Federico Kulekdjian

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Ao ar livre: 10 terraços em edifícios residenciais na Argentina

Nos últimos anos, os terraços desempenharam um protagonismo na vida urbana, atuando como refúgio, lugar de lazer e reunião, de contemplação, ou ainda como espaço de trabalho ao ar livre. Privilégio e escape nos períodos de confinamento desde o início da pandemia de Covid-19, estes espaços externos onde se pode fazer exercício, se conectar com a natureza, estudar ou trabalhar se tornaram especialmente desejados por aqueles que vivem nas grandes cidades.

Como escolher a porta de entrada de uma casa?

Assim como paredes, tetos e peças de mobiliário definem o caráter e a percepção de um projeto arquitetônico, as portas desempenham um papel fundamental na construção desse estilo. Entre todas as portas utilizadas nas casas, a porta de entrada é o primeiro elemento tangível que os proprietários e visitantes encontrarão, atuando como o ponto central onde a arquitetura cumprimenta o usuário. Afinal, as primeiras impressões são sempre importantes; e a porta de entrada é certamente aquela que pode dar o tom para o resto do interior. No entanto, escolher a porta da certa para uma casa contemporânea pode ser difícil, especialmente com tantas possibilidades. Antes de tomar essa decisão, é crucial saber quais são essas possibilidades - e como elas podem transformar a porta da frente em uma declaração de design.

Casa Pilará / Besonias Almeida Arquitectos

© Federico Kulekdjian© Federico Kulekdjian© Federico Kulekdjian© Federico Kulekdjian+ 43

Pilar, Argentina

Pergolado de concreto: 10 casas que exploram luz e sombra na Argentina

A Argentina está localizada no extremo sul e sudoeste da América do Sul e, graças a seu tamanho, tem uma multiplicidade de climas e diferenças na incidência da luz solar. Estas condições levaram muitos arquitetos a recorrer, em suas propostas, aos pergolados para criar espaços de transição entre o lado de dentro e de fora das casas que atendam às necessidades de seus moradores, criando espaços de sombra, encontro e descanso ao ar livre.

10 Casas com sofás integrados à arquitetura

Concebidos com o objetivo de aproveitar ao máximo o espaço, os móveis embutidos se tornaram cada vez mais populares como uma forma prática de atender às necessidades domésticas. A capacidade de adaptação ao espaço arquitetônico lhes permite, através de diferentes configurações ou materialidades, satisfazer diversos usos e funções e ser integrados à arquitetura. Entretanto, pode ser interessante nos fazermos a pergunta: este tipo de mobiliário é o que se adapta aos espaços residuais de nossas casas ou pode se tornar o protagonista e gerador dos espaços que projetamos?

Edifício residencial YPY 1731 / Arqtipo + Paola Castelnuovo

© Federico Kulekdjian
© Federico Kulekdjian

© Federico Kulekdjian© Federico Kulekdjian© Federico Kulekdjian© Federico Kulekdjian+ 42

San Martín, Argentina
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área :  1141
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano :  2021
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes :  Carpinterías CONSTRUSER ALVEAR, Corralón Tramontana AST, Hormigón elaborado ING. CASAS, Hydros, Ladrillos La Marisa, +4

Casas de metal na Argentina: 10 projetos revestidos em chapa metálica

Casa PRO.CRE.AR 01 / FRAM arquitectos. Imagem © Bruno TarenziCasa em El Pinar / Nicolas Bechis. Imagem © Federico CairoliDuas Casas Conde / Hitzig Militello Arquitectos. Imagem © Federico Kulekdjian PH-Agronomia / FRAM arquitectos + JES. Imagem © Fernando Schapochnik+ 16

Seja como fechamento de um sistema de construção a seco -como Steel ou Timber frame, montado em armações de aço ou perfis de madeira-, ou como revestimento exterior em obras construídas com sistemas tradicionais, a chapa nervurada é uma opção vantajosa quando se trata de pensar os acabamentos externos de um projeto arquitetônico devido a sua economia, sua manutenção mínima e sua versatilidade, permitindo o uso tanto enquanto fechamento vertical quanto como telhados.

10 Detalhes construtivos de pátios residenciais

Casa de los Pinos / XPIRAL. Image Casa Holmberg / Estudio Borrachia. Image Casa Tacuari / moarqs. Image Casa Patio / Ezequiel Spinelli + Facundo S. López. Image + 21

A entrada de luz natural, a melhoria das condições de ventilação e a possibilidade de potenciar a ligação com a natureza, sem que isso implique uma perda de privacidade, têm levado os pátios a se tornarem elementos frequentemente adotados e incorporados em muitos projetos arquitetônicos.

Os pátios caracterizam-se por serem áreas abertas ou semicobertas, localizadas no interior de edifícios e têm seus perímetros delimitados por paredes, galerias ou outros elementos. Estes espaços, externos mas contidos, em muitos casos desempenham um papel crucial na configuração e organização do projeto e, em alguns casos, representam a conexão entre os moradores e o exterior.

Residência ARANZAZU / Besonias Almeida Arquitectos

© Federico Kulekdjian
© Federico Kulekdjian

© Federico Kulekdjian© Federico Kulekdjian© Federico Kulekdjian© Federico Kulekdjian+ 33

Tortuguitas, Argentina
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área :  264
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano :  2017
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes :  Aluar, Awaduct, Cambre, Durlock, FV, +8

Pontes e passarelas para conectar espaços: 15 projetos de arquitetura na América Latina

Residencia M&M / Bonina Arquitetura. Image © Tony ChenCasa Candelaria / Llano Arquitectos. Image © Alejandro ArangoCasa MLA / Jacobsen Arquitetura. Image © Leonardo FinottiLa Tallera / Frida Escobedo. Image © Rafael Gamo+ 31

Pontes e passarelas são elementos de circulação horizontal que permitem estabelecer uma ligação física entre os espaços interiores ou exteriores de um projeto para resolver a sua articulação e poupar, em alguns casos, os desníveis existentes entre eles. Essas estruturas suspensas potencializam as conexões visuais entre os diferentes níveis e permitem criar percursos mais dinâmicos. 

Detalhes construtivos apresentam 16 formas de assentar tijolos

Os diferentes modos de dispor peças de alvenaria permitem configurar diversos espaços habitáveis. O tijolo está presente em espaços exteriores e interiores, que através de diferentes composições podem permitir a entrada da luz natural e gerar um ritmo dinâmico nas paredes.

Ao longo da história, o emparelhamento de tijolos constituiu algumas formas pré-determinas de disposição de peças, no entanto, existe uma infinidade de maneiras de distribuição, por este motivo selecionamos 16 projetos que evidenciam o potencial de estudo da posição dos tijolos.

© Onnis Luque© Nicolás Mántaras © Iwan Baan© Adria Goula + 81

Casas de menos de 100 m²: 30 exemplos de plantas

O desafio de projetar uma casa com um orçamento apertado e metros quadrados escassos, juntamente com o dever essencial de responder corretamente aos requisitos específicos do usuário, pode ser uma das atribuições mais motivadoras e provocativas para um arquiteto. Como aproveitar o espaço da melhor maneira? Como evitar o desperdício de material? Como antecipar a possível expansão futura da habitação? Como desenvolver uma arquitetura simples e ao mesmo tempo entregar um alto valor a seus habitantes?

Mergulhamos em nossa biblioteca de obras para ajudá-lo neste processo, selecionando 30 casas que oferecem soluções arquitetônicas interessantes em 70, 80 e 90 metros quadrados.

Integrar o passado: projetos contemporâneos que conservam fachadas preexistentes

Operar em entornos urbanos faz com que, na maioria dos casos, precisemos tomar decisões a respeito das preexistências materiais. O aumento na densidade das cidades afetou diretamente na porcentagem de espaço livre remanescente para desenvolver construções novas e independentes, dando lugar a debates a respeito de qual posição devemos tomar frente ao patrimônio edificado que ficou obsoleto - por detrimento ou incapacidade de satisfazer as necessidades funcionais da população contemporânea. Em situações em que os edifícios estão demasiado deteriorados ou os novos projetos estão longe das possibilidades espaciais que um edifício antigo pode oferecer, preservando apenas a fachada - como um envelope exterior, quase como um elemento epidérmico - pode ser apresentado como uma solução parcial que permite preservar, em parte, o caráter urbano de uma obra se esta tiver algum valor público ou cultural. A controvérsia surge, evidentemente, da falta de relação ou de ligação entre o interior -transformado - e o exterior -preservado.

Edifício LeBreton 4482 / Barq

© Federico Kulekdjian
© Federico Kulekdjian

© Federico Kulekdjian© Federico Kulekdjian© Federico Kulekdjian© Federico Kulekdjian+ 24

Buenos Aires, Argentina
  • Arquitetos: Barq
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área :  2000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano :  2014

Casa Banfield / Fabrizio Pugliese

© Federico kulekdjian© Federico kulekdjian© Federico kulekdjian© Federico kulekdjian+ 21

Banfield, Argentina
  • Arquitetos: Fabrizio Pugliese
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área :  90
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano :  2020
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes :  FV Ferrum, Microcolor, Petrilac, Piazza, Weber

Varandas com vegetação: detalhes e cortes de jardins em altura

25 Green / Luciano Pia. ImagemEdifício Lorena / Lucia Manzano Arquitetura + Paisagismo. Image Ediífcio PRV 843 / JL arquitectos. Image Bosco Verticale / Stefano Boeri Architetti. Image + 22

Agora que as varandas adquiriram uma grande relevância em todo mundo ao serem oficializadas como plataformas para a dispersão e a interação social em regiões onde a quarentena obrigatória - medida importa em um grande número de países para frear o contágio do COVID-19 - que não permitem que os habitantes saiam de seus apartamentos, é um momento oportuno para pensar nas ferramentas que temos para desenhar e qualificar esses espaços.

Arquitetura residencial argentina: 15 casas organizadas por pátios internos

Pátios internos se caracterizam por serem áreas descobertas, localizadas no interior dos edifícios e com seus perímetros delimitados por paredes ou galerias. Esses espaços exteriores, mas contidos, em muitos casos cumprem um papel crucial na configuração e organização da planta. Em certos casos, podem funcionar como um pulmão central, organizando os espaços ao longo de seu perímetro. Também podem ser concebidos como elementos organizadores de fluxos ou como espaços articulados, conectando e, ao mesmo tempo, dividindo diferentes setores do projeto.

40 Detalhes construtivos de concreto

A utilização histórica do concreto, devido a sua capacidade de se modelar e gerar diferentes formas, o torna uns dos materiais mais utilizados na hora de construir um projeto. O conhecido êxito do material aplicado a diferentes tipos de construções apresenta uma diversidade de detalhes que merecem uma atenção especial.

Veja uma seleção de 40 detalhes construtivos de projetos que se destacam pelo uso do concreto.