Instalação Farol Atemporal / MAD Architects

Instalação Farol Atemporal / MAD Architects - Fotografia de Exterior, Urbano, CostaInstalação Farol Atemporal / MAD Architects - Fotografia de Exterior, JanelaInstalação Farol Atemporal / MAD Architects - Fotografia de ExteriorInstalação Farol Atemporal / MAD Architects - Imagem 5 de 18Instalação Farol Atemporal / MAD Architects - Mais Imagens+ 13

Instalação Farol Atemporal / MAD Architects - Fotografia de Exterior, Urbano, Costa
© Yu Lu

Descrição enviada pela equipe de projeto. Ma Yansong foi convidado pelo Guangdong Nanhai Art Field para criar uma instalação de arte chamada “Timeless Beacon” (Farol Atemporal) em Guangdong, China. O projeto renovou o mercado de Taiping, conhecido como o maior edifício abandonado em Taiping Xu, que anteriormente abrigava uma movimentada feira estabelecida no final da dinastia Ming a qual floresceu por séculos até a década de 1980 onde pescadores, empresários e aldeões se reuniam para negociar.

Instalação Farol Atemporal / MAD Architects - Fotografia de Interiores
© Yu Lu

No entanto, um boom de urbanização mudou tudo, fazendo com que os jovens gradativamente buscassem oportunidades fora da comunidade. Enquanto isso, a era da internet começou a ofuscar a necessidade de mercados físicos, levando a um lento abandono da antiga feira. Ao lado das ruas desertas de Taiping, surgem casas de concreto ocasionalmente intercaladas com prédios antigos de tijolos. Lá, um casal de moradores idosos senta-se à porta e conversa, marcando o cenário de uma era próspera que agora entrou em decadência.

Instalação Farol Atemporal / MAD Architects - Fotografia de Exterior, Janela
© Fangfang Tian
Instalação Farol Atemporal / MAD Architects - Fotografia de Exterior, Orla, Jardim
© Kai Zhang

“Vemos muitas plantas crescendo em direção ao sol nas frestas do prédio abandonado. Dessa forma, esperamos criar uma sensação de vitalidade e renascimento das ruínas para que as pessoas possam sentir uma nova energia e percepção em relação à antiga estrutura, bem como uma nova compreensão do tempo em toda esta região.” – Ma Yansong

Instalação Farol Atemporal / MAD Architects - Fotografia de Exterior, Janela, Orla, Urbano
Antigo Mercado Taiping. Imagem Cortesia de MAD
Instalação Farol Atemporal / MAD Architects - Fotografia de Exterior
© Fangfang Tian

A comunidade tranquila contrasta com o cenário contemporâneo de uma cidade em rápido crescimento do outro lado do rio. Quando a função do lugar deixa de ser importante, a emoção e a inspiração são os valores que o edifício carrega. MAD pretende traçar um paralelo entre as escalas do passado e do futuro através do projeto, formando uma cena surreal que inspira a imaginação nas pessoas. 

Instalação Farol Atemporal / MAD Architects - Fotografia de Exterior
Cortesia de MAD
Instalação Farol Atemporal / MAD Architects - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
Cortesia de MAD

Um edifício de três andares é envolto em plástico reflexivo, um novo material que espelha de forma desfocada as antigas ruas circundantes através da fachada e do espaço interno do volume, respectivamente. No topo, um imponente dispositivo de luz multimídia é envolto em peças de tecido coloridas e delicadas, flutuando romanticamente ao vento. À noite, transforma-se num novo “farol” da comunidade, criando uma aura onírica ao longo da margem. Como um farol atemporal, a instalação artística estará em exibição até o verão de 2024.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Nanhai District, Foshan, Guangdong, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Instalação Farol Atemporal / MAD Architects" [Timeless Beacon Pavilion / MAD Architects] 23 Mar 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/998396/instalacao-farol-atemporal-mad-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.