7º Prêmio {CURA}: Apoio ao Entregador

O 7º Prêmio {CURA} dá continuidade à proposta de realização de concursos de ideias com temas que se alinham às discussões atuais da arquitetura, cidade e sociedade, buscando aprofundar-se na discussão sobre o Brasil atual.

Desde 2020, como consequência da pandemia de COVID-19, a fragilidade social ficou ainda mais evidente. Apesar de todo o país ter sido exposto à incompetência e crueldade desumana do governo federal, é evidente que não foram todas as parcelas da população afetadas da mesma forma.

Enquanto parte da população pôde se isolar em casa ao adotar o trabalho remoto, uma grande parcela foi exposta tanto ao vírus como também ao desemprego e à fome. Esses dois fatores influenciaram na mudança de comportamento na forma como se consome, pois se o primeiro grupo pôde se isolar, a solução para o consumo foi o aumento da compra através de aplicativos de entrega. Por outro lado, o segundo grupo viu o aumento da oferta de trabalho como entregador como uma oportunidade. No entanto, a precarização do trabalho é evidente. Existe pouco apoio para esses trabalhadores.

Sabemos que as questões sociais envolvidas nesse assunto são muito profundas. No entanto, acreditamos que, através da arquitetura a serviço de uma política pública ou sob a responsabilidade de uma empresa, podemos contribuir para que os entregadores tenham condições mais favoráveis no seu dia a dia.

Pensando em trazer à tona o debate, o tema do 7º Prêmio {CURA} é o projeto de um apoio para os entregadores.

Para estimular o debate de modo mais amplo possível, o edital é simples, tornando cada escolha critério de avaliação, como o local de intervenção entre outras decisões. Não abriremos seções de perguntas e respostas, portanto, caso não esteja escrito no edital, arrisque.

Objetivo

O tema do concurso convida os participantes a pensarem em três escalas: cidade, edifício e desenho de mobiliário.

Na escala da cidade a proposta deve lidar com o planejamento em rede através de diretrizes.

Na escala do edifício devem ser criados centros de apoio que serão distribuídos de acordo com o planejamento em rede. Um desses centros deve ser escolhido para ser desenvolvido e apresentado como exemplo.

Na escala do desenho de mobiliário o objeto deve ser pensado para intervenções pontuais e replicáveis de modo a serem implantados em contato mais direto com os estabelecimentos comerciais. A solução deve ser pensada para que seja possível fazer sua instalação em parte do leito carroçável, com alargamento de calçadas ou até sobre uma calçada generosa.

Local

A proposta pode ser implantada em qualquer cidade do Brasil em que o debate sobre o assunto seja pertinente.

Inscrição

Podem participar estudantes de arquitetura/design de interiores, de qualquer ano, e/ou arquitetos/designers de interiores, brasileiros ou estrangeiros, que tenham obtido o diploma entre 2018 e 2022;

  • Caso a proposta seja premiada, serão solicitadas as documentações para que a equipe comprove as situações destacadas nos itens acima;
  • Não poderão participar do concurso pessoas que trabalham diretamente com a comissão julgadora ou com o CURA. Caso seja entregue uma proposta, a equipe será desclassificada;
  • A inscrição pode ser individual ou em equipe;
  • As equipes poderão ser formadas por integrantes de faculdades distintas;
  • As equipes poderão ser formadas por máximo 2 integrantes;
  • Os participantes poderão ou não incluir o nome de professores orientadores e co-orientadores na ficha de inscrição;
  • A inscrição é gratuita. Para realizar a inscrição, acesse www.premiocura.com.br e clique no link “Inscrição”.

Programa de necessidades

Não há um programa específico. Fica a critério do participante diagnosticar as necessidades dos entregadores para desenvolver o programa.

Calendário

  • 15/08/2022 Lançamento do Concurso
  • 10/10/2022 Encerramento das inscrições
  • 14/10/2022 Entrega das propostas
  • 11/11/2022 Divulgação do Resultado

{CURA}

Sigla para Cursos de Representação Arquitetônica, é uma escola de cursos livres que tem como iniciativa o treinamento para arquitetos, designers de interiores e estudantes para qualificação de suas representações gráficas. Os cursos de representação gráfica exploram especificidades e capacidades criativas, incentivando a descoberta de uma expressão única e pessoal do indivíduo. O {CURA} tem à frente os arquitetos e urbanistas Marcus Vinicius Damon e Guilherme Bravin, que também são sócio fundadores do Estúdio Módulo.

Para mais informações sobre o concurso, acesse o site do {CURA}.

Se você deseja enviar um concurso ou outro tipo de chamada, por favor use este formulário. As opiniões expressas nesta sessão de oportunidades não refletem necessariamente o ponto de vista do ArchDaily.

Cita: "7º Prêmio {CURA}: Apoio ao Entregador" 22 Ago 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/987080/7o-premio-cura-apoio-ao-entregador> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.