o Aeroporto Jewel Changi de Moshe Safdie ou o The Interlace do OMA, a cidade de Cingapura não para de investir em arquitetura de qualidade, e para que você não perca de vista o que está acontecendo do outro lado do mundo, organizamos uma lista com as mais recentes novidades no mundo da arquitetura em Cingapura.

© Raul Kalvo © Patrick Bingham Hall © Iwan Baan © Hufton+Crow + 15

Residência Zicatela / Ludwig Godefroy Architecture

© Rory Gardiner © Rory Gardiner © Rory Gardiner © Rory Gardiner + 35

Puerto Escondido, México

Terra Australis: a nova face da arquitetura australiana

A arquitetura australiana caracteriza-se por uma profunda coerência com as condições específicas de suas latitudes. Historicamente, arquitetos australianos tem se apropriado das conjunturas ambientais, climáticas e culturais do país para dar forma à uma arquitetura intimamente enraizada em seu contexto local. Mais recentemente, a arquitetura australiana também passou a incorporar questões relativas à identidade multicultural do país, estabelecendo uma nova forma de se conceber e se fazer arquitetura. Para ilustrar este fenômeno, compilamos uma lista de projetos recentemente construídos na Austrália que estão redefinindo a pauta sobre o desenvolvimento futuro da arquitetura contemporânea australiana.

© Cathy Schusler © Peter Bennetts © Trevor Mein © Rory Gardiner + 10

Nossos leitores decidem quem deveria ganhar o Prêmio Pritzker 2020

Como o(s) vencedor(es) do Prêmio Pritzker 2020 serão anunciados nesta terça-feira, 3 de março, perguntamos aos nossos leitores quem deveria ganhar o prêmio mais importante no campo da arquitetura.

Construção em taipa: 15 projetos impressionantes

© Nic Lehoux Photography
© Nic Lehoux Photography

© Iwan Baan © Stefan Müller © Norman Müller © Filip Dujardin + 19

Esta semana, apresentamos uma seleção das melhores fotografias de projetos construídos em taipa. São 15 obras que mostram o potencial estético dessa técnica que consiste na sobreposição de camadas de terra comprimida e sem revestimento. Embora pouco utilizada na construção civil, esta técnica de origens vernaculares voltou a ser empregada por alguns escritórios nos últimos anos.

Veja, a seguir, fotografias de obras em taipa feitas por nomes como Filip Dujardin, Cade Hayes e Nic Lehoux.

Architectural Review anuncia os vencedores do prêmio "AR New into Old 2019"

A revista Architectural Review anunciou a Sala Beckett de Flores & Prats como projeto vencedor do prêmio AR New into Old 2019. O projeto foi selecionado pelo júri da AR que destacou seu processo único de restauração e renovação. Também foram atribuídas duas menções honrosas e três menções, destacando projetos com alternativas sustentáveis. Os prêmios AR New into Old reconhecem as maneiras criativas pelas quais os edifícios antigos são reformados, adaptando-se aos novos usos contemporâneos.

© Nic Lehoux © Mika Huisman © Fuji Koji © Nataly Lee + 14

Residência Fleischmann / PRODUCTORA

© Rory Gardiner © Rory Gardiner © Rory Gardiner © Rory Gardiner + 26

Los Angeles, Estados Unidos
  • Arquitetos: PRODUCTORA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  220.0
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017

Quiosque Third Wave / Tony Hobba Architects

©  Rory Gardiner        ©  Rory Gardiner        ©  Rory Gardiner        ©  Rory Gardiner        + 28

Torquay, Austrália

Ayla Golfclub / Oppenheim Architecture

© Rory Gardiner © Rory Gardiner © Rory Gardiner © Rory Gardiner + 30

Casa Rose / Baracco+Wright Architects

© Rory Gardiner © Rory Gardiner © Rory Gardiner © Rory Gardiner + 13

Melbourne, Austrália

Tatiana Bilbao fala sobre sustentabilidade e a responsabilidade de construir

A premiada arquiteta Tatiana Bilbao falou em uma entrevista divulgada pelo Louisiana Channel sobre suas frustrações com a situação atual de sustentabilidade na arquitetura. Vivendo no México, que Bilbao descreve como um "país sem recursos", ela afirma que as pessoas estão acostumadas a não desperdiçar recursos e que a "sustentabilidade" é uma parte natural da vida cotidiana. “Eu odeio a palavra 'sustentabilidade' porque acho que se tornou uma palavra que pode qualificar um tipo de arquitetura e que, para mim, deveria ser incorporada."

NUS Escola de Design e Meio Ambiente / Serie Architects + Multiply Architects + Surbana Jurong

© Rory Gardiner © Rory Gardiner © Rory Gardiner © Rory Gardiner + 45

Edifício IT / Ambrosi I Etchegaray

© Rory Gardiner © Rory Gardiner © Rory Gardiner © Rory Gardiner + 20

Cidade do México, México
  • Arquitetos: Jorge Ambrosi, Gabriela Etchegaray
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2000.0
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016

Arquitetura e mar: projetos notáveis nas praias do México

Um dos fatores mais importantes ao projetar é o clima específico do local, isso pode representar uma dificuldade ao lidar com condições extremas sendo necessário usar materiais isolantes que se adaptam às mudanças. No entanto, quando se fala do México e do seu clima privilegiado, trata-se de um ponto a favor dos arquitetos, permitindo a criação de microclimas e espaços que se desvanecem na transição do que se revela dentro e fora.

Mesquita Punchbowl / Candalepas Associates

© Rory Gardiner © Rory Gardiner © Rory Gardiner © Rory Gardiner + 20

Punchbowl, Austrália

Residência TM / CDM Casas de México

© Lorena Darquea © Rory Gardiner © Rory Gardiner © Lorena Darquea + 22

Tecomán, México
  • Arquitetos: CDM Casas de México
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  769.0
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017

Móveis open source: Faça o download e construa sua mobília

Vamos supor que você precise de uma estante para seus livros. Há poucos anos, possivelmente pesquisaria nas lojas de móveis de sua cidade - ou talvez em antiquários. Hoje é mais provável que abrisse dezenas de abas em seu navegador de internet para comparar preços e modelos. Mas há outra opção que vem se tornando cada vez mais popular: móveis open source.

É simples: você faz o download do projeto de um móvel e envia para uma máquina CNC (fresadora que corta chapas de madeira a partir de um arquivo digital) - mais ou menos como mandar um PDF para impressão. Com as peças cortadas, é só montar. Usamos como exemplo uma estante de livros, mas poderia ser uma cadeira, uma mesa, um armário, um banco... O Opendesk, uma das plataformas de móveis open source da atualidade, reúne cerca de 30 de móveis disponíveis para download. Lá o usuário pode baixar um projeto para cortar o móvel ele mesmo, em um FabLab ou oficina pessoal, ou ser conectado através do site com um marceneiro próximo de sua casa que faça os cortes.

London Design Fair. Image © Ollie Hammick London Design Fair. Image © Ollie Hammick Escritório Greenpeace. Image © Rory Gardiner Escritório Greenpeace. Image © Rory Gardiner + 9

Fachadas recicláveis e duradouras: 20 edifícios revestidos em zinco

O zinco é um elemento natural extraído do minério. É a sigla ZN, que aparece na temida Tabela Periódica, aquela que tanto nos atormentava nas aulas de química. Através de um processo metalúrgico para a queima das impurezas, a redução do óxido de zinco e o refino, ele assume uma aparência muito mais amigável, que são as chapas, bobinas e rolos utilizados na construção civil. A principal característica deste material é sua maleabilidade, que permite que seja trabalhado facilmente, permitindo revestir complexas formas em fachadas e coberturas das construções.