Convidamos todas, todos e todes a mesa de discussao de lancamento da revista Log numero 62 com sessão especial dedicada a Crítica de Arquitetura na América do Sul. A publicação apresenta textos de diversos países tais quais Chile, Bolívia, Colômbia e Brasil. A mesa contará com o editor Jaime Solares Carmona (doutorando, Yale University) e os autores e autoras Frederico Costa (doutorando, Unicamp), Mariana Alves (professora, U. Presb. Mackenzie) e Mariana Wilderom (professora, U. São Judas Tadeu).
No dia 11 de junho de 2024 (terça-feira), das 09h30 às 11h, convidamos você a se juntar a nós na Casa Somauma para um talk com os escritórios homenageados na série de filmes "Arquitetura Paulista".
Com a mediação do cineasta Jean Bergerot, os representantes irão debater a produção arquitetônica em São Paulo, seus pilares e perspectivas.
O ambiente de trabalho atual precisa estar preparado para acolher grandes ligações interpessoais entre colegas, tanto presenciais como remotos. foto: divulgação/MillerKnoll
Nos últimos anos, as ideias tradicionais sobre "local de trabalho" foram completamente alteradas. Com os sistemas remoto e híbrido se tornando o novo normal, os trabalhadores esperam, atualmente, flexibilidade quanto ao local e ao momento em que exercem suas atividades. No entanto, o trabalho remoto prolongado também revelou o valor insubstituível da colaboração e da ligação presencial.
Quando questionados sobre a razão pela qual se deslocavam ao escritório, 74% dos funcionários inquiridos citaram a companhia, a proximidade ou a ligação com seus colegas como a principal razão. *
Consequentemente, as organizações enfrentam um dilema: como satisfazer as exigências dos trabalhadores em
28 de outubro marca o início do projeto, que dá continuidade aos estudos para Replanejar a Paisagem da Nazaré Paulista e João Pessoa!
O projeto "Replanejar com a paisagem: composição comunitária de conflitos e estudos técnicos para Reurb-S plena" está marcando seu início com um evento de abertura programado para o dia 28 de outubro de 2023. Este evento será um marco importante, reunindo os envolvidos no projeto, representantes da comunidade e autoridades de Ribeirão Preto-SP, cidade na qual as comunidades se localizam, para destacar a importância e os objetivos da iniciativa, bem como o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo, quem financia sua execução.
O projeto terá uma duração prevista até julho de 2024, durante a qual várias atividades essenciais serão
Videos
Venha participar do reencontro do FÓRUM ATHIS!
Reencontro do Fórum Práticas de ATHIS em Áreas de Risco!
De março a abril deste ano, diversos grupos, assessorias técnicas e lideranças do Brasil inteiro se reuniram em 5 sábados para compartilhar experiências dentro do campo de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social, em um Fórum Nacional fomentado pelo @causp_oficial e organizado pela @averacidade e @maita.athis.
A partir de três eixos temáticos (riscos de remoção; riscos socioambientais; riscos em função de insalubridade) os participantes conversaram com especialistas e acumularam conhecimento para pensar propostas e soluções inovadoras para os problemas apresentados.
Quarta-feira, 19h00, para comemorar o Episódio 10 do MemoryTalks, receberei o Lorí Critzel @loricrizel, um dos percursores da NeuroArquitetura aqui no Brasil.
A 7ª edição da Trienal de Lisboa arranca em Veneza com um debate em torno da pergunta ‘How Heavy is a City?’ para uma reflexão aberta e participada que reúne especialistas de diversos campos disciplinares – da arte à arquitectura, ciência, tecnologia e humanidades.
O kick-off da Trienal 2025 conta com o contributo de Andreia Garcia, Lela Rekhviashvili, Mónica Bello, Raoul Bunschoten e Shaul Bassi.
Este momento público acontece no Pavilhão da Georgia na Bienal de Arquitectura de Veneza no âmbito do programa europeu New Temporality, e é o primeiro de várias sessões preparatórias que vão alimentar a discussão, instigar conexões e
Goose Island Brewhouse, um dos retrofits realizados pelo Superlimão, que transformou o imóvel do início do século XX em uma cervejaria. (Foto: Maíra Acayaba)
O BOOMSPDESIGN, evento que compõe o DW!, terá seu espaço no cartão postal da cidade: o edifício Copan. No dia 13 de março, o sócio e arquiteto do Superlimão Thiago Rodrigues participa do painel temático para debater relevância e desafios de um projeto de retrofit. Ao lado de Thiago, participam do debate Beto Cocenza (idealizador do BOOMSPDESIGN) e Maxime Barkatz, fundador da Ilion Partners, fundo de investimentos imobiliários focado na revitalização de edifícios.
Para assistir ao painel, resgate o ingresso gratuito pelo Eventbrite.
Data: 13/03, a partir das 14h. Local: Avenida Ipiranga, 200 – Laje do Edifício Copan. Entrada por ordem de
Faça sua inscrição como participante e submeta uma prática de ATHIS!
O “Fórum de Assistência Técnica para enfrentamento de riscos: Atuação e arranjos institucionais frente a questões socioambientais, à remoção e à insalubridade” objetiva o compartilhamento, a discussão crítica e a proposição de alternativas frente às limitações e potencialidades da atuação em Assessoria Técnica para enfrentamento de riscos socioambientais, risco de remoção e riscos em função da insalubridade, através de troca de experiências profissionais e formulação de análises quanto aos arranjos institucionais existentes e possíveis no país.
Nesse sentido, a proposta de Fórum aqui apresentada visa discutir a promoção da justiça social e a promoção de igualdade para populações em situação de
Mesa de discussão Latin America Architecture: Contemporary Research Issues. Cartaz de divulgação elaborado por Victória F. Vicente.
A produção arquitetônica na América Latina apresenta particularidades complexas e é um campo aberto a novas perspectivas e abordagens. Nesta mesa de discussão, três autores brasileiros oferecerão algumas de suas distintas perspectivas, porém complementares, sobre o assunto e apresentarão os seus trabalhos de pesquisa recentemente publicados.
Ana Gabriela Godinho Lima: ela irá falar sobre o seu último livro: Cidade, Gênero e Infância (Ed. Romano Guerra / Pistache, 2021 - co-organizado com Rodrigo Mindlin Loeb), uma seleção de textos sobre como a arquitetura e os instrumentos urbanísticos podem contribuir
Discurso de Francisco Matarazzo Sobrinho na abertura da 1ª Bienal, 1951. À frente, Yolanda Penteado. Ao lado, Carmelita Leme Garcez, Darcy Vargas e Lucas Nogueira Garcez. Foto: Peter Scheier / Fundação Bienal São Paulo. Copyright Instituto Moreira Salles
A Fundação Bienal lança no próximo dia 31 de março, no Pavilhão Ciccillo Mattarazzo, o livro de ensaios Bienal de São Paulo desde 1951, publicação comemorativa dos 70 anos da Bienal de São Paulo, completos em 2021, e dos 60 anos da Fundação Bienal, celebrados neste ano. A participação é gratuita e aberta ao público.
Saiba mais sobre o evento e se planeje!
Organizada por Paulo Miyada – curador-adjunto da 34ª Bienal (2020-2021) e curador-adjunto para arte latino-americana do Centre Pompidou – a publicação é composta por 30 ensaios de autores tão diversos como Abílio Guerra, Lula Wanderley, Francisco Alambert, Regina Teixeira
A Representação Oficial Portuguesa na 17ª Exposição Internacional de Arquitectura da La Biennale di Venezia, apresenta duas novas mesas de debate a terem lugar na sede do Pavilhão de Portugal na Biennale Architettura 2021, o Palazzo Giustinian Lolin.
O grupo de Estudo de Arquitetura com Saúde, é um evento mensal que tem como objetivo a discussão sobre os temas Neurociências aplicadas à Arquitetura bem como os 9 Fundamentos dos edifícios saudáveis.
No encontro de dia 11 de Julho, iremos debater o artigo "Applying Neuroscience to Architecture" escrito por John P. Eberhard.
Este encontro é online, falado em Português, gratuito e aberto a todas as pessoas que têm interesse em aprender e estudar mais sobre estas áreas.
Os grupos de estudo são uma comunidade, um espaço de aprendizagem, conhecimento, crescimento e partilha. São grupos em desenvolvimento e crescimento.
A Superbacana+ convida o arquiteto José Paulo Gouvêa e o engenheiro Miguel Maratá, membros da equipe vencedora do concurso para o Pavilhão Brasileiro na Expo de Dubai, para uma conversa sobre os desafios dessa inovadora construção que irá representar o país na próxima exposição mundial. Quem comanda a conversa é nosso parceiro, o arquiteto e fotógrafo André Scarpa.
Qual o papel da madeira na arquitetura contemporânea?
Imaflora lança evento para debater necessidades, perspectivas e oportunidades que a sustentabilidade pode trazer para a arquitetura e para os negócios
Debater para poder resgatar e valorizar o uso da madeira na arquitetura e na construção civil. Este será o mote do evento virtual “Arquitetura do amanhã: projetando negócios sustentáveis” que será realizado no dia 11 de março, pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), com o Núcleo da Madeira e a AMATA. O encontro, que será gratuito, busca provocar o setor para o importante papel que tem
programação com oito encontros virtuais e oito atividades presenciais (em Porto Alegre - RS)
Dentro do eixo das ações de Pedagogia Urbana do coletivo de urbanismo TransLAB.URB, nos próximos dias iniciará um pequeno ciclo da MICRO ESCOLA URBANA com o tema "Identificando Camadas das Cidades”, no qual serão abordados temas como infraestrutura verde, perspectiva de gênero, mobilidade e muito mais, contando com a ajuda de convidadas especiais de diferentes Estados do Brasil, diferentes países e continentes, pessoas que atuam nas áreas temáticas.
Os escritos do historiador Manfredo Tafuri (1935-1994) tiveram um impacto marcante na teoria crítica da América Latina. Suas teses sobre a arquitetura contemporânea foram lidas pelo continente em diferentes maneiras e épocas, resultando em significantes polos de debate que discutiram a particularidade da historiografia da disciplina. Neste evento, apresentam-se estudos recentes que envolvem a pertinência da obra do autor italiano, buscando ampliar perspectivas de pensamento dentro da área.
Debatedores: - Rafael Urano Frajndlich - FEC Unicamp - Campinas, Brasil Professor de Teoria e Projeto no curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicamp, com pesquisas em andamento sobre historiografia de arquitetura,
Estamos na etapa final do projeto "Memória edificada: catalogação e digitalização de acervos no Centro de Memória Ingo Hering" – Um projeto patrocinado pela Fundação Catarinense de Cultura, por meio do edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2019 - que viabilizou o tratamento, acondicionamento e compartilhamento digital de parte do acervo do arquiteto Hans Broos.
Os resultados alcançados até aqui serão compartilhados no próximo dia 16/12, às 14 h. A programação desse evento também inclui as importantes iniciativas de preservação e compartilhamento de acervos, realizadas pela Casa da Arquitectura, detentora do acervo do arquiteto Paulo Mendes da Rocha; e