Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Andrew Meredith

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Arte ou arquitetura? 13 projetos que diluem as fronteiras

Se a arquitetura é ou não é uma forma de arte, é uma questão controversa que faz parte das discussões do mundo da arquitetura há muito tempo. Se nos determos à definição geral da palavra "arte", a arquitetura poderia potencialmente se enquadrar nela: "a expressão ou a aplicação da habilidade criativa humana e da imaginação, tipicamente em uma forma visual como a pintura ou a escultura, produzindo obras a serem apreciadas principalmente por sua beleza ou poder emocional." Como qualquer pessoa envolvida na disciplina arquitetônica provavelmente conhece, há uma abundância de definições variadas da palavra "arquitetura", portanto, se seu objetivo primário é alcançar a beleza ou organizar o espaço, isso é algo discutível.

© James Dow © Florian Holzherr Cortesia de Studio Olafur Eliasson © Anders Sune Berg + 14

Em foco: Peter Zumthor

The Therme Vals. Image © Fernando Guerra | FG+SG
The Therme Vals. Image © Fernando Guerra | FG+SG

Peter Zumthor (26 de abril, 1943) completa hoje 74 anos de idade. Conhecido por sua sensibilidade material e sua grande atenção ao lugar, o vencedor do Pritzker de 2009 é um dos mais respeitados arquitetos do século XX.

Capela de Campo Bruder Klaus. Imagem © Samuel Ludwig Memorial Steilneset. Imagem © Andrew Meredith Capela Saint Benedict. Imagem © Felipe Camus Kunsthaus Bregenz. Image © <a href='https://www.flickr.com/photos/heyitschili/4163419615'>Flickr user heyitschili</a> licensed under <a href='https://creativecommons.org/licenses/by-nd/2.0/'>CC BY-ND 2.0</a> + 16

"Diálogos Tropi Nórdicos", uma viagem pela construção da paisagem escandinava

No último dia 9 de março, foi apresentado no Museu de Arte Moderna de Bogotá o seminário "Diálogos Tropi Nórdicos: arquitetura, arte e paisagem", um evento realizado por meio da iniciativa da Escola de Arquitetura e Design de Oslo, o MAMBO e a plataforma de conferências e publicações Jardín Parlante. O seminário contou com o apoio e direção dos arquitetos colombianos Luis Callejas e Giancarlo Mazzanti, os quais, desempenhando o papel de mediadores, apresentaram os arquitetos noruegueses Jeppe Aagaard Andersen, Janike Kampevold Larsen, Beate Hølmebakk e Per Tamsende.

Luis Callejas (LCLA Office) foi o encarregado por introduzir ao pública a forte influência que o ideário natural das paisagem escandinavas exerce sobre a arquitetura, em um encontro onde se desvanecem as fronteiras entre a arte e a paisagem através de operações sutis e precisas sobre geografias remotas, fazendo visível a relação da história com a disciplina em uma tentativa de transmitir o valor da paisagem.

T2 Shoreditch / Landini Associates

© Andrew Meredith © Andrew Meredith © Andrew Meredith © Andrew Meredith + 20