Clássicos da Arquitetura: Mediateca de Sendai / Toyo Ito & Associates

A Mediateca de Sendai é uma proposta para arquitetura com uma nova visão sobre o programa. Este projeto foi concluído em agosto de 2000, aproximadamente cinco anos e meio depois da abertura do concurso na cidade de Sendai em 1995.

© Toyo Ito

Este equipamento contém uma galeria de arte, biblioteca, centro visual de imagem e um centro de serviço para pessoas com problemas visuais e auditivos. Do início do concurso até o processo inicial de projeto, nosso principal objetivo foi destruir os arquétipos convencionais como museus de arte e biblioteca; cuidadosamente analisamos cada programa, eventualmente recompondo-os para criar a “midiateca”. Portanto, as plantas básicas foram desenvolvidas através de consultas com especialistas de vários campos e através da consideração da troca de opiniões com os cidadãos de Sendai.

© flickr David Zeibin
© flickr David Zeibin

Como as discussões são intermináveis, a flexibilidade é necessária no “hardware” da arquitetura para que seja possível responder a qualquer ampliação ou acomodação de algum programa no futuro. Não mudamos nossa ideia inicial desde o concurso de uma arquitetura não-formalista, nossa proposta conceitual, apesar de simples, consiste em três elementos básicos: “chapa”, “tubo” e “pele”.

© flickr David Zeibin

A “midiateca”, formada por esses três componentes principais, funcionará como um espaço para unificar o corpo humano primitivo ligado à natureza com o volume que é parte do fluido mundo eletrônico.

© Archienvironment

Este projeto levou seis anos para ser concluído e foi eventualmente aberto no final de janeiro de 2001 como um símbolo de espaço público para os cidadãos de Sendai. Com uma atmosfera vigorante como uma praça urbana, hoje atrai mais de 4000 pessoas todos os dias.

Texto original em inglês: Toyo Ito

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Toyo Ito & Associates
  • Ano: 2000
  • Área construída: 2933 m²
  • Área do terreno: 3948 m²
  • Tipo de projeto: Cultural
  • Status:Construído
  • Materialidade: Vidro e Metal
  • Estrutura: Aço
  • Localização: Sendai-shi, Japão
  • Implantação no terreno: Isolado

Informação Complementar:

  1. Cliente: Cidade de Sendai
  2. Engenharia estrutural: Sasaki Structural Consultants
  3. Engenharia mecânica: ES Associates, Sogo Consultants + Otaki E&M Consultants
  4. Projeto de iluminação: Light Design Inc.
  5. Empreiteiro geral: JV of Kumagai + Takenaka + Ando + Hashimoto
  1. Construção: 1995-1997
  2. Estrutura principal: Estrutura metálica, concreto armado
  3. Escala do edifício: 7 pavimentos e 2 subsolos
  4. Altura máxima: 36.49m

Sobre este escritório
Cita: Fernanda Britto. "Clássicos da Arquitetura: Mediateca de Sendai / Toyo Ito & Associates" 04 Fev 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-25662/classicos-da-arquitetura-mediateca-de-sendai-toyo-ito-e-associates> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.