Casa em Los Cocos / Ludwig Godefroy Architecture

Casa em Los Cocos / Ludwig Godefroy Architecture - Fotografia de ExteriorCasa em Los Cocos / Ludwig Godefroy Architecture - Fotografia de InterioresCasa em Los Cocos / Ludwig Godefroy Architecture - Fotografia de Interiores, Escada, CadeiraCasa em Los Cocos / Ludwig Godefroy Architecture - Fotografia de Exterior, FachadaCasa em Los Cocos / Ludwig Godefroy Architecture - Mais Imagens+ 33

Mérida, México
  • Arquiteto Responsável: Ludwig Godefroy
  • Cidade: Mérida
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Casa em Los Cocos / Ludwig Godefroy Architecture - Fotografia de Exterior, Fachada
© Rory Gardiner
Casa em Los Cocos / Ludwig Godefroy Architecture - Imagem 25 de 38
Fachada para a Rua

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa em Los Cocos está localizada ao sul do centro histórico de Mérida - Yucatán, no México. O desenho do projeto surge da própria proporção do terreno, 70m de comprimento por 8m de largura.

Casa em Los Cocos / Ludwig Godefroy Architecture - Fotografia de Exterior
© Rory Gardiner
Casa em Los Cocos / Ludwig Godefroy Architecture - Imagem 23 de 38
Planta Térreo

A estreita proporção do terreno cria um forte efeito de ponto de fuga ao entrar no local. O projeto responde a essa perspectiva atravessando-a de lado a lado, materializando-a com água orientando-a por toda a casa.

Casa em Los Cocos / Ludwig Godefroy Architecture - Fotografia de Interiores
© Rory Gardiner
Casa em Los Cocos / Ludwig Godefroy Architecture - Imagem 24 de 38
Corte Longitudinal
Casa em Los Cocos / Ludwig Godefroy Architecture - Fotografia de Exterior, Cadeira, Aido
© Rory Gardiner
Casa em Los Cocos / Ludwig Godefroy Architecture - Imagem 32 de 38
Corte Transversal Sala

O projeto consiste em uma série de pavilhões fragmentados, inspirados na arquitetura pré-hispânica e organizados ao redor de um espelho d'água e uma piscina. Dois pavilhões de quartos com seus jardins privados estão situados em ambos os lados dessa perspectiva, a fim de criar um grande vazio protegido no centro.

Casa em Los Cocos / Ludwig Godefroy Architecture - Fotografia de Exterior
© Rory Gardiner
Casa em Los Cocos / Ludwig Godefroy Architecture - Imagem 36 de 38
Fachada Leste Quarto e banheiro máster

A casa busca uma forte sensação de interioridade no exterior, para que o jardim abrace as pessoas e cada um dos espaços do projeto. O pavilhão central de estar, parte social da casa, flutua sobre esse jardim, amplamente aberto, permitindo que a brisa do ar o atravesse.

Casa em Los Cocos / Ludwig Godefroy Architecture - Fotografia de Exterior, Escada
© Rory Gardiner
Casa em Los Cocos / Ludwig Godefroy Architecture - Imagem 35 de 38
Fachada Oeste Quarto e banheiro máster

A casa se estrutura em torno de seu espaço vazio negativo, que adquire tanta importância quanto seu espaço construído de pavilhões positivos. O contraste entre aberto e fechado também define a fronteira entre áreas públicas e privadas, uma casa como ágora central aberta que conecta todos os espaços privados entre si. Este é o coração do projeto, onde converge a vida social.

Casa em Los Cocos / Ludwig Godefroy Architecture - Fotografia de Exterior, Jardim
© Rory Gardiner

Tomando a proporção do terreno como ponto de partida para o projeto, e criando esta íntima ágora central, toda a planta do térreo com seu jardim se torna uma grande área de passeio. A fachada já não é necessária. O jardim é a área de estar, que convida as pessoas a um passeio de meditação.

Casa em Los Cocos / Ludwig Godefroy Architecture - Fotografia de Interiores, Mesa, Viga, Pilar
© Rory Gardiner

O projeto se desfaz do desnecessário para se concentrar exclusivamente nos elementos essenciais, em direção à simplicidade. Essa busca pela simplicidade levou a uma arquitetura limpa e abstrata, composta inteiramente por materiais sólidos como concreto, madeira e pedra. Todos esses materiais são capazes de envelhecer e melhorar sua aparência com o tempo, em vez de se estragarem.

Casa em Los Cocos / Ludwig Godefroy Architecture - Fotografia de Interiores
© Rory Gardiner

O conceito do tempo passa a fazer parte da arquitetura. O tempo como se fosse um material, seguindo o propósito de dar um passo atrás nessa antiga e simples ideia para permitir que a "pátina do tempo" faça parte do projeto.

Casa em Los Cocos / Ludwig Godefroy Architecture - Fotografia de Exterior, Fachada
© Rory Gardiner

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa em Los Cocos / Ludwig Godefroy Architecture" [Casa en los Cocos / Ludwig Godefroy Architecture] 29 Ago 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1005815/casa-em-los-cocos-ludwig-godefroy-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.