Espace Oscar Niemeyer em Le Havre, pelas lentes de Paul Clemence

Espace Oscar Niemeyer é um centro cultural projetado por Oscar Niemeyer na cidade portuária de Le Havre, França. O projeto se encontra dentro da área de reconstrução urbana concebida pelo arquiteto racionalista Auguste Perret após destruição do centro da cidade na Segunda Guerra Mundial. 

 Espace Oscar Niemeyer em Le Havre, pelas lentes de Paul Clemence - Imagem 2 de 33 Espace Oscar Niemeyer em Le Havre, pelas lentes de Paul Clemence - Imagem 3 de 33 Espace Oscar Niemeyer em Le Havre, pelas lentes de Paul Clemence - Imagem 4 de 33 Espace Oscar Niemeyer em Le Havre, pelas lentes de Paul Clemence - Imagem 5 de 33 Espace Oscar Niemeyer em Le Havre, pelas lentes de Paul Clemence - Mais Imagens+ 28

 Espace Oscar Niemeyer em Le Havre, pelas lentes de Paul Clemence - Imagem 16 de 33
© Paul Clemence

O complexo — que hoje abriga um centro de performance, chamado Le Volcan, e a principal biblioteca da cidade, a Bibliotèque Oscar Niemeyer — é composto por dois volumes centrais, o maior de forma hiperbólica e o menor, cilíndrica, uma área semienterrada e uma praça. O desenho, dentro da linguagem conhecida de Niemeyer, com linhas fluidas e curvas, estabelece um poético contraponto ao esquema ortogonal racionalista que domina os projetos de Perret para as edificações vizinhas.

 Espace Oscar Niemeyer em Le Havre, pelas lentes de Paul Clemence - Imagem 30 de 33
© Paul Clemence
 Espace Oscar Niemeyer em Le Havre, pelas lentes de Paul Clemence - Imagem 33 de 33
© Paul Clemence
 Espace Oscar Niemeyer em Le Havre, pelas lentes de Paul Clemence - Imagem 18 de 33
© Paul Clemence

Um ponto definidor do projeto foi a determinação de Niemeyer para que a praça fosse rebaixada três metros e meio do nível da rua, protegendo-a do vento frio e fazendo com que a esplanada que unifica o projeto se convertesse também em um espaço de permanência, e não apenas de circulação.

“Para fotografar Niemeyer, basta seguir a linha — o traço te diz tudo", comenta o fotógrafo de arquitetura Paul Clemence, que  compartilhou conosco uma série de fotos recentes desta obra de Oscar Niemeyer e um pouco de sua experiência:

Nesse projeto, Niemeyer conseguiu inserir várias de suas ideias associadas a Brasilia de uma maneira mais equilibrada com o contexto urbano; conseguiu dar uma escala mais humana àquele seu senso de monumentalidade. Não sei se foi o sol forte daqueles dias de verão, com a luz batendo com intensidade nas formas esculturais pintadas de branco, mas desde a primeiro clique só imaginava essas fotos em preto e branco. — Paul Clemence

 Espace Oscar Niemeyer em Le Havre, pelas lentes de Paul Clemence - Imagem 23 de 33
© Paul Clemence

Patrimônio Mundial da Humanidade da Unesco, tornando-se a terceira cidade moderna a integrar a lista, juntamente com Brasília (1987) e Tel-Aviv (2003), em Israel.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. " Espace Oscar Niemeyer em Le Havre, pelas lentes de Paul Clemence" 11 Fev 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/995217/espace-oscar-niemeyer-em-le-havre-pelas-lentes-de-paul-clemence> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.