Residência de Concreto em Comano / DF_DC

Residência de Concreto em Comano / DF_DC - Fotografia de Interiores, EscadaResidência de Concreto em Comano / DF_DC - Fotografia de Exterior, ConcretoResidência de Concreto em Comano / DF_DC - Fotografia de Exterior, FachadaResidência de Concreto em Comano / DF_DC - Fotografia de Interiores, Sala de JantarResidência de Concreto em Comano / DF_DC - Mais Imagens+ 16

Comano, Suíça
  • Arquitetos: DF_DC
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  505
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Glutz, Knauf, Poliform, Stobag, Sunroom
  • Arquitetos Responsáveis: Dario Franchini, Diego Calderon
  • Equipe De Projeto: Nicola Andreani, Nicole Vairetti, Veronica Marzorati
  • Engenharia: AF Toscano
  • Paisagismo: Thierry Dalcant
  • Cidade: Comano
  • País: Suíça
Mais informaçõesMenos informações
Residência de Concreto em Comano / DF_DC - Fotografia de Exterior, Concreto
© Giorgio Marafioti

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta é uma casa individual nas colinas de Comano, uma pequena cidade ao norte de Lugano, na Suíça. O terreno era anteriormente ocupado por vinhedos e está caracterizado por uma forma trapezoidal alongada, que determina o volume. Com as vistas interessantes para o leste e oeste, mas com a restrição de casas adjacentes muito perto na direção norte e sul, a residência é concebida como uma parede habitada. Para evitar o efeito de um volume excessivamente longo e fechado, mas também garantir um nível de privacidade, as elevações são articuladas por uma série de aletas retangulares.

Residência de Concreto em Comano / DF_DC - Fotografia de Exterior, Fachada
© Giorgio Marafioti

O material de referência utilizado é o concreto armado cinza, reduzido de várias maneiras, dependendo do caso. Os elementos externos são alternados com a antiga técnica "strollato" usada nas aldeias da Lombardia: uma mistura de seixos e cimento finalizados à mão com uma espátula e depois lixados, combinando antigas tradições e novas técnicas de construção.

Residência de Concreto em Comano / DF_DC - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar
© Giorgio Marafioti
Planta - térreo
Residência de Concreto em Comano / DF_DC - Fotografia de Interiores, Vidro
© Giorgio Marafioti

O térreo ocupa a maior parte disponível do terreno, abrigando a parte principal do projeto: hall, cozinha, oficina e acomodação de hóspedes (com acesso separado), garagem, além de um amplo terraço concebido como uma extensão da sala, tornando-se um espaço intermediário entre o interior e o exterior.

Residência de Concreto em Comano / DF_DC - Fotografia de Interiores, Cozinha, Vidro
© Giorgio Marafioti

O primeiro pavimento, de dimensões menores, contém os cômodos privativos: três dormitórios com banheiros e a brinquedoteca infantil. A posição assimétrica desse volume em relação ao térreo faz com que a casa pareça menor desde a rua devido ao efeito de perspectiva, enquanto apresenta o sentimento oposto desde a piscina na parte posterior.

Residência de Concreto em Comano / DF_DC - Fotografia de Interiores
© Giorgio Marafioti

Por fim, o subsolo contém a adega, sauna e academia. Os três andares estão conectados por uma escadaria cênica no centro das áreas de estar servindo como ponto focal da família.

Residência de Concreto em Comano / DF_DC - Fotografia de Exterior, Concreto, Pilar
© Giorgio Marafioti

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Residência de Concreto em Comano / DF_DC" [Concrete Villa Comano / DF_DC] 03 Mar 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/934488/residencia-de-concreto-em-comano-df-dc> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.