Martina Rubino

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

5 Organizações que usam a arquitetura como resposta a emergências

A arquitetura pode ser uma ferramenta de transformação social, e a crença nesta afirmação é o que motiva o trabalho de muitas ONGs dedicadas à construção de moradias em comunidades carentes, promovendo a qualidade de vida e o desenvolvimento econômico além de proporcionar uma maior resiliência destas pessoas e comunidades. Essas organizações costumam operar em duas grandes fretes: assistência em situações emergenciais e estratégias de desenvolvimento sócio-econômico – sendo que muitas delas procuram atuar em ambas frentes. Neste artigo procuramos elencar algumas das principais fundações que têm se dedicado à arquitetura de emergência ao longo dos últimos anos, destacando seu papel em recentes crises humanitárias assim como de que maneira podemos colaborar para fortalecer estas rede de assistência humanitária em tempos de crise.

Centros comunitários para populações deslocadas: 10 projetos no mundo

© Thomas NocetoIntegrated Community Center. Imagem © Rizvi HassanCortesia de Laura Katharina Strähle & Ellen RouwendalNaidi Community Hall. Imagem © Katie Edwards+ 16

Ao longo dos últimos meses, a interdependência entre interação social e saúde mental nunca esteve tão evidente e manifesta. Entretanto, se isso parece tão óbvio visto desde dentro da nossa própria casa, imagine para aquelas pessoas que não tem onde morar – comunidades forçadas a abandonarem sua pátria para poder sobreviver ou em busca de uma vida melhor e mais segura. Estima-se que atualmente mais de 70 milhões de pessoas, das quais 25 milhões são refugiados, enfrentam traumas e problemas de saúde mental por estarem longe de casa, ou pela falta de um lugar seguro para viver.

Vencedores dos Prêmios ArchDaily Building of the Year 2018

Com quase 100.000 votos nas últimas duas semanas, estamos felizes em anunciar os vencedores dos Prêmios ArchDaily Building of the Year 2018. Este prêmio de arquitetura destaca projetos escolhidos pelos nossos leitores, que filtraram milhares de projetos para eleger os 15 melhores trabalhos apresentados no ArchDaily em 2017.

XX Bienal de Arquitetura do Chile: as quatro propostas vencedoras

Em seu dia de lançamento, a XX Bienal de Arquitetura e Urbanismo do Chile apresentou os vencedores em suas quatro categorias: melhor proposta acadêmica, melhor proposta profissional, melhor proposta de ativismo e melhor proposta do setor público.

Conheça os premiados a seguir.

Melhor proposta acadêmica / Mapocho 42K

100 Salas de Aula para Crianças Refugiadas / Emergency Architecture & Human Rights

© Martina Rubino© Martina Rubino© Martina Rubino© Martina Rubino+ 16