Casa Coelho Branco / Gundry & Ducker

Casa Coelho Branco / Gundry & Ducker - Imagem 2 de 24Casa Coelho Branco / Gundry & Ducker - Imagem 3 de 24Casa Coelho Branco / Gundry & Ducker - Imagem 4 de 24Casa Coelho Branco / Gundry & Ducker - Imagem 5 de 24Casa Coelho Branco / Gundry & Ducker - Mais Imagens+ 19

  • Arquitetos: Gundry & Ducker
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Andrew Meredith
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Bepsoke, British Hardwoods, Fabco, Mandarin Stone, Venetian, Wienerberger
  • Equipe De Projeto: Sophie Campbell, Christian Ducker
  • Engenharia: Feres Ltd
  • Cidade: London
  • País: Reino Unido
Mais informaçõesMenos informações
Casa Coelho Branco / Gundry & Ducker - Imagem 6 de 24
© Andrew Meredith

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa é parte de um conjunto de casas neo-georgianas dos anos 1970, construída em uma área onde havia grandes Vilas Victorianas que foram demolidas. Essa casa é uma, de muitas outras que foram construídas em um período de 10 anos do meio da década de 1960 na região de Canonbury, em Londres. Enquanto a fachada foi definida a partir do estilo neo-georgiano, a organização interior era de uma residência genérica da época. Dessa forma, desconsiderando todo o interior e mantendo somente as paredes externas e a cobertura, esta reforma define uma nova organização interna propondo uma interpretação moderna de uma planta do estilo georgiano. O projeto é centrado em uma escada com formato ovalado em balanço que atua em um espaço com pé direito triplo, com os quartos do último pavimento sendo acessado diretamente por ela.

Casa Coelho Branco / Gundry & Ducker - Imagem 3 de 24
© Andrew Meredith

O corredor apresenta um piso no estilo tabuleiro de xadrez, utilizando mármore e terrazzo, com o terrazzo se expandindo para a escada. A cozinha e o espaço de jantar foram implantados em uma extensão na parte trazeira da casa, enquanto uma abertura zenital ilumina o centro da planta. As restrições de planejamento urbano locais impedem alguns tipos de janelas na parte traseira da casa, para tanto, a solução foi movimentar os níveis do piso para obter três andares, dentro do espaço disponível. 

Casa Coelho Branco / Gundry & Ducker - Imagem 2 de 24
© Andrew Meredith

O projeto previu um percurso contrastante pela casa, de forma que o volume inicial na entrada contrasta com a escala do túnel arqueado que passa atrás. Há, porém, uma conexão visual pela casa, da porta da frente até a janela em arco do jardim dos fundos. A fachada dos fundos é composta por tijolos brancos, terrazzo e remete aos tijolos da lareira georgiana.

Casa Coelho Branco / Gundry & Ducker - Imagem 5 de 24
© Andrew Meredith
Casa Coelho Branco / Gundry & Ducker - Imagem 22 de 24
Corte
Casa Coelho Branco / Gundry & Ducker - Imagem 13 de 24
© Andrew Meredith

Este projeto foi uma oportunidade para explorar as habilidades de alguns dos trabalhadores que já acompanhavam os arquitetos há alguns anos. A escada foi construída inteiramente in-loco, e, apesar de ser contemporânea, foi usada a mesma técnica que usava-se nas construções victorianas e georgianas. Além disso, também foi importante a participação de um especialista em terrazzo, material que utilizou-se tanto com corte pré-fabricados quanto com cortes in-loco, para fabricação, por exemplo, dos degraus da escada, o piso, as bancadas e também o revestimento da fachada trazeira. 

Casa Coelho Branco / Gundry & Ducker - Imagem 7 de 24
© Andrew Meredith

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Coelho Branco / Gundry & Ducker" [White Rabbit House / Gundry & Ducker] 15 Dez 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/952988/casa-coelho-branco-gundry-and-ducker> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.