Inscrições abertas para a 24ª Premiação IABsp

Estão abertas as inscrições para a 24ª Premiação IABsp 2022 – tradicional e reconhecido prêmio da área de arquitetura e urbanismo – organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – entidade com mais de cem anos de existência. “Esta edição procura consolidar os avanços da edição nacional, celebrada em 2021, afinando as categorias e subcategorias à realidade de nossa profissão.” Hannah Machado, Co-presidente do IABsp

Até dia 21 de novembro, arquitetos e urbanistas poderão fazer a inscrição gratuita pelo site. A participação é aberta somente a associados do IAB de qualquer um dos Departamentos Estaduais de todo o país, que tenham trabalhos e propostas executadas no estado de São Paulo a partir de janeiro de 2017. Mas, a boa notícia é poder se associar durante o período das inscrições.

Valem arquitetos e urbanistas com produções individuais, autônomos, organizados em escritórios, assessorias técnicas, coletivos, cooperativas, grupos de pesquisa, grupos de extensão e outras formas de organização de trabalho coletivo. E também organizações não governamentais, órgãos e empresas públicas, empresas privadas e coletivos, desde que tenham pelo menos um autor ou coordenador técnico arquiteto. Não serão aceitos trabalhos finais de graduação, dissertações de mestrado, teses de doutorado e de pós-doutorado, assim como projetos de iniciação científica e de extensão universitária”, ressalta Jaime Solares, coordenador desta edição do prêmio.

Entre as vantagens, um mesmo titular poderá inscrever quantos trabalhos desejar, desde que não seja inscrito em mais de uma categoria.

Por falar em categorias da premiação, as quatro definem um conjunto de práticas profissionais no campo da arquitetura e do urbanismo, que serão avaliados por comissões julgadoras específicas: edificações; interiores e design; urbanismo, planejamento e cidades e cultura arquitetônica. Serão divididas em subcategorias, que dialogam entre si dentro de uma mesma categoria, mas que apresentam expressões, escopos, objetivos e objetos distintos, ainda que por vezes complementares.

Em edificações serão avaliados obras concluídas e projetos de edificações nas diversas tipologias e programas.

  • residencial e habitação de interesse social: habitação unifamiliar, multifamiliar, habitações de interesse social ou qualquer programa residencial de qualquer escala, além de Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social (ATHIS).
  • equipamentos, indústria e serviços: equipamentos públicos e privados institucionais, culturais, educacionais entre outros; programas industriais tal como fábricas, plantas fabris, galpões, laboratórios, centrais de distribuição; além de programas ligados ao setor de serviços, tais como mercados, shoppings centers, lojas, clínicas, escritórios e espaços ligados ao setor terciário ou terciário superior.
  • restauro, retrofit e requalificação: restauro, retrofit, requalificação, reforma, ampliação, renovação de edifícios considerados patrimônio cultural de caráter histórico, necessariamente tombados em ao menos uma das instâncias públicas de proteção ao patrimônio cultural (municipal, estadual ou federal).

Na subcategoria Interiores e Design serão avaliadas obras construídas e projetos de interiores, ou que agenciam temporalidades e escalas reduzidas.

  • arquitetura de interiores:  arquitetura de interiores e decoração, notadamente reformas ou qualificação de espaços internos novos.
  • arquitetura efêmera: projetos com ciclo de vida determinado, com montagem e desmontagem, destinados a um uso esporádico ou terminativo, como cenografias, expografias, instalações, stands de venda e pavilhões.
  • objeto: desenho industrial, de mobiliários e de objetos em geral.

Em Urbanismo, Planejamento e Cidades a avaliação será de projetos, obras, planos, programas e ações, executadas ou não, voltados ao espaço público, ou privado de uso coletivo.

  • desenho urbano e paisagismo:projetos de reestruturação urbana; de espaços públicos; de infraestruturas; de sistemas urbanos ambientais; de áreas verdes e espaços livres, seja de uso público ou privado.
  • planejamento urbano: planos de ordenação territorial; planos diretores municipais; programas e planos de políticas setoriais; governança e gestão urbana.
  • ativismo urbano Travessias: em consonância com as agendas políticas discutidas na 13ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, serão avaliados em separado as propostas que envolverem as ações de ativismo urbano e iniciativas de promoção do direito à cidade.

Em Cultura Arquitetônica, serão considerados os produtos de iniciativas artísticas, culturais, acadêmicas e educacionais de difusão, reflexão e ensino pertinentes ao campo da arquitetura e do urbanismo.

  • publicação: de diversos formatos e fins (que tenham código ISBN), como livros, compêndios, manuais e periódicos.
  • visualidades:  produtos e processos com temáticas relativos ao campo da arquitetura e urbanismo, como mostras de fotografia; produções audiovisuais; exposições de artes plásticas e ilustrações; projetos de comunicação visual, e sinalização.
  • técnicas e tecnologia: pesquisa concluída ou produção de novos materiais; projetos estruturais inovadores; softwares, aplicativos e equipamentos; patentes; projetos e programas de inovação social; pesquisas e construção que utilizem técnicas tradicionais locais, que inclui a valorização de saberes autóctones ou que discutam a sustentabilidade na prática.

Desde a primeira edição, em 1967, a Premiação IABsp constituiu-se como uma importante plataforma de promoção da crítica e da divulgação da arquitetura e do urbanismo. A premiação procura contemplar projetos e obras referenciais, ao identificar os avanços e desafios enfrentados na produção da arquitetura. Busca também premiar propostas engenhosas e significativas, principalmente aquelas que contribuem para o desenvolvimento da técnica, do conhecimento e do ambiente construído em diálogo com a natureza, sociedade, economia e cultura em todo o território nacional.

24ª Premiação IABsp 2022

Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "Inscrições abertas para a 24ª Premiação IABsp" 15 Nov 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/992179/inscricoes-abertas-para-a-24a-premiacao-iabsp> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.