NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Integrar o passado: projetos contemporâneos que conservam fachadas preexistentes

Operar em entornos urbanos faz com que, na maioria dos casos, precisemos tomar decisões a respeito das preexistências materiais. O aumento na densidade das cidades afetou diretamente na porcentagem de espaço livre remanescente para desenvolver construções novas e independentes, dando lugar a debates a respeito de qual posição devemos tomar frente ao patrimônio edificado que ficou obsoleto - por detrimento ou incapacidade de satisfazer as necessidades funcionais da população contemporânea. Em situações em que os edifícios estão demasiado deteriorados ou os novos projetos estão longe das possibilidades espaciais que um edifício antigo pode oferecer, preservando apenas a fachada - como um envelope exterior, quase como um elemento epidérmico - pode ser apresentado como uma solução parcial que permite preservar, em parte, o caráter urbano de uma obra se esta tiver algum valor público ou cultural. A controvérsia surge, evidentemente, da falta de relação ou de ligação entre o interior -transformado - e o exterior -preservado.

As paredes de barro nas casas contemporâneas do Equador

Casa El Palomar / FB+ estudio. Image © FB+ estudioCasa de las camas en el aire / AL BORDE. Image © JAG StudioCasa PATCH / ESEcolectivo Arquitectos. Image © Lorena DarqueaCasa de la Loma / Iván Andrés Quizhpe. Image © Sebastián Crespo+ 20

A terra é um elemento que vem sendo utilizado para construir desde tempos imemoráveis. Seu baixo impacto ambiental e a variedade de técnicas existentes para trabalhá-la permitiram a transcendência de seu uso em projetos de arquitetura em todo o mundo. Seja na taipa, em paredes de terra batida, paredes erguidas com sistemas de barro ou estruturas em adobe, diversos projetos contemporâneos reelaboram e reinterpretam estes métodos tradicionais para dar forma a seus espaços.

Casa dos Avós / ab arquitectura & ingeniería

© FB+estudio Freddy Bonilla
© FB+estudio Freddy Bonilla

© FB+estudio Freddy Bonilla© FB+estudio Freddy Bonilla© FB+estudio Freddy Bonilla© FB+estudio Freddy Bonilla+ 21

Malacatos, Equador