Casa em Vuissens / Deschenaux Architects

Casa em Vuissens / Deschenaux Architects - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCasa em Vuissens / Deschenaux Architects - Fotografia de Exterior, JanelaCasa em Vuissens / Deschenaux Architects - Fotografia de Interiores, Porta, PilarCasa em Vuissens / Deschenaux Architects - Fotografia de Interiores, CozinhaCasa em Vuissens / Deschenaux Architects - Mais Imagens+ 30

Estavayer, Suíça
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  249
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Rory Gardiner
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Aebischer AG, Menuiserie Piccand, PORTES BRODARD, Papaux Constructions
Mais informaçõesMenos informações
Casa em Vuissens / Deschenaux Architects - Fotografia de Exterior, Janela
© Rory Gardiner

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está situado em Vuissens, uma vila isolada na Suíça, que conseguiu manter seu charme rural. O objetivo é criar uma casa unifamiliar dentro de um bairro padrão. No entanto, esses projetos estão se tornando cada vez mais raros no país devido à falta de terrenos e às muitas preocupações ambientais no planejamento do uso do solo. O próprio local representa o último terreno disponível na região, posicionado em frente a uma floresta. O desafio é criar um projeto que complemente as casas convencionais existentes, abrace o encanto da floresta adjacente e maximize o potencial desse programa antes que se torne obsoleto.

Casa em Vuissens / Deschenaux Architects - Fotografia de Exterior
© Rory Gardiner
Casa em Vuissens / Deschenaux Architects - Fotografia de Interiores, Porta, Pilar
© Rory Gardiner

A casa está situada longitudinalmente e orientada para se libertar dos limites do terreno. Ela é projetada em direção à floresta, que desempenha um papel significativo na formação do projeto. Seguindo a leve inclinação natural do terreno, a casa se estende graciosamente em direção às árvores.

Casa em Vuissens / Deschenaux Architects - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Rory Gardiner
Casa em Vuissens / Deschenaux Architects - Fotografia de Interiores, Fachada
© Rory Gardiner
Casa em Vuissens / Deschenaux Architects - Imagem 26 de 35
Planta - Térreo

Ao chegar à residência, o visitante é imediatamente impressionado pela substancial parede de concreto. Ao mesmo tempo, descobre a entrada, que é iluminada por uma faixa de luz atrás da garagem escura. No interior, o pequeno hall leva a um banheiro para visitantes, com escadas para o porão ou para o andar superior. Descendo dois degraus, chega-se à cozinha, que está cuidadosamente integrada à topografia natural.

Casa em Vuissens / Deschenaux Architects - Fotografia de Interiores
© Rory Gardiner
Casa em Vuissens / Deschenaux Architects - Fotografia de Exterior
© Rory Gardiner
Casa em Vuissens / Deschenaux Architects - Imagem 30 de 35
Corte Longitudinal

A sala de estar principal se expande em altura e largura, chamando atenção para a floresta encantadora através de uma porta larga. Este cômodo está imerso em uma atmosfera verde, graças ao vidro do chão ao teto, com molduras verticais espessas que ecoam os troncos das árvores ao fundo. A jornada espacial culmina na varanda de dupla altura, oferecendo privacidade e abertura ao mesmo tempo em que enfrenta a floresta cativante. 

Casa em Vuissens / Deschenaux Architects - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Rory Gardiner
Casa em Vuissens / Deschenaux Architects - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Rory Gardiner

Ao subir as escadas, o visitante entende o comprimento da casa, acentuado por uma parede central que vai de norte a sul. O corredor amplo se abre dos dois lados, conectando uma extremidade da casa à outra. No lado norte, a vista é ancorada pela parede de concreto, fornecendo uma privacidade valiosa para o segundo espaço externo do projeto - a ampla varanda ao ar livre, com piso de madeira, perfeita para desfrutar do calor da noite retido pelas paredes de concreto. Do outro lado do corredor, a floresta é revelada mais uma vez através de uma grande abertura na parede de concreto.

Casa em Vuissens / Deschenaux Architects - Fotografia de Interiores
© Rory Gardiner
Casa em Vuissens / Deschenaux Architects - Fotografia de Interiores
© Rory Gardiner

A linguagem do entorno rural se estende à construção da casa. Muitas construções rurais da região, com armazéns de tijolos e galinheiros cobertos de metal, influenciaram a abordagem pragmática do projeto. A planta é direta, com uma construção ortogonal e janelas posicionadas para otimizar as necessidades de iluminação interna. Por exemplo, o telhado da varanda se torna uma folha translúcida para permitir a entrada de mais luz na sala de estar principal. As bancadas da cozinha são projetadas com aço inoxidável para melhor funcionalidade. A parede de sustentação descentralizada no andar superior leva a um telhado também descentralizado, garantindo um suporte adequado.

Casa em Vuissens / Deschenaux Architects - Fotografia de Interiores, Janela
© Rory Gardiner

Os materiais foram escolhidos com base no pragmatismo das construções rurais. O concreto serve como envoltório primário, oferecendo proteção contra as condições climáticas e estabilidade duradoura. Ele envolve tanto os espaços aquecidos quanto os espaços externos. Blocos de cimento completam o envoltório, definindo a parte aquecida da casa e estabelecendo uma sensação de unidade entre o interior e o exterior. A execução do projeto é direta, com camadas limitadas. O isolamento à base de minerais, aplicado como uma única camada, é semelhante à construção de uma parede de tijolos.

Casa em Vuissens / Deschenaux Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Rory Gardiner
Casa em Vuissens / Deschenaux Architects - Fotografia de Exterior
© Rory Gardiner

O térreo apresenta um piso de concreto polido, que serve como piso, sistema de aquecimento e estrutura de suporte em um só. No andar superior, são alcançadas distinções claras entre os elementos de sustentação e o piso e teto de madeira através de grandes articulações ocas. Cada detalhe do desenho é meticulosamente elaborado, buscando a verdade construtiva e honrando a tradição das construções vernaculares.

Casa em Vuissens / Deschenaux Architects - Fotografia de Exterior, Janela
© Rory Gardiner

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa em Vuissens / Deschenaux Architects" [House in Vuissens / Deschenaux Architects] 12 Fev 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1013049/casa-em-vuissens-deschenaux-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.