Casa de campo em Zafra de Záncara, Cuenca / Canobardin

Casa de campo em Zafra de Záncara, Cuenca / Canobardin - Fotografia de ExteriorCasa de campo em Zafra de Záncara, Cuenca / Canobardin - Fotografia de Exterior, JanelaCasa de campo em Zafra de Záncara, Cuenca / Canobardin - Fotografia de Exterior, FachadaCasa de campo em Zafra de Záncara, Cuenca / Canobardin - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, MesaCasa de campo em Zafra de Záncara, Cuenca / Canobardin - Mais Imagens+ 13

Zafra de Záncara, Espanha
  • Arquitetos: Canobardin
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  245
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Imagen Subliminal
  • Arquitectos Responsables: Julio Cano, Bárbara Bardin, Rosa Cano Cortés
  • Colaboradores: María Barreu Arnal
  • Instalações: Iracesa
  • Construtor: Julián Solano Poveda
  • Estruturas: Bernabéu ingenieros
  • Carpintaria E Mobiliário: Laimar
  • Rede Autônoma E Bombeamento Solar: Iracesa
  • Cidade: Zafra de Záncara
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Casa de campo em Zafra de Záncara, Cuenca / Canobardin - Fotografia de Exterior
© Imagen Subliminal
Casa de campo em Zafra de Záncara, Cuenca / Canobardin - Imagem 16 de 18
Axonométrica
Casa de campo em Zafra de Záncara, Cuenca / Canobardin - Fotografia de Exterior
© Imagen Subliminal

Descrição enviada pela equipe de projeto. As condicionantes, o ambiente e as técnicas usuais dos pedreiros locais impõem o resultado. A casa recém construída fica localizada em uma propriedade agrícola em La Mancha Alta, em Cuenca, no município de Zafra de Záncara, Espanha. A propriedade é composta principalmente de campos de culturas pontuados por árvores isoladas. Ao norte do lugar escolhido pelo proprietário para construir sua casa e paralelamente à estrada de acesso, há uma fileira de amendoeiras.

Casa de campo em Zafra de Záncara, Cuenca / Canobardin - Fotografia de Exterior, Janela
© Imagen Subliminal
Casa de campo em Zafra de Záncara, Cuenca / Canobardin - Imagem 17 de 18
Planta
Casa de campo em Zafra de Záncara, Cuenca / Canobardin - Fotografia de Exterior
© Imagen Subliminal

A casa é construída em uma área do terreno quase plana, com uma leve inclinação para sudeste e situada no topo de uma mudança de inclinação, o que confere à implantação uma longa vista sobre os campos. O clima é hostil, com um inverno longo, frio e ventoso, enquanto o verão é seco e quente.

Casa de campo em Zafra de Záncara, Cuenca / Canobardin - Fotografia de Interiores
© Imagen Subliminal

O objetivo da casa é ser um lugar onde o proprietário passe os finais de semana e de onde ele possa acompanhar o desenvolvimento das atividades agrícolas. Devido ao tempo em que a casa passa desabitada, sua velocidade de aquecimento foi uma preocupação inicial, assim como a falta de fornecimento de eletricidade.

Casa de campo em Zafra de Záncara, Cuenca / Canobardin - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa
© Imagen Subliminal

Os pedreiros da região geralmente constroem com bloco de termo-argila, o que nos levou a optar por paredes portantes de blocos com 29 centímetros de espessura que, juntamente com o isolamento e o revestimento internos, nos levam a ter paredes com mais de 40 centímetros de espessura que garantem ampla proteção contra as hostilidades do clima.

Casa de campo em Zafra de Záncara, Cuenca / Canobardin - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela
© Imagen Subliminal
Casa de campo em Zafra de Záncara, Cuenca / Canobardin - Imagem 18 de 18
Corte
Casa de campo em Zafra de Záncara, Cuenca / Canobardin - Fotografia de Interiores, Porta, Fachada
© Imagen Subliminal

As janelas são pequenas, nos quartos da casa você se sente como um coelho em sua toca. Elas são quadradas com 50x50 centímetros, e são molduras que demarcam a vista dos campos. A água necessária para a casa é obtida de um poço próximo e, devido à ausência de fornecimento de energia, ela é bombeada por uma magnífica instalação solar fotovoltaica que também abastece a casa com eletricidade.

Casa de campo em Zafra de Záncara, Cuenca / Canobardin - Fotografia de Exterior, Fachada
© Imagen Subliminal

Isto significa que os proprietários da casa podem aproveitar o passar das estações e as mudanças nas plantações ao longo do ano de uma forma 100% auto-suficiente e sem depender de qualquer fornecimento externo. O aquecimento da casa se da por uma caldeira de biomassa que, em conjunto com o bom isolamento da casa, garante que em apenas algumas horas a casa esteja quente e pronta para ser habitada mesmo nos dias mais frios dos invernos gélidos de Cuenca.

Casa de campo em Zafra de Záncara, Cuenca / Canobardin - Fotografia de Interiores, Dormitório
© Imagen Subliminal
Casa de campo em Zafra de Záncara, Cuenca / Canobardin - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama, Janela
© Imagen Subliminal

A casa se articula em dois volumes, para dar privacidade aos quartos, e entre um conjunto de paredes que criam áreas de convivência agradáveis. Estas paredes às vezes servem para nos proteger dos ventos gelados do norte, outras vezes para adaptar o conjunto à topografia ou para esconder os painéis solares. Isto, juntamente com o uso de telhas recuperadas de uma demolição na região e o bom trabalho de Julián, o pedreiro que construiu a casa, significa que aqueles que vêem a casa não acreditam que seja uma construção nova e nos dizem que parece a reforma de uma construção existente, o que para nós é a melhor coisa que poderia ser dita sobre o projeto.

Casa de campo em Zafra de Záncara, Cuenca / Canobardin - Fotografia de Exterior, Janela
© Imagen Subliminal
Casa de campo em Zafra de Záncara, Cuenca / Canobardin - Fotografia de Exterior, Janela
© Imagen Subliminal

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa de campo em Zafra de Záncara, Cuenca / Canobardin" [Casa de campo en Zafra de Záncara, Cuenca / Canobardin] 02 Mai 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/999826/casa-de-campo-em-zafra-de-zancara-cuenca-canobardin> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.