Novo centro comercial e cultural do OMA em Tóquio começa a ser construído

O Harajuku Quest, projetado por Shohei Shigematsu e OMA New York, é um centro comercial e cultural no distrito de Harajuku, em Tóquio. Localizado entre Omotesando e Oku-Harajuku, o edifício faz parte da nova etapa do projeto "With Harajuku", um empreendimento urbano que visa facilitar o fluxo de pessoas através de uma série de praças e espaços comerciais. Harajuku Quest busca atrair pessoas e atividades tanto de Omotesando como de Oku-Harajuku e tem conclusão prevista para 2025.

Novo centro comercial e cultural do OMA em Tóquio começa a ser construído - Imagem 2 de 19Novo centro comercial e cultural do OMA em Tóquio começa a ser construído - Imagem 3 de 19Novo centro comercial e cultural do OMA em Tóquio começa a ser construído - Imagem 4 de 19Novo centro comercial e cultural do OMA em Tóquio começa a ser construído - Imagem 5 de 19Novo centro comercial e cultural do OMA em Tóquio começa a ser construído - Mais Imagens+ 14

Novo centro comercial e cultural do OMA em Tóquio começa a ser construído - Imagem 3 de 19
NTT Harajuku Quest. Imagem © OMA and INPLACE

Omotesando é uma região caracterizada por uma forte identidade urbana com uma grande via axial em uma área definida por ruas sinuosas e não lineares. Os corredores urbanos são reconhecidos pelas amplas calçadas cercadas com árvores zelkova e pelas atraentes instalações comerciais, incluindo flagships de marcas bem conhecidas. A crescente necessidade de um marketing extenso na arquitetura de varejo levou ao crescimento do tamanho dos edifícios ao longo do tempo.

Novo centro comercial e cultural do OMA em Tóquio começa a ser construído - Imagem 4 de 19
NTT Harajuku Quest. Imagem © OMA and INPLACE

Logo ao norte do corredor principal de Omotesando, Oku-Harajuku oferece uma experiência mais íntima, mais semelhante a uma paisagem urbana de "aldeia" com ruas orgânicas e edifícios em escala humana que abrigam lojas independentes. Ao longo das últimas décadas, o bairro cultiva uma cultura jovem distinta e um movimento criativo, reconhecido globalmente como uma grande influência na moda streetstyle.

O novo edifício responde aos dois contextos criando um único volume, adaptado e manipulado para responder aos diferentes personagens e adequar-se aos regulamentos de zoneamento. Em Omotesando, o movimento das fachadas cria uma expressão escultórica, enquanto o lado voltado para Oku-Harajuku tem trechos escalonados para criar uma fachada habitável. Este gesto também ajuda a diminuir a escala percebida do edifício e permite uma variedade de espaços abertos ou programas que se espalham em direção a Harajuku.

Novo centro comercial e cultural do OMA em Tóquio começa a ser construído - Imagem 5 de 19
NTT Harajuku Quest. Imagem © OMA and INPLACE

A conjunção de Omotesando e Oku-Harajuku incorpora uma dualidade do contexto urbano, bem como a moda e a cultura de varejo de Tóquio. Foi essencial para o novo edifício fazer a ponte entre as duas áreas e expressar duas histórias. Como dois lados da mesma moeda, um único edifício transmite personalidades alternativas, ligadas por um novo corredor público. Harajuku Quest atua como um ponto de convergência visual e programático de Omotesando e Oku-Harajuku, um ponto de encontro onde os visitantes podem experimentar as atividades e a aura da moda global e da cena cultural local simultaneamente. - Shohei Shigematsu, Sócio da OMA

Novo centro comercial e cultural do OMA em Tóquio começa a ser construído - Imagem 8 de 19
NTT Harajuku Quest. Imagem © OMA and INPLACE

O escritório de arquitetura reconhecido internacionalmente OMA revelou recentemente o projeto para a sede do Discovery Partners Institute em Chicago, um projeto também liderado pelo parceiro Shohei Shigematsu, em colaboração com Jacobs. O escritório também está liderando um projeto de reutilização adaptativa em Detroit, transformando uma antiga padaria e armazém em um espaço de uso misto comunitário voltado às artes e educação.

Novo centro comercial e cultural do OMA em Tóquio começa a ser construído - Imagem 12 de 19
NTT Harajuku Quest. Imagem © OMA and INPLACE

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Novo centro comercial e cultural do OMA em Tóquio começa a ser construído" [Construction Begins at OMA / Shohei Shigematsu’s Commercial and Cultural Center in Harajuku, Tokyo] 08 Nov 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/991694/novo-centro-comercial-e-cultural-do-oma-em-toquio-comeca-a-ser-construido> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.