Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Giorgio Marafioti

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Materiais e novas tecnologias de construção: os 10 artigos mais lidos em 2019

Estar atualizado com as novas tecnologias, entender quais as melhores soluções e detalhes para determinados projetos, ter o conhecimento de quais produtos há no mercado e o que está por vir nos próximos anos. Temos observado que esses temas despertam grande interesse em arquitetos, estudantes e os amantes de arquitetura que entram no site todos os dias. 2019 foi o ano em que o ArchDaily começou a focar mais fortemente na parte de Materials, que abrange produtos, técnicas construtivas e materiais em geral. Com o ano chegando ao fim, selecionamos os artigos da seção mais vistos em cada mês, para tentar entender o que os une e o que devemos continuar investindo nos próximos anos. Veja mais a seguir!

A Guy, his Bulldog, a Vegetable Garden, and the Home they Share / HUSOS. Image © José Hevia Courtesy of Kast © Artek via Shutterstock + 15

As possibilidades do Concreto Pigmentado: 18 edifícios impregnados de cor

Quando pensamos em concreto, a cor cinza geralmente nos vem à cabeça. O traço tradicional do concreto, que leva cimento, brita, areia e água pode apresentar variações por conta dos seus elementos compositivos, mas sempre varia entre o cinza claro e o escuro. No entanto, um recurso que vem sendo cada vez mais utilizado é o de agregar pigmentos a essa mistura, para se alcançar cores variadas na aparência final da obra, já que tornam todo o concreto, por dentro e por fora, colorido. Essas tonalidades decorrem da adição de óxidos: as cores amarelo, vermelho e suas derivações (marrons) são obtidas com a adição do óxido de ferro, enquanto que o óxido de cromo e de cobalto criam o efeito de cor verde e azul, respectivamente. Para o concreto preto, geralmente inclui-se óxido de ferro preto e óxido de carbono, combinados com cimento pozolânico .

Centro Cultural Comunitário Teotitlán del Valle / PRODUCTORA. Image © Luis Gallardo - LGM Studio Museu Cais do Sertão / Brasil Arquitetura. Image © Nelson Kon Residência Montagnola / Attilio Panzeri & Partners. Image © Giorgio Marafioti Galería Solar S. Roque / Manuel Maia Gomes. Image © Fernando Guerra | FG+SG + 19

Residência Montagnola / Attilio Panzeri & Partners

© Giorgio Marafioti
© Giorgio Marafioti

© Giorgio Marafioti © Giorgio Marafioti © Giorgio Marafioti © Giorgio Marafioti + 33

Collina d'Oro, Suíça

Residência Comano / Attilio Panzeri & Partners

© Giorgio Marafioti © Giorgio Marafioti © Alessandro Crinari © Giorgio Marafioti + 36

Comano, Suíça
  • Arquitetos: Attilio Panzeri & Partners ; Arquitetos paisagistas: De Molfetta & Strode
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 412.0 m2
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2014

Cinemas e espaços de projeção: exemplos em planta e corte

A ligação entre arquitetura e cinema é inquestionável, assim como a magia de assistir a um filme em um lugar preparado para isso. O desenhos dos espaços de projeção requer soluções arquitetônicas que não apenas respondam à distribuição de assentos e visibilidade, mas também à acústica e à iluminação.

Diversas alternativas publicadas em nosso site destacam as qualidades das propostas de alguns arquitetos frente a esse desafio. Reveja a seguir estes exemplos, acompanhados de suas plantas e cortes. 

Fotos da Semana: 10 formas incomuns de usar o concreto

© Song Yousub
© Song Yousub

Um dos materiais que permite a maior variedade de acabamentos e texturas é o concreto. A preparação do traço, a escolha da fôrma e a pigmentação são aspectos importantes para um bom resultado. A seguir, compilamos dez fotografias que apresenta usos incomuns para o concreto. 

© David Schreyer Cortesía de Moon Hoon © Ana Cecilia Garza Villarreal © Giorgio Marafioti + 12