Casa Cabo de Vila / spaceworkers

Casa Cabo de Vila  / spaceworkers - CadeiraCasa Cabo de Vila  / spaceworkers - FachadaCasa Cabo de Vila  / spaceworkers - Imagem 4 de 76Casa Cabo de Vila  / spaceworkers - Imagem 5 de 76Casa Cabo de Vila  / spaceworkers - Mais Imagens+ 71

Bitarães, Portugal
  • Arquitetos: spaceworkers
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  340
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Focus
  • Arquitetos Responsáveis: Henrique Marques, Rui Dinis
  • Equipe: Rui Rodrigues, Sérgio Rocha, Rui Miguel
  • Mobiliário: Bairro Design
  • Diretora Financeira: Carla Duarte - CFO
  • Engenharia: Ana&Pedro
  • Cidade: Bitarães
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa Cabo de Vila  / spaceworkers - Imagem 8 de 76

Descrição enviada pela equipe de projeto. Cabo de Vila é uma casa para uma casal jovem que queria uma casa que não se assemelha-se a uma casa regular. Na primeira visita ao local para a casa, a aproximação ao terreno deu-nos o mote principal para o projecto. Queríamos uma forma que pudesse preencher o vazio que sentíamos, deixado pelo vale, e ao mesmo tempo queríamos que esta nova forma abraçasse a reflectisse a envolvente verde do local dando aos seus utilizadores uma perspectiva especial sobre a paisagem.

Casa Cabo de Vila  / spaceworkers - Cadeira
Casa Cabo de Vila  / spaceworkers - Imagem 67 de 76
Planta Térreo
Casa Cabo de Vila  / spaceworkers - Imagem 19 de 76

O volume proposto materializa a sua forma através de duas lajes em betão com os seus lados côncavos, deixando que entre elas se desenrole uma leve parede, de vidro e madeira, que num jogo de cheio e vazio, permite que o interior da casa se relacione com o exterior.

Casa Cabo de Vila  / spaceworkers - Imagem 48 de 76

No interior, a casa reflecte o estilo de vida dos seus proprietários. O pátio central recebe quem entra em casa e organiza todos os espaços comuns em seu redor, como se de um espaço sem fim se tratasse. Aqui não há barreiras entre os diferentes espaços apenas uma geometria orgânica que estabelece hierarquias entre eles e que permite contacto visual mútuo. Os espaços privados escondem-se por detrás de uma parede cortina que rodeia o pátio central, assim como a garagem e todas as áreas de serviço. Assim como nas áreas comuns, o quarto principal da casa é um espaço fluido sem portas, em que a hierarquia das relações entre a área do closet o wc e a zona da cama definem a sua forma.

Casa Cabo de Vila  / spaceworkers - Imagem 5 de 76
Casa Cabo de Vila  / spaceworkers - Fachada

Com materiais crus, no interior e no exterior, a casa cabo de vila estabelece uma relação de perfeita harmonia com a envolvente com a qual irá envelhecer com ao longo dos anos.

Casa Cabo de Vila  / spaceworkers - Imagem 34 de 76

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Cabo de Vila / spaceworkers" 04 Mar 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/801445/casa-cabo-de-vila-spaceworkers> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.