Parque Esportivo Quzhou / MAD Architects

Parque Esportivo Quzhou / MAD Architects - Fotografia de Exterior, UrbanoParque Esportivo Quzhou / MAD Architects - Fotografia de ExteriorParque Esportivo Quzhou / MAD Architects - Fotografia de ExteriorParque Esportivo Quzhou / MAD Architects - Fotografia de Interiores, ArcadaParque Esportivo Quzhou / MAD Architects - Mais Imagens+ 31

  • Sócios: Yansong Ma, Qun Dang, Yosuke Hayano
  • Arquitetos Colaboradores: Huiying Liu, Changrui Fu, Kin Li
  • Equipe De Projeto: Chen Xu, Cunhao Li, Guangchong Li, Gang Li, Yin Ma, Hui Li, Jin Tian, Kai Zhang, Yue Ma, Haimeng Zhou, Yuhan Xiao, Le Su, Wenzhao Kang, Lin Yu, Bo Zhang, Yufei Zhang, Qi Wang, Minzhe Song, Xi Cao, Hailun Liu, Xiaomei Zhang, Kangcheng Zheng, Thoufeeq Ahmed Alessandro Fisalli, Melanie Weitz, Yuki Ishigami, Luis Torres, Pittayapa Suriyapee, Neeraj Mahajan, Connor Hymes, Iting Lien, Kyung Eun Na
  • Cliente: Quzhou West District Development Committee, Quzhou Baoye Sports Construction and Operation Co., Ltd
  • Arquitetura: CCDI Group
  • Projeto Estrutural: Schlaich Bergermann Partner
  • Projeto Elétrico E Hidráulico: SC Consultants Limited
  • Consultoria De Fachada: RFR Asia
  • Projeto De Sinalização: Nippon Design Center, Inc.
  • Cidade: Quzhou
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Parque Esportivo Quzhou / MAD Architects - Fotografia de Exterior, Urbano
© CreatAR Images

Descrição enviada pela equipe de projeto. A MAD Architects, liderada por Ma Yansong, concluiu o Estádio de Quzhou, a peça central de um complexo de quase 700.000 m² que será conhecido como Parque Esportivo de Quzhou na província de Zhejiang. Quzhou é uma cidade histórica a 400 km a sudoeste de Xangai e cercada por densas florestas a leste e oeste, seu perfil exterior sinuoso reflete o cume da montanha dentro de uma vista distante do local, enquanto sua paisagem evoca a de planetas imaginados por visionários de ficção científica.

Parque Esportivo Quzhou / MAD Architects - Fotografia de Exterior
© Aogvision
Parque Esportivo Quzhou / MAD Architects - Fotografia de Exterior
© Aogvision

Apesar de sua impressionante capacidade de 30.000 lugares, o Estádio de Quzhou foi projetado para parecer como uma continuação da paisagem ao redor, e não como um objeto que se destaca contra ela. Ao contrário dos estádios fechados tipicamente construídos em áreas urbanas ao redor do mundo, a MAD Architects estava determinada a construir um estádio que incorporasse grande parte da tecnologia que entrava em sua produção para que, em vez disso, pudesse ser aberto para o espaço público ao redor de quase todos os ângulos.

Parque Esportivo Quzhou / MAD Architects - Fotografia de Exterior
© CreatAR Images

A MAD Architects considera o terreno do estádio não apenas um parque dinâmico, adjacente ao centro urbano da cidade e favorável à recreação e lazer, mas também uma oportunidade para uma conexão espiritual entre as pessoas e a natureza. Para Ma Yansong, o estádio de Quzhou se separa da arquitetura esportiva convencional, sendo concebido como uma peça de arte na terra que se submerge na natureza e acolhe a todos para reunir e compartilhar o espírito esportivo. Com este conceito em mente, as ondulações da topografia circundante são levadas até a fachada inclinada, na qual os visitantes são encorajados a determinar por si mesmos onde termina a paisagem e começa o edifício. Mesmo quando o estádio está fechado, os visitantes são incentivados a escalar a estrutura e tratá-la como uma parte ativa da paisagem.

Parque Esportivo Quzhou / MAD Architects - Fotografia de Exterior, Urbano
© Arch Exist

Como uma auréola pairando suavemente sobre a paisagem, a estrutura saliente do Estádio de Quzhou é a mais nova preciosidade da cidade. Os visitantes se aproximam do estádio caminhando através da cobertura de uma das oito entradas, todas com superfícies complexas de curvas duplas onduladas no alto como as ondas do mar. A cobertura é suportada por apenas nove pontos de apoio com um vão máximo de 95 metros entre eles para permitir que o edifício "flutue" sobre a paisagem enquanto oferece perspectivas emolduradas da cidade a partir de diferentes pontos de vista.

Parque Esportivo Quzhou / MAD Architects - Fotografia de Exterior
© Aogvision

Os 60 conjuntos de paredes de concreto que suportam o estádio são compostos de chapas de concreto aparente com a textura das formas de madeira, que trazem uma sensação de calor e textura a esse material, ofuscando a fronteira entre o interior e o exterior. A cobertura é composta internamente de aço autoportante, sobre o qual foi envolvido uma membrana translúcida emissora de luz que assume a complexa geometria do projeto.

Parque Esportivo Quzhou / MAD Architects - Fotografia de Interiores, Fachada, Arco, Arcada
© CreatAR Images
Parque Esportivo Quzhou / MAD Architects - Fotografia de Interiores, Pilar, Arco, Arcada
© Aogvision

Embora a cobertura seja composta por uma estrutura de aço monumental, ela parece leve graças à membrana de PTFE de polímero sintético transmissor de luz enrolada na metade inferior do volume, composto por microperfurações para melhorar o desempenho acústico em todo o estádio. A superfície superior da cobertura é composta por uma membrana de PTFE mais sólida para evitar que a chuva atinja a arquibancada. A geometria sinuosa continua dentro do próprio estádio, onde até 30.000 espectadores podem ocupar o interior em forma de cratera e vislumbrar a cidade e a paisagem montanhosa além. Os assentos se ondulam em relação à paisagem circundante, que também a simulam com uma matriz em tons de verde, contrastando visualmente com a estrutura branca da cobertura acima.

Parque Esportivo Quzhou / MAD Architects - Fotografia de Exterior
© Arch Exist
Parque Esportivo Quzhou / MAD Architects - Fotografia de Interiores, Aço, Corrimão
© CreatAR Images

Além de proporcionar um ambiente íntimo para o espectador, o estádio foi projetado com uma ampla gama de estratégias sustentáveis. Com exceção dos assentos e arena, a maioria das instalações do estádio está localizada abaixo do solo. As grandes aberturas na paisagem permitem que a luz natural penetre na garagem e nos níveis da entrada do estádio. Toda a estrutura é projetada para absorver e armazenar a água da chuva, com o efeito adicional de proteger o edifício de danos causados pelo excesso de chuva, levando a uma redução substancial nas flutuações de temperatura e no consumo de energia.

Parque Esportivo Quzhou / MAD Architects - Fotografia de Exterior
© CreatAR Images

Como uma obra de arte de terra, a MAD selecionou plantas específicas da região que exigiriam pouca manutenção para promover a conservação da água, enquanto a sinalização externa para o estádio é composta de pedra e metal embutido no solo para se misturar na paisagem. Além disso, todos os materiais de concreto encontrados no local foram produzidos localmente, minimizando assim a pegada de carbono associada ao transporte de materiais durante todo o processo de construção.

Parque Esportivo Quzhou / MAD Architects - Fotografia de Interiores
© Arch Exist

O Estádio de Quzhou representa a primeira de duas etapas de construção do complexo do Parque Esportivo de Quzhou, um grande projeto anunciado ao público pela primeira vez em 2018 que incluirá um ginásio de 10.000 lugares, um ginásio de natação de 2.000 lugares, um museu de ciência e tecnologia, hotéis, um centro juvenil e programas de varejo. O projeto dos edifícios inseridos ao longo do estacionamento rompe com a maneira tradicional de destacar a força estrutural das instalações esportivas para transmitir uma sutil beleza interior. Quando concluído, o Parque Esportivo de Quzhou se tornará o maior complexo protegido por terra do mundo e fornecerá um contraste muito necessário com o denso tecido urbano da região.

Parque Esportivo Quzhou / MAD Architects - Imagem 27 de 36
Implantação
Parque Esportivo Quzhou / MAD Architects - Imagem 6 de 36
© CreatAR Images

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Quzhou, Zhejiang, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Parque Esportivo Quzhou / MAD Architects" [Quzhou Sports Park / MAD Architects] 19 Out 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/990629/parque-esportivo-quzhou-mad-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.