Imagen Subliminal

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Casa FRU / Roberto Lebrero + Borja Gómez

© Imagen Subliminal© Imagen Subliminal© Imagen Subliminal© Imagen Subliminal+ 32

Frumales, Espanha
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área :  214
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano :  2020
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes :  Covert, JUNG, Keraben, Neff, Piedra de Campaspero, +4

Casa Galgo / Murado & Elvira

© Imagen Subliminal© Imagen Subliminal© Imagen Subliminal© Imagen Subliminal+ 43

  • Arquitetos: Murado & Elvira
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área :  280
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano :  2019
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes :  Glumdesign, Hager, Roca, Studio2

Casa Llana / Héctor Navarro + ARKHITEKTON

© Imágen Subliminal© Imágen Subliminal© Imágen Subliminal© Imágen Subliminal+ 59

Lamadrid, Espanha
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área :  143
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano :  2020
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes :  Cortizo, LA ESCANDELLA, Lopezpanel, REHAU, Vaillant

Arquitetura de hotéis e uma nova ideia de hospitalidade para viajantes

Hotéis são centros de comércio, transporte e cultura. Hoje, os designers de interiores estão redefinindo os espaços de hospitalidade para acomodar novas formas de viagens, comunicação e descanso. De renovações históricas a hotéis contemporâneos, esses projetos se concentram em lazer e experiências memoráveis para os hóspedes. Por sua vez, expressam também a identidade da marca em repensar o que será o design de interiores e a hospitalidade no futuro.

© Ce Wang© Ce Wang© Robert Rieger© Alex Filz+ 10

A ascensão do co-living: projetando moradias comunitárias

Não há nada de novo em viver comunitariamente. A história mostra as moradias se aglutinam devido tanto pelas necessidades em comum quanto para a concentração de recursos. Hoje, devido ao crescimento populacional, ao adensamento urbano e preços dos imóveis, arquitetos e urbanistas têm procurado achar alternativas para habitações compartilhadas, também chamadas de co-living. Esses novos modos de morar exploram uma variedade de formas e configurações espaciais coerentes com o que se espera do futuro.

© Masao Nishikawa© Ossip van Duivenbode© Luke Hayes© Onnis Luque+ 12

Apartamento Múltiplo / P+S Estudio de Arquitectura

© Imagen Subliminal
© Imagen Subliminal

© Imagen Subliminal© Imagen Subliminal© Imagen Subliminal© Imagen Subliminal+ 38

Garagem Tini / tini + delavegacanolasso

© Imagen Subliminal
© Imagen Subliminal

© Imagen Subliminal© Imagen Subliminal© Imagen Subliminal© Imagen Subliminal+ 20

  • Arquitetos: delavegacanolasso, tini
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área :  52
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano :  2021

Edifício Residencial Claudio Coelho 121 / Arenas Basabe Palacios

© Imagen Subliminal© Imagen Subliminal© Imagen Subliminal© Imagen Subliminal+ 17

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área :  5
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano :  2020
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes :  Alu-Stock, AutoDesk, Cypecad, GRATO PARQUET, Gradhermetic, +6

Casa Villa Icaria / Arquitectura al descubierto

© Imagen Subliminal© Imagen Subliminal© Imagen Subliminal© Imagen Subliminal+ 23

Casa em Güemes / Zooco Estudio

© Imagen Subliminal© Imagen Subliminal© Imagen Subliminal© Imagen Subliminal+ 36

  • Arquitetos: Zooco Estudio
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano :  2019
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes :  Arkoslight, Hermet 10, Hisbalit, Thermochip, Torre Prieto

Escritórios Amaya / RuizEsquíroz

© Imagen Subliminal© Imagen Subliminal© Imagen Subliminal© Imagen Subliminal+ 20

  • Arquitetos: RuizEsquíroz
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área :  1957
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano :  2019
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes :  Lino Alonso, M40 Equipamiento

A ventilação natural não é a solução mais eficiente em todos os casos

A ventilação serve a duas finalidades principais em um espaço: em primeiro lugar, retirar os poluentes presentes e fornecer ar limpo. A segunda é atender às necessidades metabólicas dos ocupantes, proporcionando temperaturas agradáveis aos espaços, se o clima permitir. É sabido que ambientes com ventilação inadequada podem trazer sérios malefícios à saúde dos ocupantes e, principalmente em climas quentes, desconforto térmico. Um estudo da Universidade de Harvard mostrou que em edifícios com boa ventilação e melhor qualidade do ar (com menores taxas de dióxido de carbono), os ocupantes apresentam melhores desempenhos das funções cognitivas, respostas mais rápidas a situações extremas e melhor raciocínio em atividades estratégicas.

Não é difícil perceber que a ventilação desempenha papel vital na garantia de uma boa adequada do ar e no conforto térmico em edifícios. Todos já sentimos isso. Mas quando falamos de ventilação, sempre nos vêm à mente uma brisa leve da janela, balançando o nosso cabelo, com um aroma agradável e uma temperatura que nos traz conforto. Em climas amenos, isso pode até ser uma realidade na maioria dos dias do ano. Em climas severos ou locais poluídos isso é bem diferente.

Arquitetura em tons de amarelo e cinza: cores Pantone 2021

Como é de praxe em todos os finais de ano, a Pantone anunciou sua(s) cor(es) para o ano de 2021: PANTONE 17-5104 Ultimate Gray e PANTONE 13-0647 Illuminating. Pela segunda vez em sua história—que já dura 22 anos—, a Pantone escolheu não uma, mas duas cores tendência para representar o próximo ano. Embora a Pantone tenha revelado que ambas cores foram escolhidas independentemente, elas podem ser vistas como complementares. Enquanto a PANTONE 13-0647 é “iluminante”, brilhante e vivaz, a PANTONE 17-5104 é uma cor pura e genuína. Quando juntas, estas cores representam a força, o otimismo e a energia necessárias para encaramos os desafios do próximo ano. Na arquitetura, esta paleta tem sido utilizada em uma enorme variedade de espaços, desde ambientes domésticos minimalistas até grandes complexos multiuso. Abaixo, apresentamos 14 exemplos de projetos publicados aqui no ArchDaily que utilizam tons similares das cores escolhidas pela Pantone para 2021.

10 Cabanas que inovam com seus materiais e sistemas construtivos

Enquanto a imagem tradicional da cabana é a de uma casa de madeira rústica localizada longe de qualquer vestígio da sociedade, os arquitetos têm refutado tais convenções, experimentando com materiais mais novos e considerações tecnológicas para expandir os limites da "cabana" hoje. Quer seja reimaginando a estética, utilizando técnicas de fabricação avançadas para modernizar o rústico, ou mesmo reconfigurando a cabana de madeira para o cenário da cidade, arquitetos e designers têm transformado integralmente a arquitetura da cabana tradicional para uma existência mais contemporânea. Abaixo, consideramos 10 projetos inovadores que alcançam essa transformação por meio de experimentações com diferentes materiais e tecnologias construtivas. Embora cada uma explore diferentes estratégias e funções, muitas compartilham semelhanças em seu uso de sistemas de pré-fabricação, em sua dedicação à sustentabilidade e em sua atenção e otimização de propriedades específicas de materiais.

De metodologias lúdicas a cenários fictícios: 5 jovens escritórios da Europa

Cinco novos escritórios de arquitetura, com sede em Portugal, Espanha, França e República Checa, foram escolhidos pelo New Generations, uma plataforma que observa o que há de mais inovador dentre os arquitetos europeus, proporcionando um espaço para troca de conhecimento e confronto, teoria e produção. Desde a sua fundação em 2013, a New Generations trouxe à público mais de 300 escritórios promissores de arquitetura, apresentando um cenário diversificado de studios e ateliês dedicados às mais diferentes atividades culturais, promovendo festivais, exposições, chamadas abertas, entrevistas e oficinas.

Do dever cívico ao interesse na materialidade: 4 jovens escritórios da Europa

Quatro novos escritórios de arquitetura, com sede em Bélgica, Espanha, Países Baixos, Suíça, Dinamarca e Polônia, foram escolhidos pelo New Generations, uma plataforma que observa o que há de mais inovador dentre os arquitetos europeus, proporcionando um espaço para troca de conhecimento e confronto, teoria e produção. Desde 2013, o New Generations envolveu mais de 300 escritóros em um programa diverso de atividades culturais como festivais, exposições, lives, entrevistas, workshops e outras atividades experimentais.

Como aproveitar o espaço embaixo da cama?

Durante os últimos anos, temos explorado diferentes maneiras de aproveitar os pequenos espaços na arquitetura residencial. De móveis eficientes e cozinhas com sistemas transformáveis a ideias para adaptar eletrodomésticos, os arquitetos têm buscado soluções eficazes para melhorar a qualidade de vida das pessoas em escassos metros quadrados, ou para flexibilizar as opções de espaço flexível em tipologias multifuncionais e de uso misto.

A cama, como elemento indispensável, pode ser utilizada à favor desses conceitos. Suas funções podem ser cumpridas sem perder espaço valioso e a experiência do dormitório pode ser enriquecida com uma reflexão cuidadosa. Como reinventar e aproveitar as oportunidades da cama tradicional?