Casa ASJS / Pedro Mosca & Pedro Gonçalves Arquitectos

Casa ASJS / Pedro Mosca & Pedro Gonçalves Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCasa ASJS / Pedro Mosca & Pedro Gonçalves Arquitectos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Pia, BancadaCasa ASJS / Pedro Mosca & Pedro Gonçalves Arquitectos - Fotografia de Interiores, Dormitório, JanelaCasa ASJS / Pedro Mosca & Pedro Gonçalves Arquitectos - Fotografia de Interiores, Escada, CorrimãoCasa ASJS / Pedro Mosca & Pedro Gonçalves Arquitectos - Mais Imagens+ 23

Porto, Portugal
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  195
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:José Campos
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ARTEBEL, Cinca, DANOSA, GLOBALPAV, JNF, Jular, Margres, Secil, Texsa, Umbelino Monteiro, Weber
  • Arquitetos Responsáveis: Pedro Mosca, Pedro Gonçalves
  • Colaboradores: Luísa Barreira
  • Engenharia: ASPP Engenheiros Associados
  • Outras Empresas: Encore - Engenharia, Construção e Reabilitação
  • Cidade: Porto
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa ASJS / Pedro Mosca & Pedro Gonçalves Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© José Campos

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa ASJS situa-se no Porto e o terreno em que se insere tem as características típicas do lote do século XIX na cidade: forma retangular, estreito e comprido. Por isso, é priorizada a preservação do traçado original da rua e, consequentemente, do alçado existente. Em contraponto, o alçado tardoz reflete uma maior liberdade de desenho e, desse modo, foram utilizados os alinhamentos vizinhos enquanto mote para o desenho da volumetria na fachada.

Casa ASJS / Pedro Mosca & Pedro Gonçalves Arquitectos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Pia, Bancada
© José Campos

A nossa intervenção teve como principais intenções a continuidade e o respeito pelos alinhamentos do edificado pré-existente, o tratamento do alçado e a ampliação de um piso acima do rés-do-chão e de uma meia-cave. 

Casa ASJS / Pedro Mosca & Pedro Gonçalves Arquitectos - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© José Campos
Casa ASJS / Pedro Mosca & Pedro Gonçalves Arquitectos - Fotografia de Interiores, Dormitório, Janela
© José Campos

Deste modo, a moradia passa a ter três pisos: meia-cave, piso térreo e sótão. A entrada faz-se a Sul, através do espaço canal que comunica com a rua e o logradouro do lote, entre a meia-cave e o rés-do-chão, pelo que, após se descer meio piso, se encontra a sala de estar, uma instalação sanitária de serviço, a lavandaria, um espaço de arrumos e a cozinha – com área de jantar -, que está em contacto direto, com o primeiro patamar do logradouro. No piso do rés-do-chão, encontra-se um quarto com suite, um quarto de banho completo e, ainda, um quarto com zona de escritório. No último piso, no sótão, encontramos duas salas, cada uma servida por uma varanda.

Casa ASJS / Pedro Mosca & Pedro Gonçalves Arquitectos - Imagem 20 de 28
Planta - Baixa
Casa ASJS / Pedro Mosca & Pedro Gonçalves Arquitectos - Imagem 27 de 28
Corte - Longitudinal

O logradouro divide-se em patamares, de modo a controlar as variações de cota do terreno e é composto por um espaço de jardim e por um pátio. Enfatiza-se, ainda, a necessidade de trazer a luz até ao piso em meia-cave e cria-se um mecanismo de escada e claraboia que atravessa a casa e, a partir de espaços de varandim, ilumina a cozinha e a sala. Posto isto, são possibilitadas diversas relações visuais entre a escada e as zonas sociais da casa. A escada torna-se, assim, um percurso onde desaparecemos e aparecemos, criando um circuito de comunicação.

Casa ASJS / Pedro Mosca & Pedro Gonçalves Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© José Campos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa ASJS / Pedro Mosca & Pedro Gonçalves Arquitectos" 22 Out 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/990727/casa-mtb-pedro-mosca-and-pedro-goncalves-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.