Pavilhão do Japão na Bienal de Veneza 2023 explora a arquitetura como lugar para nos sentirmos amados

O Pavilhão do Japão anunciou a exposição “Arquitetura, um lugar para ser amado – quando a arquitetura é vista como uma criatura viva”, com curadoria de Maki Onishi, para a 18ª Exposição Internacional de Arquitetura - La Biennale di Venezia. Voltado para a realidade pós-pandêmica de empreendimentos sem rosto tomando conta das cidades em todo o mundo, a principal questão da mostra explora como as pessoas podem, mais uma vez, encontrar maravilhas na arquitetura e alegria em espaços compartilhados.

Pavilhão do Japão na Bienal de Veneza 2023 explora a arquitetura como lugar para nos sentirmos amados - Imagem 2 de 5Pavilhão do Japão na Bienal de Veneza 2023 explora a arquitetura como lugar para nos sentirmos amados - Imagem 3 de 5Pavilhão do Japão na Bienal de Veneza 2023 explora a arquitetura como lugar para nos sentirmos amados - Imagem 4 de 5Pavilhão do Japão na Bienal de Veneza 2023 explora a arquitetura como lugar para nos sentirmos amados - Imagem 5 de 5Pavilhão do Japão na Bienal de Veneza 2023 explora a arquitetura como lugar para nos sentirmos amados - Mais Imagens

Pavilhão do Japão na Bienal de Veneza 2023 explora a arquitetura como lugar para nos sentirmos amados - Imagem 5 de 5
Desenho de conceito de design de exposição, 2023. Cortesia de o+h architects

Arquitetura, um lugar para ser amado” refere-se às várias formas de uso que podem indicar que o amor está presente em um determinado espaço. Além disso, o pavilhão revela como a arquitetura é mais do que edifícios; é como as pessoas se conectam e se relacionam com o espaço e o ambiente. Ele expande ainda mais como esses ambientes construídos podem aprender e ser informados por nossas memórias e histórias, assumindo formas e significados flexíveis. A arquitetura como uma construção é vista no Pavilhão do Japão como uma criatura viva que deve ser nutrida para se desenvolver com o resto das comunidades do mundo.

Sob a curadoria de Onishi, haverá a participação de arquitetos e colaboradores. Juntamente com os arquitetos, haverá uma ampla gama de artistas, como designers, fotógrafos e editores. Todos eles, incluindo Onishi, vão discutir os tipos de arquitetura que valorizam, trabalhar em projetos e fazer pesquisas para conectá-los às mostras. Além disso, a especialidade de cada membro da equipe será explorada pelas lentes do ambiente construído. O pavilhão incentiva os visitantes a considerar a arquitetura como um espaço para amar e ser amado.

Pavilhão do Japão na Bienal de Veneza 2023 explora a arquitetura como lugar para nos sentirmos amados - Imagem 2 de 5
Explorando o tecido que visualiza o vento e a luz, 2022. Imagem © Akane Moriyama

O objetivo desta exposição é reunir nossos pensamentos e refletir mais profundamente sobre o potencial da arquitetura do lugar da mente: arquitetura com uma presença que dá a impressão de ter sua própria mente, ser tolerante, calorosa e atrair grande número de pessoas a se envolver com a natureza.
--Maki Onishi

Pavilhão do Japão na Bienal de Veneza 2023 explora a arquitetura como lugar para nos sentirmos amados - Imagem 4 de 5
Coletando peças de cerâmica na costa de Tokoname. Imagem © Futoshi Mizuno

Muitos outros países estão explorando temas semelhantes de linguagens etéreas que o ambiente construído pode hospedar, sob o tema abrangente de Lesley Lokko – O Laboratório do Futuro. O Pavilhão Britânico, Dançando Diante da Lua, concentra-se na arquitetura intangível, desconstruindo a formalidade da infraestrutura e concentrando-se nas pessoas, comunidades e rituais. Da mesma forma, o Pavilhão da França, com curadoria de Muoto, mergulha em temas de performance e experimentação, criando um lugar de celebração. De um ângulo diferente focado na colaboração, o Pavilhão Coreano 2086: Juntos Como? descobre como as pessoas podem cooperar enquanto resistem à crise ambiental atual e futura até 2086.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Fakharany, Nour. "Pavilhão do Japão na Bienal de Veneza 2023 explora a arquitetura como lugar para nos sentirmos amados" ["Architecture - A Place To Be Loved": Japan Announces Pavilion for the 2023 Venice Biennale] 13 Abr 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Gagliardi, Walter) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/999247/pavilhao-do-japao-na-bienal-de-veneza-2023-explora-a-arquitetura-como-lugar-para-nos-sentirmos-amados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.