Casa em Valadares / Correia/Ragazzi Arquitectos

Casa em Valadares / Correia/Ragazzi Arquitectos - Fotografia de InterioresCasa em Valadares / Correia/Ragazzi Arquitectos - Fotografia de InterioresCasa em Valadares / Correia/Ragazzi Arquitectos - Fotografia de Interiores, Escada, JanelaCasa em Valadares / Correia/Ragazzi Arquitectos - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão, Viga, PilarCasa em Valadares / Correia/Ragazzi Arquitectos - Mais Imagens+ 25

Vila Nova de Gaia, Portugal
  • Promotor: ÉTER 2015, Lda / Sr Dr Luís Cobrado
  • Colaboradores: Inês Ruas, Giulia Teodori, Chiara Iaia
  • Fundações E Estruturas: AB Projectos - Eng.s Ana Vale e Miguel Vale
  • Instalações Hidráulicas: AB Projectos - Eng.s Ana Vale e Miguel Vale
  • Instalações Técnicas Especiais: GET - Eng.º Raúl Bessa
  • Instalações Elétricas: Afaconsult – Eng.ª Maria da Luz Santiago
  • Construtora: Baltor - Engenharia e Construção
  • Cidade: Vila Nova de Gaia
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa em Valadares / Correia/Ragazzi Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada
© José Campos

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa, de quatro frentes, pretende estabelecer uma clara relação de integração volumétrica com a envolvente, mas sobretudo com o perfil do terreno e, acompanhando a sua pendente (mais acentuada do que parece) vai conformando os espaços exteriores que se desenvolvem a diferentes cotas e configuram modos de utilização distintos. Estes, são planeados de modo a que haja uma ligação fluída e contínua entre eles e a construção, sendo sempre acessíveis por rampas, ao mesmo tempo que se diferenciam pelo seu carácter e função no contexto da leitura da casa.

Casa em Valadares / Correia/Ragazzi Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela
© José Campos

Dada a generosa área da parcela de terreno e a vontade de articulação de cotas, desenhou-se ao nível da rua um primeiro pátio de recepção - como um adro - que combina a sua vocação maioritariamente lúdica com a de estacionamento para visitas em dias de festa ou pontual, rápido. Terá um pavimento drenante, mas que permita aos mais novos, andar de triciclo, bicicleta ou até jogar futebol ou outros jogos infantis e permitirá manter a vegetação ali existente.

Casa em Valadares / Correia/Ragazzi Arquitectos - Fotografia de Interiores, Vidro, Fachada, Viga
© José Campos
Casa em Valadares / Correia/Ragazzi Arquitectos - Imagem 24 de 30
Planta
Casa em Valadares / Correia/Ragazzi Arquitectos - Fotografia de Interiores, Escada, Fachada, Viga
© José Campos
Casa em Valadares / Correia/Ragazzi Arquitectos - Imagem 28 de 30
Cortes
Casa em Valadares / Correia/Ragazzi Arquitectos - Fotografia de Interiores, Escada, Janela
© José Campos

Desde este pátio poderá aceder-se directamente à garagem e desta ao interior da casa sem depender das condições climatéricas ou, ainda de automóvel, através de uma suave rampa, ao pátio que define a entrada principal da habitação. Esta rampa possibilita ainda o acesso pedonal a todos os diferentes espaços exteriores que envolvem a construção, em alternativa, deste primeiro “adro” pode ainda aceder-se por escada ao jardim da casa que se prolonga no exterior da zona social - sala de jantar, estar e cozinha, com vista para o mar.

Casa em Valadares / Correia/Ragazzi Arquitectos - Fotografia de Interiores
© José Campos
Casa em Valadares / Correia/Ragazzi Arquitectos - Fotografia de Interiores
© José Campos

A construção, apesar de aparentar um corpo único de grande unidade formal, pretende distinguir claramente as zonas privadas - quartos da família - das zonas comuns - salas e cozinha; distinção esta protagonizada por um pátio central que, como se disse, define a entrada principal da casa. Este tem uma área suficientemente generosa para receber um automóvel, permitindo cargas e descargas, quer de compras, quer de crianças e/ou carrinhos de bebé ou de pessoas com mobilidade mais limitada.

Casa em Valadares / Correia/Ragazzi Arquitectos - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão, Viga, Pilar
© José Campos

A implantação, aproveitando os desníveis do terreno, permite ainda que existam:

- À cota intermédia, uma a zona de hall de entrada com relação directa para o exterior. Este hall permite de forma muito autónoma o acesso à zona privada, e da mesma forma à cozinha, garagem e salas, assim como à zona de lavandaria e um quarto de banho social, sem qualquer devassa destes espaços dado o seu desenho e centralidade na casa.

Casa em Valadares / Correia/Ragazzi Arquitectos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Pia
© José Campos
Casa em Valadares / Correia/Ragazzi Arquitectos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Pia, Bancada, Janela
© José Campos

- Voltados a poente, abrindo-se a uma cota inferior, localizam-se as salas e a cozinha, que têm vista para o mar. Neste contexto, define-se uma zona de estar de maior pé-direito em oposição a outra de pé-direito mais baixo, mais íntima, mas visualmente relacionadas com um mezzanino e zona de estar à cota superior, que seguramente proporcionará melhores panorâmicas sobre o mar, protagonizada por um varandim cuja continuidade permite aceder ao escritório dos proprietários, também mais elevado e recatado.

Casa em Valadares / Correia/Ragazzi Arquitectos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Viga
© José Campos
Casa em Valadares / Correia/Ragazzi Arquitectos - Imagem 29 de 30
Fachadas

- A zona dos quartos, que se localiza de nível com a cota superior do lote, acompanhando a inclinação do terreno, permite também que seja possível aceder ao exterior também através dos quartos. Esta zona é composta por três quartos e uma suite, todos voltados a nascente, mas com acessos também naturalmente iluminados e ventilados pelo pátio de entrada.

Casa em Valadares / Correia/Ragazzi Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim
© José Campos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa em Valadares / Correia/Ragazzi Arquitectos" 22 Jul 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/985718/casa-em-valadares-correia-ragazzi-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.