Centro Cultural Soul / TEMP

Centro Cultural Soul / TEMP - Fotografia de Exterior, Janela, Porta, Tijolo, FachadaCentro Cultural Soul / TEMP - Fotografia de Interiores, EscadaCentro Cultural Soul / TEMP - Fotografia de Interiores, EscadaCentro Cultural Soul / TEMP - Fotografia de InterioresCentro Cultural Soul / TEMP - Mais Imagens+ 27

  • Arquitetos: TEMP
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1300
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Weiqi Jin, Ye Ban
  • Arquiteto Responsável: Howard Jiho Kim
  • Equipe De Projeto: Woohyung Choi, Francesca Tongxin Guan, Yaodong Ding
  • Cliente: Soul Art Center
  • Cidade: Pequim
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Centro Cultural Soul / TEMP - Fotografia de Exterior, Janela, Porta, Tijolo, Fachada
© Ye Ban

Descrição enviada pela equipe de projeto. Fundado por um ex-executivo de mídia, este centro cultural é o mais novo estabelecimento no distrito 798 de Pequim. Aninhado em um dos prédios da rua principal, ele recebe um toque de história que simboliza as parcerias industriais soviético-alemãs-chinesas da década de 1950. Nos anos 90, essas estruturas da Bauhaus se tornaram o terreno fértil para uma comunidade artística engajada, abrindo caminho para um bairro que hospeda galerias e butiques. O projeto leva o nome de "sòng 頌" (música), entretanto, incorpora mais outras formas artísticas do que a música propriamente dita. Esse formato poético tem origem em rituais que entoam odes aos seres superiores. Nenhuma cultura vive sem rituais. Encomendado para dar ao espaço um novo começo ambicioso, TEMP revitaliza o local com uma abordagem drasticamente diferente de seus inquilinos anteriores. Fazendo referência a locais de rituais de várias culturas, a equipe elaborou cuidadosamente uma jornada despretensiosa fomentando a arte como uma ode à sua espiritualidade secular.

Centro Cultural Soul / TEMP - Fotografia de Interiores, Janela
© Weiqi Jin

Grande contemplação. Em sua entrada, tijolos de vidro cintilantes envolvem os tijolos vermelhos originais do edifício, iluminando graciosamente a sobreposição de opacidade e transparência, história e modernidade. Um túnel curto e estreito admite visitantes com uma sensação de mistério. A circulação, então, se divide em uma área de estar no segundo nível e uma sala de exposições principal no primeiro. À medida que se avança, os ambientes aumentam a cada volta, abrindo a visão para um salão de 8 metros de altura em seu centro.

Centro Cultural Soul / TEMP - Fotografia de Interiores
© Weiqi Jin

TEMP projetou sobrecargas curvas que pesam suavemente sob o telhado industrial. As ondas repetitivas, como nuvens, sugerem a mudança do céu visto através das claraboias, permitindo que a luz natural etérea banhe o salão ao longo do dia.

Centro Cultural Soul / TEMP - Fotografia de Interiores, Escada
© Weiqi Jin
Centro Cultural Soul / TEMP - Fotografia de Interiores, Janela
© Weiqi Jin

Uma Jornada Ritualística. Em todas as culturas, as luzes servem a propósitos práticos e espirituais. Onde a luz natural não incide, as luzes artificiais continuam de acordo com uma experiência ritualística saudável. Entre a estrutura industrial e a nova saliência curva, fitas de LED são instaladas atrás das curvas, iluminando as abóbadas e refletindo a luz suave à medida que a noite chega. Ao longo de escadas e caminhos, as luzes se encaixam em fendas estreitas, evocando uma luz discreta.

Centro Cultural Soul / TEMP - Fotografia de Interiores
© Weiqi Jin

Somando-se a este santuário de arte estão os nichos de diferentes formas. Projetados para emoldurar objetos de arte de vários tamanhos, eles atraem o olhar e funcionam como altares seculares para a arte que aguarda apreciação. Um contraste de cores neutras define o caráter do centro cultural. O reboco bege e o piso de madeira criam um ambiente aconchegante que o fundador idealizou para os visitantes. Por outro lado, paredes cinzas conduzem visualmente a espaços secundários como lojas de arte e recepções.

Centro Cultural Soul / TEMP - Fotografia de Interiores, Corrimão
© Weiqi Jin

Restauração íntima. O TEMP aproveita a configuração exclusiva de 2 andares para criar mais contraste. Enquanto o primeiro incentiva a contemplação da grandeza, o segundo inspira a restauração íntima. As divisórias são instaladas para isolar salas menores umas das outras. TEMP estiliza suas conexões com ternura para uma jornada de exploração curiosa. A abertura da fenda permite a "espiada" em uma sala de chá enclausurada, enquanto degraus, aberturas inferiores e nichos se tornam lembretes dispersos de devoção. Como o fundador se esforça para criar um percurso multidimensional para a arte, TEMP combina funcionalidade e contemplação, uma servindo à criatividade artística e outra aos anseios humanísticos.

Centro Cultural Soul / TEMP - Fotografia de Interiores, Janela
© Weiqi Jin

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:798 Art District, Chaoyang, Pequim, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Centro Cultural Soul / TEMP" [Soul Art Center / TEMP] 02 Dez 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/992978/centro-cultural-soul-temp> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.