Pavilhão da Biblioteca Lea Bridge / Studio Weave

Pavilhão da Biblioteca Lea Bridge / Studio Weave - Fotografia de ExteriorPavilhão da Biblioteca Lea Bridge / Studio Weave - Fotografia de Exterior, FachadaPavilhão da Biblioteca Lea Bridge / Studio Weave - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, VigaPavilhão da Biblioteca Lea Bridge / Studio Weave - Fotografia de Interiores, MesaPavilhão da Biblioteca Lea Bridge / Studio Weave - Mais Imagens+ 33

  • Arquitetos: Studio Weave
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  250
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Jim Stephenson
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  IQ Glass, Metsa Woods
  • Cliente: London Borough of Waltham Forest
  • Móveis E Carpintaria: Sebastian Cox
  • Cidade: Londres
  • País: Reino Unido
Mais informaçõesMenos informações
Pavilhão da Biblioteca Lea Bridge / Studio Weave - Fotografia de Exterior
© Jim Stephenson

Descrição enviada pela equipe de projeto. O escritório de arquitetura Studio Weave, com sede em Londres, ampliou a Lea Bridge Library, listada como imóvel patrimonial Grau II, no leste de Londres, adicionando um café e um espaço comunitário adaptável com uma conexão aprimorada com os jardins da biblioteca, resultando em um renovado coração cívico para o bairro de Waltham Forest.

Pavilhão da Biblioteca Lea Bridge / Studio Weave - Fotografia de Exterior, Madeira, Tijolo, Fachada, Viga, Janela
© Jim Stephenson
Pavilhão da Biblioteca Lea Bridge / Studio Weave - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Jim Stephenson

Para conectar a comunidade local e futura à medida que o bairro passa por um período de crescimento e regeneração cultural, o Studio Weave explorou o papel em mudança de uma biblioteca na infraestrutura cívica moderna, concebendo uma nova ala que oferece lugares para trabalhar, aprender, socializar e se reunir.

Pavilhão da Biblioteca Lea Bridge / Studio Weave - Fotografia de Exterior, Fachada
© Jim Stephenson

A nova ala de 250 metros quadrados está localizada na parte posterior da biblioteca eduardiana de tijolos vermelhos e ocupa o limite oeste do terreno, projetada para tocar levemente o edifício histórico existente e seu espaço verde, o Friendship Gardens. O Studio Weave utilizou a parede do jardim leste existente como uma espinha dorsal estrutural, ancorando a estrutura e o volume do edifício a um lado, garantindo uma conexão aberta com os jardins. Vigas em balanço de madeira laminada de alta resistência (LVL) sustentam as longas vidraças suspensas e o teto flutuante de ripas de madeira. O plano envidraçado do chão ao teto, ao longo de todo o alçado leste, convida o exterior a entrar, criando uma conexão visual e física com o jardim.

Pavilhão da Biblioteca Lea Bridge / Studio Weave - Fotografia de Interiores, Viga, Janela, Pilar
© Jim Stephenson

O Studio Weave projetou a nova extensão da Lea Bridge Library situada harmoniosamente entre as árvores existentes no jardim, resultando em uma planta retangular pontuada por um impressionante recorte de vidro semicircular. O pavilhão se curva e se eleva em um ponto central para proteger o sistema radicular de uma tília madura. Os arquitetos usaram essa limitação momentânea como uma oportunidade para acondicionamento de ar compartimentar o pavilhão. Uma porta de madeira giratória está alinhada com a marcenaria da parede e se move para criar um espaço flexível destinado à eventos privados, oferecendo um valioso ativo comunitário e, ao mesmo tempo, um fluxo de receita adicional para a biblioteca. Uma longa galeria coberta se estende por toda a nova adição, apresentando uma passarela de pedra natural suavemente graduada para garantir acesso nivelado ao espaço de eventos. Uma fachada de painéis e colunas de concreto pré-moldado vermelho em ziguezague acena para o tom do tijolo usado na biblioteca existente e esconde a drenagem que capta e redireciona a água para as raízes das árvores abaixo do edifício.

Pavilhão da Biblioteca Lea Bridge / Studio Weave - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Viga
© Jim Stephenson
Pavilhão da Biblioteca Lea Bridge / Studio Weave - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Viga
© Jim Stephenson
Pavilhão da Biblioteca Lea Bridge / Studio Weave - Imagem 38 de 38

A acessibilidade é fundamental para o sucesso e uso popular do espaço. Dessa forma, o Studio Weave projetou dois novos pontos de acesso para atrair visitantes pelos jardins nas laterais e nos fundos do local, contornando a zona tranquila da biblioteca. A entrada principal e o foyer da biblioteca foram reformados para incluir novas instalações de banheiro, estacionamento e uma sala de funcionários no andar superior. Do foyer, o novo café recebe os visitantes antes de se abrir para o espaço principal. Uma parede contínua de madeira canelada conecta estantes com assentos de embutidos, gerando “salas” de leitura abertas e intercaladas. O layout de planta livre pode ser adaptado para uma variedade de atividades culturais, recreativas e comunitárias e ser usado em diferentes momentos do dia por diferentes grupos e usuários da biblioteca.

Pavilhão da Biblioteca Lea Bridge / Studio Weave - Fotografia de Interiores, Armário
© Jim Stephenson

A abordagem rigorosa dos arquitetos à sustentabilidade é vista em todo o edifício. O Studio Weave equilibrou delicadamente um espaço comunitário leve e de planta livre que se beneficia de uma estratégia de refrigeração passiva apoiada por ventilação mecânica com recuperação de calor (MVHR). O teto é cuidadosamente posicionado para proteger o piso da luz solar direta, e a parede de vidro contínua se abre em intervalos para permitir a ventilação cruzada natural.

Pavilhão da Biblioteca Lea Bridge / Studio Weave - Imagem 25 de 38

A reutilização é um tema presente em todo o novo pavilhão. Toda a madeira interna, usada nos revestimentos e móveis, foi recuperada de árvores derrubadas nas ruas e parques de propriedade pública em Londres, em um esforço para reduzir a pegada de carbono do pavilhão e reutilizar os resíduos existentes. As espécies de árvores recuperadas incluem álamo, sicômoro, freixo, azinheira, carvalho, sequoia, castanheira-da-Índia e muito mais, e adicionam uma rica variedade de texturas e tons aos móveis sob medida e soltos. O Studio Weave trabalhou em estreita colaboração com o fabricante de móveis local Sebastian Cox, projetando uma banqueta embutida com prateleiras de madeira ripada que se estende ao longo do pavilhão, reforçando a ligação com a biblioteca enquanto cria uma linguagem visual natural que é ecoada pelas árvores do jardim. Sebastian Cox também projetou mesas, cadeiras e sofás personalizados para o novo espaço, todos feitos a partir de 25 metros cúbicos de resíduos de madeira.

Pavilhão da Biblioteca Lea Bridge / Studio Weave - Fotografia de Interiores, Viga
© Jim Stephenson
Pavilhão da Biblioteca Lea Bridge / Studio Weave - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Jim Stephenson
Pavilhão da Biblioteca Lea Bridge / Studio Weave - Fotografia de Interiores, Viga, Corrimão
© Jim Stephenson

O projeto é um elemento crítico da regeneração cultural comunitária do Borough of Waltham Forest, apoiado com £ 411.000 do Good Growth Fund da Greater London Authority. O Studio Weave está agora trabalhando na segunda fase do desenvolvimento da Biblioteca, reorganizando o jardim de forma abrangente e adicionando instalações que serão entregues até o verão de 2023.

Pavilhão da Biblioteca Lea Bridge / Studio Weave - Fotografia de Interiores, Prateleira
© Jim Stephenson

A extensão revitalizou a biblioteca como um importante centro cultural e comunitário através do qual a coesão social é promovida, oferecendo eventos, atividades e oportunidades para capacitar os moradores. Em um local onde a biblioteca oferece acesso a uma riqueza de conhecimento, a arquitetura do Studio Weave oferece um bem público aberto e espaços para a comunidade compartilhar experiências.

Pavilhão da Biblioteca Lea Bridge / Studio Weave - Fotografia de Exterior, Fachada
© Jim Stephenson

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Leyton, Londres, Reino Unido

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Pavilhão da Biblioteca Lea Bridge / Studio Weave" [Lea Bridge Library Pavilion / Studio Weave] 01 Nov 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/991375/pavilhao-da-biblioteca-lea-bridge-studio-weave> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.