Nacasa & Partners

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

"É como seu eu habitasse os edifícios que estou projetando": entrevista com Toyo Ito

Analisando a obra construída do arquiteto japonês Toyo Ito (n. 1941)— particularmente alguns de seus projetos mais impressionantes como a Mediateca de Sendai (1995-2001), a Serpentine Gallery de Londres (construída em 2002 em colaboração com Cecil Balmond), o Edifício TOD Omotesando (Tóquio, 2004), a Biblioteca da Universidade de Arte de Tama (Tóquio, 2007) e a Taichung Metropolitan Opera House (2009-16)—é possível observar um altíssimo grau de inovação em suas estruturas e nas organizações espaciais não hierárquicas de seus edifícios. Embora todas esses projetos pareçam ser bastante diferentes entre si, há algo que os une—que é o compromisso do arquiteto em romper com os limites entre o interior e o exterior, dissipando barreiras físicas e integrando seus programas através de um espaço contínuo e fluido. Neste sentido, é possível perceber que o arquiteto, vencedor do Prêmio Pritzker de 2013, busca não apenas construir edifícios, mas explorar e desenvolver continuamente um sistema de espaços integrados em sua arquitetura. Dito isso, é de se imaginar que enquanto ele permaneça sentado em sua prancheta, estaremos sempre a descobrir novos desdobramentos de uma obra em constante processo de evolução.

É como seu eu habitasse os edifícios que estou projetando: entrevista com Toyo Ito - Mais Imagens+ 8

Clube Hotel PokoPoko / Klein Dytham architecture

Clube Hotel PokoPoko / Klein Dytham architecture - Mais Imagens+ 20

R4 / Florian Busch Architects

R4 / Florian Busch Architects  - Mais Imagens+ 19

  • Arquitetos: Florian Busch Architects ; Florian Busch Architects

Vida e Obra de Toyo Ito, Vencedor do Pritzker 2013

Até ao terceiro ano do ensino secundário, a paixão de Toyo Ito era o baseball, não a arquitetura.

Felizmente para nós (e certamente para o próprio Vencedor do Pritzker), rapidamente alterou o rumo da sua carreira.

Nascido em Seoul em 1941, Ito mudou-se para o Japão apenas com com dois anos. Desde os 12 anos (quando o pai faleceu) até entrar para a Universidade, Ito fez parte do negócio da família fazendo miso (pasta para sopa, tradicional japonesa). No entanto, a partir do momento em que entrou para a Universidade de Tóquio de 1965 a 1969, dedicou-se interiamente à prática da arquitetura.

Descubra mais sobre a vida e obra de Toyo Ito, Vencedor do Pritkzer 2013, a seguir...

Vida e Obra de Toyo Ito, Vencedor do Pritzker 2013 - Mais Imagens+ 3

Prêmio Pritzker 2013: Toyo Ito

"Embora Toyo. Ito  tenha construído uma grande quantidade de edifícios, na minha opinião, ele vem trabalhando em uma ideia comum ao longo de sua carreira, -  ultrapassar os limites da arquitetura. E para atingir esse objetivo, ele não tem medo de superar suas conquistas anteriores "-. Yung Ho Chang,  membro do júri do Pritzker em 2013.

Toyo Ito foi anunciado como o novo vencedor do Prêmio Pritzker 2013

Ao todo são 37 arquitetos já  premiados e ele é o sexto  japonês a receber esta distincao.

O júri do Pritzker destacou a capacidade de Ito de sintetizar muitas linguagens arquitetônicas e funcionalidades na expressão de uma"sintaxe" muito pessoal, inspirado nas estruturas orgânicas encontradas na natureza e na sensualidade do ser humano.

Descrevendo-o como "criador de edifícios atemporais", o júri do Pritzker ainda elogiou Ito por "infundir seus projetos com uma dimensão espiritual e poética que transcende todas as suas obras." Entre essas obras, o júri destacou a Mediateca de Sendai cujo inovador uso de tubos estruturais "permitiu novas maneiras de entender os espaços" . O edifício para TOD Omotesando construído em Tóquio, "onde a pele do edifício também serve como estrutura", e mencionam a Tama Art Biblioteca Universitária de Tóquio como particularmente inspiradora.

Em resposta a condecoração,  o maior prêmio na profissão da arquitetura, Ito humildemente expressa que, com cada projeto, ele só se torna mais "dolorosamente consciente de [sua] inadequação, e isto  se transforma em estimulo para  o próximo projeto."