Edifício Darwin 1111 / Hermanos Goldenberg

Edifício Darwin 1111 / Hermanos Goldenberg - Fotografia de Exterior, Fachada, VigaEdifício Darwin 1111 / Hermanos Goldenberg - Fotografia de Interiores, Fachada, VigaEdifício Darwin 1111 / Hermanos Goldenberg - Fotografia de Interiores, FachadaEdifício Darwin 1111 / Hermanos Goldenberg - Fotografia de Exterior, Cerca, JardimEdifício Darwin 1111 / Hermanos Goldenberg - Mais Imagens+ 21

Buenos Aires, Argentina
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1295
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arkym, Comade, Dangelica, Estudio DCE, Green Soil, IDERO, SR Arquitecura, TDL, Vidrio Pleno
  • Arquiteto Responsável: Javier Goldenberg
  • Gerente De Projeto: Matias Goldenberg
  • Equipo De Diseño: Felicita Cersofio, Ariel Brusich, Victoria Cocuche, Ignacio Ruiz de Galarreta
  • Renders: Ramiro Contreras
  • Cidade: Buenos Aires
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações

"Espero que vocês entendam que a arquitetura não tem nada a ver com invenções de formas. A arquitetura é o verdadeiro campo de batalha do espírito. A arquitetura escreveu a história das épocas e lhes deu seus nomes. A arquitetura depende de seu tempo. É a cristalização de sua estrutura interna, o lento desdobramento de sua forma. É por isso que a tecnologia e a arquitetura estão tão intimamente relacionadas. Nossa verdadeira esperança é que elas cresçam juntas, que uma seja um dia a expressão da outra. Só então teremos uma arquitetura digna de seu nome: a arquitetura como verdadeiro símbolo de nosso tempo". Mies van der Rohe.

Edifício Darwin 1111 / Hermanos Goldenberg - Fotografia de Exterior, Viga
© Federico Kulekdjian
Edifício Darwin 1111 / Hermanos Goldenberg - Fotografia de Interiores, Fachada
© Federico Kulekdjian

Quando fomos incumbidos de projetar um edifício residencial com estacionamento e um espaço comercial para gastronomia na esquina das ruas Darwin e Loyola, em frente a um antigo curtume do século passado que foi adaptado como loft há várias décadas. Devido às normas de construção em vigor na época em que recebemos a encomenda, o fator de ocupação era menos que o dobro da área do terreno, o que nos levou a pensar em dois volumes articulados por uma ponte de circulação separada por uma rua ou pátio interno, partido tomado justamente do curtume ao qual faz um aceno, um edifício que conhecemos bem porque muitos colegas, designers, fotógrafos e criativos têm ali seus estúdios.

Edifício Darwin 1111 / Hermanos Goldenberg - Fotografia de Interiores, Corrimão
© Federico Kulekdjian
Edifício Darwin 1111 / Hermanos Goldenberg - Fotografia de Interiores, Fachada, Corrimão
© Federico Kulekdjian
Edifício Darwin 1111 / Hermanos Goldenberg - Imagem 21 de 26
Planta - Mezanino
Edifício Darwin 1111 / Hermanos Goldenberg - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão, Viga
© Federico Kulekdjian

Nos valendo de nossa experiência em agregar valor aos edifícios históricos, é comum utilizamos estruturas de aço, e já tínhamos construído um novo estúdio de fotografia editorial usando seções de aço W com encaixes para steel deck. Com o fator de construtibilidade, o partido e o programa, a escolha do método de construção foi uma escolha certeira, e como trabalhamos com nossos consultores de engenharia e fornecedores, o projeto assumiu volume e funcionalidade quase naturalmente, em um processo de projeto interdisciplinar que durou quase um ano.

Edifício Darwin 1111 / Hermanos Goldenberg - Fotografia de Interiores, Janela, Corrimão
© Federico Kulekdjian

O nível de precisão e detalhe necessário para fabricar um edifício em uma planta industrial, desmontá-lo e montá-lo em quatro etapas a cada 45 dias, exige um projeto meticuloso e dedicado, assim como uma coordenação industrial, logística e material. Antes da montagem, os pilares foram escavados, submersos e fundidos a uma profundidade de três metros abaixo do nível do solo para um subsolo contendo 11 vagas de garagem acessíveis por um elevador hidráulico de veículos, e salas técnicas para abastecimento de água pressurizada, medidores elétricos e painéis de serviço. A primeira etapa de montagem incluiu a laje pré-fabricada no subsolo, a segunda no térreo, a terceira no primeiro pavimento e a quarta no mezanino entre as duas alturas geradas por estes níveis. Para completar o reforço dos pisos do mezanino, também foi instalada uma camada de compressão de concreto armado com malha eletro-soldada de 8 mm e mecanicamente flamejada, que forma o piso definitivo das unidades. As paredes divisórias entre interiores e exteriores foram então erguidas com tijolos de concreto alveolar e acabados com gesso de duas ou três camadas.

Edifício Darwin 1111 / Hermanos Goldenberg - Fotografia de Exterior, Fachada, Corrimão, Janela
© Federico Kulekdjian
Edifício Darwin 1111 / Hermanos Goldenberg - Imagem 23 de 26
Planta - Cobertura
Edifício Darwin 1111 / Hermanos Goldenberg - Fotografia de Exterior, Fachada, Viga
© Federico Kulekdjian

Em seguida, iniciamos a montagem dos caixilhos em PVC e o reforço das paredes de tijolos de vidro para completar o invólucro externo pois, em termos de funcionalidade, consideramos que estes tijolos geram uma intimidade e iluminação especiais que também nos ajudaram a racionalizar a quantidade de janelas, limitando-as a alguns módulos que foram reproduzidos em todas as unidades. Uma vez fechado o edifício, foram montadas as escadas internas e externas de acesso aos terraços, assim como os guarda-corpos e as tramas tipo malha TDL. A escada de concreto armado, tensionada por tensores angulares nos patamares, foi feita como uma viga suspensa que se adapta ao ângulo gerado pela implantação dos volumes em Darwin e Loyola.

Edifício Darwin 1111 / Hermanos Goldenberg - Fotografia de Exterior, Cerca, Jardim
© Federico Kulekdjian

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Buenos Aires, CABA, Argentina

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Darwin 1111 / Hermanos Goldenberg" [Edificio Darwin 1111 / Hermanos Goldenberg] 18 Dez 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/993545/edificio-darwin-1111-hermanos-goldenberg> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.