Casa Mista / ARCHSTUDIO

Casa Mista / ARCHSTUDIO - Fotografia de Exterior, TijoloCasa Mista / ARCHSTUDIO - Fotografia de Interiores, Fachada, Viga, Terraço, Pátio, AidoCasa Mista / ARCHSTUDIO - Fotografia de Interiores, Madeira, Viga, Banco, Fachada, TerraçoCasa Mista / ARCHSTUDIO - Fotografia de Interiores, Janela, VigaCasa Mista / ARCHSTUDIO - Mais Imagens+ 41

Pequim, China
  • Arquitetos: ARCHSTUDIO
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  373
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Weiqi Jin
  • Arquitetos Responsáveis: Wenqiang Han, Xiaoming Li
  • Arquitetos Projeto: Jiangang Guo, Gangyu Meng (estagiário)
  • Consultoria Mecânica Elétrica E Hidrossanitária: Baowei Zheng, Dongjie Li, Yingnan Zhang
  • Cidade: Pequim
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Casa Mista / ARCHSTUDIO - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada
© Weiqi Jin

Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa-pátio e vila. O projeto está localizado em um bairro nos arredores de Pequim, típico do norte da China, composto principalmente por casas de um e dois andares com pátio. A maioria das residências está voltada para o sul e é composta por tijolos e telhas vermelhas. Além disso, existem também várias construções adicionais construídas independentemente pelos moradores locais para atender às suas necessidades em mudança, como volumes com telhados de aço coloridos ou coberturas de vidro que se misturam aos tecidos naturais da região. O projeto é a transformação de uma casa com tal tipologia. O cliente, que atualmente mora no centro da cidade, esperava criar uma casa de férias em família e um local de encontro com os amigos. Ao abordar este projeto, o ARCHSTUDIO pretendeu apresentar um estatuto arquitetônico que mistura o antigo e o novo, construindo uma ligação entre o projeto e a paisagem da vila. O objetivo era permitir que a arquitetura renovada se integrasse ao bairro com um gesto discreto e, ao mesmo tempo, criando um pequeno mundo rico e natural dentro da casa-pátio.

Casa Mista / ARCHSTUDIO - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Weiqi Jin

Antiga casa e nova construção em madeira - uma mistura de formas arquitetônicas. A arquitetura original é composta por dois pátios, duas edificações com telhados inclinados e vários volumes de telhado plano. Após a investigação do local, a equipe de projeto decidiu manter e transformar adequadamente o volume norte, que era frequentemente usado e estava em boas condições estruturais; renovar e preservar o volume sul, que apresentava estruturas antigas com valor histórico; e desmontar outros volumes auxiliares construídos para uso temporário.

Casa Mista / ARCHSTUDIO - Fotografia de Interiores, Viga, Tijolo, Fachada, Janela
© Weiqi Jin
Casa Mista / ARCHSTUDIO - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
© Weiqi Jin

A nova adição é uma construção de madeira ondulada, que substitui os antigos cômodos no meio do terreno e se estende para os lados norte e sul criando espaços de uso diário, configurando um outros padrão para o conjunto. O novo volume de madeira está alinhado com os telhados antigos e forma duas cumeeiras contínuas, sob as quais estão os principais espaços públicos, incluindo sala de estar, sala de jantar e cozinha. Além disso, dois blocos de telhado plano são estendidos sob o telhado da construção em madeira, acomodando funções auxiliares, incluindo dois quartos, garagem e banheiro. No antigo volume do lado norte, a equipe de projeto expôs as estruturas da cobertura e instalou dois quartos e uma sala de estar. A inserção da nova construção em madeira reforça a estratificação ondulante das coberturas e cria um diálogo entre os volumes antigos e novos.

Casa Mista / ARCHSTUDIO - Fotografia de Interiores, Madeira, Viga, Banco, Fachada, Terraço
© Weiqi Jin

Pátio e interior - Mistura de comportamentos. O padrão espacial original, com um jardim na frente e um quintal, é reorganizado para formar seis quintais com diferentes escalas, paisagens e funções. O jardim frontal está situado no núcleo sudoeste do terreno. Abrindo o portão de metal, um caminho de bambu leva os ocupantes até a entrada da edificação. Empurrando a porta e entrando no foyer, surge um pátio com uma árvore marcante. A árvore exibe as cores da natureza em diferentes estações e torna-se uma vista emoldurada entre a sala de estar e a sala de jantar. O espaço reservado entre a sala de estar e a parede de fechamento sul forma um pátio lateral, onde árvores e pedras são colocadas. Em dias ensolarados, as portas sanfonadas da sala podem ser totalmente abertas, estendendo o quintal para o interior.

Casa Mista / ARCHSTUDIO - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Janela, Viga
© Weiqi Jin
Casa Mista / ARCHSTUDIO - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Viga, Cadeira
© Weiqi Jin

Seguindo em direção ao norte, os usuários chegarão ao antigo volume reformado. Aqui, a cozinha e a sala de jantar se desdobram horizontalmente, e as estruturas antigas e novas do telhado dialogam entre si. Entre a sala de jantar e as paredes da casa do vizinho há um bambuzal que oferece uma experiência de comer e beber em meio à natureza. Depois de passar pela sala de jantar, chega-se ao quintal. Este espaço foi projetado para atividades ao ar livre e está conectado com uma varanda semi-externa. Com uma grande árvore, ele proporciona um local agradável para lazer e convivência.

Casa Mista / ARCHSTUDIO - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Madeira, Tijolo, Viga, Janela
© Weiqi Jin
Casa Mista / ARCHSTUDIO - Fotografia de Interiores, Tijolo, Viga
© Weiqi Jin

O volume posterior é destinado aos quartos. A edificação norte e a construção de madeira estão ligados por um corredor de vidro, que naturalmente forma um pátio estreito. Os três quartos oferecem uma vista direta para a paisagem externa, satisfazendo as necessidades de iluminação natural e ventilação e, ao mesmo tempo, evitando linhas de visão obstruídas. A organização dos vários pátios traz vitalidade natural a todos os recantos dos ambientes internos.

Casa Mista / ARCHSTUDIO - Fotografia de Interiores, Dormitório, Janela, Viga, Cama
© Weiqi Jin
Casa Mista / ARCHSTUDIO - Fotografia de Interiores, Dormitório, Iluminação, Cama, Viga
© Weiqi Jin

Estruturas e materiais - misturando o antigo e o novo. A nova construção adota madeira compensada de cedro como material principal e aplica estruturas tradicionais suspensas por vigas para ecoar as características das casas tradicionais do norte da China. Ao utilizar integralmente o compensado, um material de construção natural renovável e de baixo carbono, a construção de madeira recém-inserida segue a estrutura da casa existente com novas expressões, criando assim um diálogo entre o antigo e o novo. Além disso, a nova cobertura ondulada é construída com vigas e pilares de seções transversais minimizadas e vãos maximizados, para garantir uma estrutura razoável e controlar os custos. As portas e janelas utilizam vidros isolantes fixos e caixilhos que podem ser abertos com painéis laminados de bambu. Eles ajudam a melhorar a ventilação assim como os painéis de vidro fixos proporcionam vistas externas completas. Além disso, todos os móveis fixos internos são personalizados também com o uso de painéis laminados de bambu. Esses vários materiais, incluindo madeira compensada, bambu laminado e as vigas de madeira existentes, formam uma fusão do antigo e do novo.

Casa Mista / ARCHSTUDIO - Fotografia de Interiores, Tijolo, Viga, Janela, Terraço
© Weiqi Jin
Casa Mista / ARCHSTUDIO - Fotografia de Interiores, Viga
© Weiqi Jin

As paredes recém-construídas são totalmente feitas de antigos tijolos vermelhos e cinzas reciclados localmente, o que permite a reutilização de materiais residuais. Ao renovar os volumes existentes, a equipe de projeto decidiu remover e polir os azulejos brancos do exterior da edificação norte para expor suas paredes de tijolos vermelhos. Ao demolir partes do telhado do volume sul, os arquitetos descobriram que as estruturas originais estavam seriamente danificadas e as paredes sob ele corriam o risco de desmoronar. Portanto, o telhado foi desmontado e substituíram alguns componentes de madeira antigos por novos. Enquanto isso, as paredes foram reconstruídas com antigos tijolos cinzas.

Casa Mista / ARCHSTUDIO - Fotografia de Exterior, Viga
© Weiqi Jin
Casa Mista / ARCHSTUDIO - Fotografia de Interiores, Fachada, Viga, Terraço, Pátio, Aido
© Weiqi Jin

O piso é pavimentado com novos tijolos vermelhos, que resistem melhor à água e à poeira. Os telhados são feitos com telhas metálicas revestidas de vermiculita vermelha, que são leves, econômicas e têm uma longa vida útil. As superfícies avermelhadas dessas telhas metálicas harmonizam-se com as telhas comumente vistas na região. Ao criar pátios, atualizar estruturas e reutilizar materiais, a equipe procurou inventar uma estratégia de design sustentável para a evolução do antigo para o novo. Além disso, encontraram um equilíbrio na manutenção de características, coordenação de estilos e controle de custos para criar novas possibilidades de renovação da arquitetura rural.

Casa Mista / ARCHSTUDIO - Fotografia de Exterior, Cadeira, Tijolo, Jardim, Pátio, Aido
© Weiqi Jin

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Mista / ARCHSTUDIO" [Mixed House / ARCHSTUDIO] 11 Ago 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/986932/casa-mista-archstudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.