
-
Arquitetos: Fragmentos
- Área: 325 m²
- Ano: 2021
-
Fabricantes: Azulima, Fermob, Gonçalo Belmonte





O mais recente vídeo produzido pela Building Pictures sobre Centro de Interpretação do Românico, em Lousada, projetado pelo escritório Spaceworkers, utiliza como referência uma das personagens mais emblemáticas criadas pelo cineasta Jacques Tati: o Sr. Hulot. Com seu espírito curioso, ele convida o espectador a acompanhá-lo nesta visita.
O vídeo TEMPO: Reabilitação da Quinta do Bom Pastor, realizado pela Building Pictures, retrata o processo de reabilitação da Quinta do Bom Pastor, transformada em Sede da Conferência Episcopal em Portugal, projeto do arquiteto Nuno Valentim.
A história do vídeo começa com a quinta já reabilitada. Somos confrontados com a pergunta: “E se o tempo voltasse atrás?” e o vídeo desenvolve-se contrariando o velho ditado português, convidando o espectador a fazer uma viagem no tempo, pelo processo construtivo até o momento em que o edifício estava em ruínas. No final, a passagem do trem nos traz novamente para o presente e nos leva a conhecer mais sobre o projeto reabilitado.
O vídeo “One day at the School” – “Um dia na Escola” - produzido pela Building Pictures sobre o projeto Maternelle du Lycée Français em Barcelona, do escritório b720 Fermín Vázquez Arquitectos, convida os espectadores a conhecer o dia a dia nesta escola.

“Esta é a história de uma menina… …e do seu triciclo vermelho. E de uma casa bonita”, inspirada no filme “The Shining” ["O Iluminado"], de Stanley Kubrick.
Neste filme da Casa Cabo de Vila, dos arquitetos Spaceworkers e produzido por Building Pictures, em vez de serem usados o triciclo e o espaço para criar a noção de loucura, a ideia é mostrar que a casa não tem barreiras entre os vários espaços; apenas uma geometria orgânica que estabelece hierarquias entre eles e que permite o contacto visual mútuo. E que melhor forma de fazer isto do que seguir uma menina no seu percurso pela casa?
Veja o vídeo completo e saiba mais, a seguir.
Nossa parceira Building Pictures compartilhou conosco o vídeo do Mercado de Abrantes projetado pelo escritório português ARX Portugal.
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Sistema Gomos resulta de um projeto de I&D empresarial e consiste num sistema modular em betão* armado que apresenta uma resposta concreta e eficaz para a necessidade contemporânea de simplificar e acelerar os processos construtivos. É um sistema evolutivo em que cada um dos módulos (ou Gomos) sai de fábrica completamente pronto, incluindo todos os acabamentos interiores e exteriores, isolamentos, caixilharias, instalações de água e eletricidade e até as peças de mobiliário fixas. A montagem do edifício in loco faz-se em poucos dias, simplesmente juntando estes módulos. O processo construtivo resume-se, assim, em quatro fases: (1) produção da estrutura, (2) acabamentos e instalações, (3) transporte e (4) assemblagem.