Conheça os vencedores do World Architecture Festival 2022

A Quay Quarter Tower (QQT), projetada pelo escritório 3XN, foi eleita Edifício do Ano de 2022 durante o 15º World Architecture Festival (WAF), realizado em Lisboa.

A torre de 206 metros, localizada perto da Sydney Opera House, é um edifício de escritórios disposto como uma vila vertical, criando um senso de comunidade e proporcionando espaços que se concentram na colaboração, saúde e bem-estar, com diversos terraços externos.

Conheça os vencedores do World Architecture Festival 2022 - Imagem 2 de 16Conheça os vencedores do World Architecture Festival 2022 - Imagem 3 de 16Conheça os vencedores do World Architecture Festival 2022 - Imagem 4 de 16Conheça os vencedores do World Architecture Festival 2022 - Imagem 5 de 16Conheça os vencedores do World Architecture Festival 2022 - Mais Imagens+ 11

Construída em cinco volumes móveis empilhados, a 3XN empregou uma estratégia radical de sustentabilidade que envolveu a reciclagem da torre existente. A série de átrios empilhados cria uma coluna social com vistas excepcionais, ao mesmo tempo que permite a entrada de luz natural em cada pavimento.

Conheça os vencedores do World Architecture Festival 2022 - Imagem 2 de 16
Quarter Tower / 3XN © Phil Noller. Imagem Cortesia de World Architecture Festival

Paul Finch, Diretor de programa do World Architecture Festival comentou: "O vencedor foi encarregado de projetar um edifício em um local de destaque, e reter uma grande proporção de uma torre comercial existente de cinquenta anos. O resultado foi um excelente exemplo de reutilização adaptativa, com uma excelente redução de carbono. A torre é um exemplo de um projeto de espaços de trabalho produzido antes da pandemia de COVID que, no entanto, proporcionou um espaço saudável e atraente para os usuários pós-pandemia. O cliente estava preparado para arriscar a construção de uma ideia em uma base especulativa - funcionou".

Conheça os vencedores do World Architecture Festival 2022 - Imagem 7 de 16
Quay Quarter Tower / 3XN ©MartinSiegner. Imagem Cortesia de World Architecture Festival

O vencedor foi selecionado por um super júri de visionários da indústria global de arquitetura - composto por Tracy Meller, Rogers Stirk Harbour + Partners; Jo Noero, Noero Architects; John Wardle, John Wardle Architects; Issa Diabaté, Koffi & Diabaté Architectes, e Murat Tabanlioglu, Tabanlioglu Architects.

Conheça os vencedores do World Architecture Festival 2022 - Imagem 6 de 16
Quay Quarter Tower / 3XN ©Fred Holt. Imagem Cortesia de World Architecture Festival

Projeto de Interior do Ano

A Biblioteca Infantil Pingtan da Condition_Lab foi nomeado o Projeto de Interior Mundial do Ano de 2022. O projeto, localizado na China, foi selecionado em uma lista de 11 categorias para receber o prêmio final.

Conheça os vencedores do World Architecture Festival 2022 - Imagem 3 de 16
Biblioteca Pingtan / Condition_Lab © Sai Zhao.Imagem Cortesia de World Architecture Festival

A biblioteca é uma pequena estrutura de madeira, que se baseia na tipologia das tradicionais "Dong Houses", composta principalmente de duas escadas helicoidais entrelaçadas. O valor do projeto está focado na brincadeira e preservação da cultura tradicional para os jovens usuários e na disciplina do design, destacando a importância social da arquitetura.

Conheça os vencedores do World Architecture Festival 2022 - Imagem 8 de 16
Biblioteca Pingtan / Condition_Lab © Sai Zhao.Imagem Cortesia de World Architecture Festival
Conheça os vencedores do World Architecture Festival 2022 - Imagem 9 de 16
Corte. Imagem Cortesia de World Architecture Festival

Os juízes ficaram impressionados com a "carpintaria tradicional" do projeto para crianças, "os verdadeiros usuários desta estrutura encantadora, onde podem brincar nos degraus, pegar um livro ou espiar seus amigos”. Eles parabenizaram a Condition_Lab por criar "um espaço para a comunidade e alcançá-lo".

Conheça os vencedores do World Architecture Festival 2022 - Imagem 10 de 16
Biblioteca Pingtan / Condition_Lab © Sai Zhao.Imagem Cortesia de World Architecture Festival

O prêmio INSIDE Projeto de Interior do Ano foi julgado pelos super jurados do festival INSIDE 2022: Linzi Cassels, Perkins + Will; Ann Lau, Hayball; Eva Jiřičná, AI – DESIGN; Johnny Chiu, JC Architecture e Nigel Coates.

Conheça os vencedores do World Architecture Festival 2022 - Imagem 11 de 16
Biblioteca Pingtan / Condition_Lab © Sai Zhao.Imagem Cortesia de World Architecture Festival

Projeto Futuro do Ano

O Projeto Futuro do Ano 2022, celebra o melhor da arquitetura do mundo que ainda não foi concluído. O projeto vencedor foi concedido ao Dream Pathway / Uma conexão entre o parque recreativo desportivo e uma rua cultural, no Irã, de autoria do CAATStudio (Kamboozia Architecture and Design Studio).

Conheça os vencedores do World Architecture Festival 2022 - Imagem 4 de 16
Dream Pathway / CAATStudio (Kamboozia Architecture and Design Studio). Imagem Cortesia de World Architecture Festival

O projeto apresenta uma via urbana para pedestres e ciclistas na parte ocidental do complexo de colinas de Abbas Abad, em Teerã. O projeto, uma vez concluído, terá como objetivo criar uma narrativa interativa atrativa na cidade que move os usuários entre quatro zonas diferentes através do uso de terra batida e formas geométricas.

Conheça os vencedores do World Architecture Festival 2022 - Imagem 13 de 16
Dream Pathway / CAATStudio (Kamboozia Architecture and Design Studio). Imagem Cortesia de World Architecture Festival

O super júri do Projeto Futuro do WAF, incluiu: Shane O'Toole, University College Dublin; Sir Peter Cook; Nadia Tromp, Ntsika Architects; Mario Cucinella, MCA - Mario Cucinella Architects, e Yui Tezuka, Tezuka Architects.

Os juízes descreveram o projeto como "um conceito arquitetônico e urbano original que faz jus ao título e à ambição de seu projeto" e o parabenizaram por sua "geometria primorosamente controlada", que eles sentiram "proporcionar uma surpreendente continuidade" entre o "padrão de rua da cidade e o novo destino de parque do distrito".

Conheça os vencedores do World Architecture Festival 2022 - Imagem 12 de 16
Dream Pathway / CAATStudio (Kamboozia Architecture and Design Studio). Imagem Cortesia de World Architecture Festival

Paisagismo do Ano

O prêmio de Paisagismo do Ano 2022 foi concedido ao Atelier SHANCUN, Escola de Arquitetura, Universidade de Tsinghua + Instituto Anshun de Arquitetura por seu projeto de Preservação e Reabilitação da Paisagem Rural de Gaodang: Uma Vila do Grupo Minoritário Étnico Buyi no sudoeste da China. O projeto foi selecionado como o vencedor da categoria Paisagem Rural.

Conheça os vencedores do World Architecture Festival 2022 - Imagem 5 de 16
Preservação e Reabilitação da Paisagem Rural de Gaodang © Anshun Institute of Architectural Design. Imagem Cortesia de World Architecture Festival

O super júri deste quesito incluiu: Todd Longstaffe-Gowan, Todd Longstaffe-Gowan Landscape Design; Lily Jencks, LilyJencksStudio | Jencks Quadrado; Mariana Simas, studio mk27, e Zaš Brezar, Landzine.

Conheça os vencedores do World Architecture Festival 2022 - Imagem 15 de 16
Preservação e Reabilitação da Paisagem Rural de Gaodang © Anshun Institute of Architectural Design. Imagem Cortesia de World Architecture Festival

Os juízes elogiaram o projeto como "um esquema incrivelmente sensível de conservação de vilarejos, que devolve a vida à China rural". O projeto reúne uma rica diversidade de partes interessadas nos últimos sete anos, para realizar um projeto que garanta que esta comunidade rural permaneça no futuro.

Conheça os vencedores do World Architecture Festival 2022 - Imagem 16 de 16
Planta. Imagem Cortesia de World Architecture Festival

World Architecture Festival 2023

O festival se reunirá em 2023 em Cingapura para sua 16ª edição, de 29 de novembro a 1º de dezembro. As inscrições já estão abertas.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Hernández, Diego. "Conheça os vencedores do World Architecture Festival 2022" [Meet the Winners of the World Architecture Festival 2022] 08 Dez 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/993345/conheca-os-vencedores-do-world-architecture-festival-2022> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.