A ciência do sentar: 6 regras para escolher um sofá confortável

Apaixonar-se é fácil. Quando os olhos se encontram em um showroom lotado, a beleza dos pés esbeltos de um sofá, o tecido macio e as curvas convidativas são como um canto de sereia, cegando você para a verdade. Então, seis ou oito semanas depois, a verdade aparece. 

Não há nada melhor depois de um dia difícil do que se sentar em um sofá confortável. Na verdade, também não há nada melhor depois de um dia tranquilo. Mas, e se aquele sofá pelo qual você se apaixonou não for tão bom de se sentar quando você chegar em casa?

Para evitar as dores do relacionamento (no pescoço e nas costas) e garantir compatibilidade a longo prazo, aqui estão algumas regras para selecionar o sofá certo.

Profundidade: considere como você se senta

A ciência do sentar: 6 regras para escolher um sofá confortável - Imagem 2 de 5
A composição curva do sofá Eduard New. Imagem © Valentini

Sentar é tão natural que simplesmente o fazemos, sem realmente refletir. Mas as pessoas têm muitos estilos diferentes de sentar, desde aqueles com posturas piedosas que gostam de manter os pés retos, até os que deitam, os que se espreguiçam, os que se aconchegam e muitos mais.

Sofás com assentos profundos permitem que os usuários cruzem as pernas, mas outros preferem colocar as suas no chão. O sofá Eduard New, de canto da Valentini, é um sofá com assento profundo em uma extremidade - mais largo que uma cama king-size e uma versão rasa na outra, trazendo conforto para todos.

Altura do assento: não diminua o tamanho para maior conforto

Qual deve ser a altura de um sofá? Os sofás rebaixados têm um estilo elegante, mantendo-se alinhados com interiores leves e minimalistas. Mas se o assento for muito baixo, as pernas tendem a sair em vez de abaixar, e a região lombar cai devido à falta de apoio. Se o assento estiver muito alto, no entanto, as pernas ficam penduradas na borda, diminuindo também o suporte.

Com seus pés curtos, o sofá Erei da De Padova mantém um aspecto baixo, mas faz o uso de um assento espesso para compensar a altura. Alternativamente, o Sofá Level 770 da Vibieffe adiciona um estofado fino, com uma estrutura e pés mais longos, atingindo uma altura semelhante, mas com uma aparência mais leve.

Altura das costas: suporte de equilíbrio com estilo

A ciência do sentar: 6 regras para escolher um sofá confortável - Imagem 3 de 5
O Vitra Polder Sofa oferece aos usuários a opção de várias alturas de encosto. Imagem © Vitra

Outra questão em torno dos erros de seleção do sofá é a altura das costas. Se muito alto, o sofá ganha um efeito de sobrepeso no interior, especialmente quando colocado no centro de uma sala. Porém, se muito baixo, não oferece apoio superior às costas, cabeça e pescoço, colocando mais tensão na parte inferior das costas.

Misturando diferentes alturas de encosto, o Sofá Polder da Vitra oferece um assento com encosto alto, mantendo uma linha baixa. Enquanto isso, sofás com encosto alto como o Carlton de Giovannetti Collezioni provam que os sofás de apoio também podem ter qualidades estéticas, com um encosto alto que envolve o usuário, como em um palácio de conforto aconchegante e almofadado.

Ângulo posterior: sente-se e ouça ou descanse e recline

A ciência do sentar: 6 regras para escolher um sofá confortável - Imagem 4 de 5
Formatos de canto em forma de U, como o sofá âmbar de Brühl, podem revestir três paredes. Imagem © Brühl

Sofás com o encosto reto e robusto como o sofá AC Lounge da B&B Italia são ótimos para postura, especialmente quando sentados em uma conversa ou leitura. Mas se você é o tipo que gosta de relaxar e tende a reclinar, fazê-lo em um assento de encosto reto pode não ser ideal, gerando uma coluna curvada, por sua vez, sobrecarregando mais os músculos do pescoço e dos ombros.

Sofás com encostos reclináveis, como o sofá âmbar da Brühl, garantem que a leitura, a conversação e a preguiça possam ser desfrutadas sem a acumulação de pressão e dor a longo prazo. Enquanto isso, os apoios de braços ajustáveis do âmbar também permitem que o sofá se transforme em uma chaise longue.

Posicionamento: considere todos os ângulos

A ciência do sentar: 6 regras para escolher um sofá confortável - Imagem 5 de 5
Quando usado em áreas centrais, esse sofá Lost da Moya pode ser acompanhado de itens de mobiliário. Imagem © Moya

Grande parte da dor causada por sentar em um sofá não vem de um design ruim, mas de um mau posicionamento. Os modelos de sofá de canto ou em forma de U proporcionam uma infinidade de ângulos para múltiplos usuários sentarem, observarem e conversarem juntos, sem necessidade de virar ou mudar de posição. Mas as configurações seccionais são frequentemente colocadas longe das paredes, deixando suas costas expostas. Ao contrário das frentes dos sofás, as costas não são tão conhecidas por sua boa aparência.

Muitas vezes é aconselhável, esconder a parte posterior de um sofá articulado. O sistema de assentos Mondrian da Poliform, por exemplo, acrescenta uma mesa e um aparador esbelto na parte posterior, para preencher sua visão com itens decorativos ou armazenamento.

Superfícies de apoio: não se levante

Não há nada mais frustrante do que quando você acaba de se acomodar na posição perfeita e percebe que sua bebida, seu livro ou o controle remoto está bem acima da mesa de centro, fora do alcance. Você se inclina para frente para pegá-lo e retornar o mais rápido possível, mas nunca é a mesma coisa.

Modelos de sofás com mesas laterais integradas, como a linha Lost da Moya, garantem que itens importantes permaneçam à mão nas proximidades, acessíveis sobre apoios de braço baixos ou sem braços. Os apoios de braço altos da Lost nos lados opostos, entretanto, são ideais para posicionar a parte superior das costas e alinhar a coluna.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Wormald, James. "A ciência do sentar: 6 regras para escolher um sofá confortável" [The Science of Sitting: 6 Rules for Choosing a Comfortable Sofa] 09 Abr 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/997960/a-ciencia-do-sentar-6-regras-para-escolher-um-sofa-confortavel> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.