
-
Arquitetos: ARCHIKON ARCHITECTS
- Área: 2860 m²
- Ano: 2024
-
Fabricantes: Baumit, Schüco, Tarkett



A Comissão Europeia e a Fundació Mies van der Rohe anunciaram a lista de projetos indicados para o Prêmio da União Europeia de Arquitetura Contemporânea / Prêmio Mies van der Rohe 2024. Este ano, 362 projetos de arquitetura construídos em 38 países foram selecionados, marcando a primeira fase da 18ª edição do EUmies Awards. A próxima etapa consiste na seleção de 40 finalistas, seguida de visitas às obras e entrevistas com os arquitetos e equipes responsáveis.
O EUmies Awards 2024 tem como objetivo reconhecer as melhores obras construídas na Europa entre abril de 2021 e maio de 2023. A seleção dos projetos reflete as mudanças atuais no contexto europeu, com a crescente atenção à consciência ambiental, social e econômica expressa através da arquitetura, paisagismo, planejamento urbano e design. O júri deste ano é presidido por Frédéric Druot (Paris/Bordeaux) e composto por Martin Braathen (Oslo), Pippo Ciorra (Roma), Tinatin Gurgenidze (Tbilisi/Berlim), Adriana Krnáčová (Praga), Sala Makumbundu (Luxemburgo) e Hrvoje Njiric (Zagreb).





O bairro residencial Haszkovó, na cidade de Veszprém, na Hungria, foi visto como um projeto fracassado: "cinza, triste e sem alma". No entanto, essa estrutura fria conseguiu abrigar 20 mil habitantes, funcionando como uma "cidade" dentro da cidade
Por ocasião da Veszprém Design Week, um projeto colaborativo assinado por Edward Crooks, Point Supreme, Supervoid, MAIO e Paradigma Ariadné, convidou os visitantes a mudar a percepção e o estado atual de Haszkovó, criando cinco propostas de mobiliário urbano, que fossem vibrantes, portáveis e duráveis.


