Mercado Municipal de Abrantes / ARX Portugal Arquitectos

Mercado Municipal de Abrantes / ARX Portugal Arquitectos - Imagem 2 de 44Mercado Municipal de Abrantes / ARX Portugal Arquitectos - Imagem 3 de 44Mercado Municipal de Abrantes / ARX Portugal Arquitectos - Imagem 4 de 44Mercado Municipal de Abrantes / ARX Portugal Arquitectos - Imagem 5 de 44Mercado Municipal de Abrantes / ARX Portugal Arquitectos - Mais Imagens+ 39

Abrantes, Portugal
  • Equipe De Projeto: José Mateus e Nuno Mateus c/ Ricardo Guerreiro, Fábio Cortês, Ana Fontes, Bruno Martins, Filipe Cardoso, João Dantas, Marc Anguill, Sofia Raposo, Miguel Torres
  • Especialidades: Energia Técnica Lda
  • Dono Da Obra: Câmara Municipal de Abrantes
  • Projeto: 2010
  • Cidade: Abrantes
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Mercado Municipal de Abrantes / ARX Portugal Arquitectos - Imagem 8 de 44
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Mercado Municipal de Abrantes localiza-se na transição para o centro histórico, no espaço das antigas oficinas da Rodoviária do Tejo, cujo avançado estado de ruína recomendou a sua total demolição. Trata-se de um lote urbano situado entre duas ruas a cotas diferentes: em baixo (a poente) o Largo do Tribunal, e em cima a nascente, a rua Nossa Senhora da Conceição. É um lote extraordinariamente estreito para o programa em causa, que marca decisivamente o projeto desenhado.

Mercado Municipal de Abrantes / ARX Portugal Arquitectos - Imagem 28 de 44
Planta Baixa

Programaticamente sugeria-se a importância de proceder à ligação dessas ruas, criando um caminho ascendente em direção ao Museu Ibérico de Arqueologia e Arte, que se pretende construir no Convento de S. Domingos implantado na cota mais alta da cidade. Adicionalmente, uma leitura do local revelou a importância de refletir sobre o impacto deste novo edifício no seio do casario envolvente, heterogêneo na qualidade arquitetônica e nos tempos de construção, mas também de escala consideravelmente menor, quando observado a partir de poente.

Mercado Municipal de Abrantes / ARX Portugal Arquitectos - Imagem 3 de 44
© Fernando Guerra | FG+SG

Do ponto de vista tipológico, um mercado é um edifício onde a ideia de espaço público é levada ao extremo. No limite, como ainda acontece em diversas civilizações, o mercado acontece na própria rua onde os comerciantes vendem a quem passa os seus produtos em bancas  e coberturas improvisadas, numa diluição ou coincidência total do espaço ‘mercado’ no espaço urbano.

Mercado Municipal de Abrantes / ARX Portugal Arquitectos - Imagem 36 de 44
Corte

O novo Mercado de Abrantes é simultaneamente edifício e rua. Através dele passa-se de uma rua para outra, seja de forma directa através da escada que se abre no limite norte, ou deambulando entre bancas e a escada em espiral situada no limite sul. No fundo, trata-se fundamentalmente de uma rua conformada e coberta por uma casca de concreto aparente pintada a branco.

Mercado Municipal de Abrantes / ARX Portugal Arquitectos - Imagem 21 de 44
© Fernando Guerra | FG+SG

No coroamento do edifício dois volumes captam a luz solar que flui para aos pisos inferiores através de aberturas nas lajes dos vários andares, iluminando suavemente os espaços, sublinhando a textura do concreto e marcando a cadência temporal dos dias.

Mercado Municipal de Abrantes / ARX Portugal Arquitectos - Imagem 9 de 44
© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rua da Esplanada 1º Maio, 2200 Abrantes, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Mercado Municipal de Abrantes / ARX Portugal Arquitectos" [Abrantes Municipal Market / ARX Portugal Arquitectos] 17 Jul 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/770394/mercado-municipal-de-abrantes-arx-portugal> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.