Museu de Arte CUBE em 798 / Studio Zhu-Pei

Museu de Arte CUBE em 798 / Studio Zhu-Pei - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaMuseu de Arte CUBE em 798 / Studio Zhu-Pei - Fotografia de InterioresMuseu de Arte CUBE em 798 / Studio Zhu-Pei - Fotografia de Interiores, Escada, Tijolo, Fachada, CorrimãoMuseu de Arte CUBE em 798 / Studio Zhu-Pei - Fotografia de Interiores, EscadaMuseu de Arte CUBE em 798 / Studio Zhu-Pei - Mais Imagens+ 31

Pequim, China
  • Arquiteto Responsável: Pei Zhu
  • Equipe De Projeto: Shuhei Nakamura, Changchen You, Shun Zhang, Ling Liu, Liyan Wang, Bin Jia, Xinyue Ding, Jiang Chang
  • Cliente: Beijing Qixing Huadian Science and Technology CO., LTD.
  • Cidade: Pequim
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Museu de Arte CUBE em 798 / Studio Zhu-Pei - Fotografia de Interiores
© Weiqi Jin

Descrição enviada pela equipe de projeto. O CUBE, um projeto de renovação, está localizado dentro do distrito de arte 798, adjacente ao Pace Art Museum e ao Minsheng Museum of Modern Art, em Pequim, China, ambos também projetados por Zhu Pei em 2009 e 2016 separadamente.

Museu de Arte CUBE em 798 / Studio Zhu-Pei - Fotografia de Exterior
© Runzi Zhu
Museu de Arte CUBE em 798 / Studio Zhu-Pei - Fotografia de Exterior
© Runzi Zhu

A ideia do museu de arte começa com a observação sensível e profunda dos arredores de uma área específica, dessa forma, as antigas plantas industriais são mantidas originais o máximo possível. Nisso, novos edifícios são adicionados, de modo a criar tensão entre os volumes antigos e complementar os edifícios industriais circundantes, como o Pace Art Museum.

Museu de Arte CUBE em 798 / Studio Zhu-Pei - Fotografia de Interiores, Janela, Corrimão
© Runzi Zhu
Museu de Arte CUBE em 798 / Studio Zhu-Pei - Fotografia de Interiores, Tijolo, Escada
© Weiqi Jin

O projeto do museu de arte traça a textura do patrimônio industrial original, adota uma série de cubos para moldar a ordem das formas geométricas ortogonais e reflete a lógica de construção e planejamento do distrito de arte 798. É particularmente importante mencionar que o pátio central magicamente variável transforma a praça original cercada pelos três lados das plantas industriais em um pátio relativamente fechado com a ajuda de uma parede de concreto moldada in loco independente. O enorme guindaste deslizante de vigas de aço atravessa as paredes de concreto de norte a sul. Nele são fixadas não somente as instalações de arte, mas também um dispositivo de tração mecânica que permite a abertura das telas com inclinação natural, um arco invertido de formas variáveis. De acordo com o clima e o ângulo do sol, essas telas podem ser abertas e fechadas à vontade para sombreamento e proteção contra chuva. É um local onde as pessoas se reúnem, um local para a cerimônia de abertura e uma exposição ao ar livre.

Museu de Arte CUBE em 798 / Studio Zhu-Pei - Fotografia de Exterior, Viga
© Weiqi Jin
Museu de Arte CUBE em 798 / Studio Zhu-Pei - Fotografia de Interiores, Fachada
© Runzi Zhu

Este projeto do museu também captura as características materiais das plantas industriais no distrito de arte 798, toma concreto moldado in situ e tijolo vermelho como materiais principais e destaca as características construtivas da junção e transformação entre a forma estrutural e o muro limítrofe.

Museu de Arte CUBE em 798 / Studio Zhu-Pei - Fotografia de Interiores, Escada, Tijolo, Fachada, Corrimão
© Weiqi Jin
Museu de Arte CUBE em 798 / Studio Zhu-Pei - Fotografia de Interiores, Tijolo, Escada, Viga
© Weiqi Jin

Mais uma vez, o conceito de projeto explorou formas estruturais sem pilares, estendidas horizontalmente e com expressividade tectônica. As duas salas de exposições recém-construídas adotam a estrutura de concreto moldado in loco de longo alcance e sem pilares. Uma é a viga curvada em arco, que se difunde dos dois arcos adjacentes com a claraboia natural. A outra é a viga multi-nervurada de concreto que transmite as características do próprio material.

Museu de Arte CUBE em 798 / Studio Zhu-Pei - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Runzi Zhu

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Pequim, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Museu de Arte CUBE em 798 / Studio Zhu-Pei" [CUBE Art Museum at 798 / Studio Zhu-Pei] 12 Set 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/988723/museu-de-arte-cube-em-798-studio-zhu-pei> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.