Curso presencial Arq.Futuro + Insper| Políticas Habitacionais: desafios e resultados

São Paulo, 2023 – O Insper, através do Laboratório Arq.Futuro de Cidades, abriu as inscrições para a primeira turma do curso presencial de Políticas Habitacionais: resultados e desafios, que terá início no dia 24 de abril.

Nele, serão abordados distintos modelos de habitação e mecanismos do governo por meio de palestras expositivas com convidados que atuam em áreas como poder público, mercado imobiliário e organizações da sociedade civil.

O corpo docente é encabeçado por Washington Fajardo, ex-Secretário de Planejamento Urbano do Rio de Janeiro, e José Police Neto, ex-vereador de São Paulo, quanto atuou intensamente nos assuntos que dizem respeito à qualidade urbanística na cidade. É, por exemplo, autor do Estatuto do Pedestre (Lei nº 16.673/2017) e do Programa Bike SP (Lei nº 16.547/2016), além da Lei de Regularização Fundiária (Lei nº 15.720/2013), que possibilita a utilização de financiamento do programa Minha Casa, Minha Vida para a urbanização de loteamentos irregulares na cidade de São Paulo, assim como facilita a legalização desses loteamentos. Além disso, facilita a entrega do título de propriedade aos moradores.

As inscrições já começaram e encerrarão dia 23 de abril, um dia antes do início do curso, que por sua vez acaba em 29 de abril. A carga horária de 47 horas será dividida em 5 diárias de segunda à sexta das 09h às 18h, e sábado das 09h às 13h.

Fundamentalmente, o déficit habitacional brasileiro se divide em três categorias: moradias precárias, coabitações e ônus excessivo de aluguel. No curso, analisaremos como medidas públicas, tal qual o Estatuto da Cidade, principal marco regulatório nacional para políticas urbanas, podem ser usados de ferramenta para reverter este cenário, principalmente em grandes metrópoles que atraem fluxo populacional por oferta de trabalho.

Além das aulas presenciais, visitas a campo serão organizadas com o objetivo de oferecer vivência concreta de diferentes realidades e modelos habitacionais encontrados nacionalmente. Três módulos concluem esta jornada acadêmica:

“Ocupações” aborda o modelo de moradia por meio de ocupação formal e informal e os diferentes mecanismos de ocupação e posse da terra; além disso, contará com visita a uma ocupação formal do MTST e a uma área de ocupação informal em região de mananciais.

“Programas habitacionais” se concentra nas políticas de Habitação de Interesse Social, com visita a uma HIS construída pelo mercado imobiliário e uma do setor público

“Habitações no Centro de São Paulo” irá explorar os diferentes modelos de moradias dos centros urbanos, com visitas a um exemplo de locação social na Avenida São João, à Ocupação 9 de Julho, a um loft padrão do setor imobiliário e a uma HIS.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Curso presencial Arq.Futuro + Insper| Políticas Habitacionais: desafios e resultados " 14 Abr 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/999449/curso-presencial-aruturo-plus-insper-politicas-habitacionais-desafios-e-resultados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.