Campus Google Bay View / BIG + Heatherwick Studio

Campus Google Bay View / BIG + Heatherwick Studio - Fotografia de ExteriorCampus Google Bay View / BIG + Heatherwick Studio - Fotografia de Exterior, UrbanoCampus Google Bay View / BIG + Heatherwick Studio - Fotografia de Interiores, IluminaçãoCampus Google Bay View / BIG + Heatherwick Studio - Fotografia de Interiores, VigaCampus Google Bay View / BIG + Heatherwick Studio - Mais Imagens+ 7

  • Arquitetos: BIG-Bjarke Ingels Group, Heatherwick Studio
  • Equipe De Desenvolvimento: Sares Regis
  • Arquitetos Executivos: Adamson
  • Consultoria Eventos: Populous
  • Acessos E Manutenção: C.S. Caulkins Co
  • Telecomunicações: Teecom
  • Cidade: Mountain View
Mais informaçõesMenos informações
Campus Google Bay View / BIG + Heatherwick Studio - Fotografia de Exterior
© Iwan Baan

Descrição enviada pela equipe de projeto. Projetado por BIG - Bjarke Ingels Group e Heatherwick Studios em estreita colaboração com a empresa Google, Bay View é o primeiro campus de base da Google com a missão de operar com energia livre de carbono, 24 horas por dia, sete dias por semana até 2030. Os edifícios cumprem a ambição da empresa de criar inovações sustentáveis e centradas no ser humano para o futuro do local de trabalho da Google, além de soluções adaptáveis e replicáveis para a indústria da construção e para além dela.

Situado em um terreno de 4.000 m² no Centro de Pesquisa Ames da NASA no Vale do Silício, o Campus Google Bay View, composto por três edifícios, que totalizam cerca de 102.000 m² - incluindo 80.000 m² de espaço aberto, dois edifícios de escritórios, um centro de eventos para 1.000 pessoas e 240 apartamentos de curta estadia para funcionários. Os três edifícios foram construídos como estruturas leves de toldos otimizados para receber a luz do dia em seu interior, e pensados para promover as vistas, a colaboração, as experiências e as atividades.

Campus Google Bay View / BIG + Heatherwick Studio - Fotografia de Exterior
© Iwan Baan

Os três novos edifícios fazem parte da pretenção da Google em ser a primeira grande empresa a operar com energia livre de carbono, 24 horas por dia, sete dias por semana até 2030. Espera-se que o projeto obtenha a certificação LEED-NC v4 Platinum e se torne a maior instalação de todos os tempos para atingir a certificação do International Living Future Institute (ILFI) Living Building Challenge (LBC) Water Petal Certification.

Ancorado em três temas definidos pelo escopo apresentado pela Google no início do projeto - inovação, natureza e comunidade - o projeto é conduzido pela flexibilidade e pela intenção de criar uma experiência extraordinária para o usuário, que inspire a colaboração e a co-criação. Os espaços de equipe ficam no pavimento superior e os espaços de reunião estão abaixo, separando as áreas de foco e de colaboração, ao mesmo tempo em que ainda se mantém um fácil acesso a ambas. O projeto do segundo pavimento tem variações nas placas de piso para garantir às equipes uma área designada como "vizinhança", que é altamente flexível e adaptável às necessidades. 

Campus Google Bay View / BIG + Heatherwick Studio - Fotografia de Interiores, Iluminação
© Iwan Baan

Os Edifícios Bay View são divididos em apenas dois andares, com mesas e espaços para equipes no nível superior, e os espaços de lazer abaixo. Uma série de "pátios" internos ao longo dos edifícios conecta as duas cotas, garantindo às equipes fácil acesso a cafés, refeitórios, salas de conferência e espaços para reuniões do tipo all hands. Os pátios também incentivam os benefícios fisiológicos do movimento físico quando circulam entre níveis e diferentes modos de trabalho, além de funcionarem como dispositivos de busca de caminhos e localização no conjunto. 

Acima, os toldos de grande envergadura com vãos médios entre pilares ortogonais permitem que todos os espaços de trabalho de segundo pavimento sejam abertos e conectados sob um único teto. Estes espaços de trabalho priorizam o acesso à luz natural e às vistas, com a iluminação controlada através de janelas altas cuidadosamente projetadas pontuando a cobertura. 

Campus Google Bay View / BIG + Heatherwick Studio - Fotografia de Exterior, Urbano
© Iwan Baan

Em vez de ser segmentada por pilares e paredes de apoio em excesso, a inovação estrutural do teto permite um amplo espaço de trabalho aberto; cada pessoa tem igual acesso às vistas independente de onde esteja trabalhando, e através da fachada perimetral e janelas altas ao ar livre. Do lado de fora, os três edifícios apresentam uma cobertura "escama de dragão" de primeira qualidade inédita, equipada com 50.000 painéis solares prateados que geram um total de quase sete megawatts de energia. 

Esta superestrutura de toldos aplicada em todos os edifícios é o resultado de um esforço de vários anos para alcançar a solução de construção mais funcional, eficiente em termos energéticos e econômica: um sistema de rede feito de aço tubular com janelas altas entre os vãos dos toldos e uma estrutura de cobertura opaca que oferece o melhor controle acústico, minimiza o ganho de calor térmico, reduz as cargas gerais de energia e permite que a Google colha a quantidade máxima de energia solar do lado de fora. Também fornece luz para os espaços de trabalho no interior sem uma presença excessiva, permitindo que cada mesa do edifício tenha vista para o exterior e acesso à luz natural durante a maior parte do dia. 

Campus Google Bay View / BIG + Heatherwick Studio - Fotografia de Exterior, Fachada, Aço
© Iwan Baan
Campus Google Bay View / BIG + Heatherwick Studio - Imagem 12 de 12
Diagrama Solar

O Campus Bay View opera inteiramente com energia elétrica e abriga o maior sistema de estacas geotérmicas da América do Norte, estimado para reduzir as emissões de carbono em quase 50% e a água utilizada para resfriamento em 90%. Além disso, os sistemas locais construídos pela Google coletam, tratam e reutilizam todas as águas pluviais e águas residuais e proporcionam restauração do habitat, proteção contra a elevação do nível do mar e acesso à beleza da região alagada, tanto para os Googlers quanto para o público nas proximidades.

Campus Google Bay View / BIG + Heatherwick Studio - Fotografia de Exterior
© Iwan Baan

O Bay View também é um campus Living Building Challenge (LBC) e está no caminho certo para ser o maior projeto já certificado pelo International Living Future Institute (ILFI) sob qualquer um de seus programas, que são reconhecidos como os sistemas de classificação de edifícios regenerativos mais ambiciosos do mundo. 

Campus Google Bay View / BIG + Heatherwick Studio - Imagem 11 de 12
Diagrama Água

A missão da Google de alavancar os avanços para o benefício de toda a indústria levou a várias soluções a partir do trabalho no campus Bay View que podem se adequar a outras situações: construção modular crescente, geotermia em novas escalas, inovação no projeto PV, um sistema autorizado de águas negras, resíduos desviados de aterros sanitários, melhoria no número total de produtos controlados para os ingredientes da Red List e paisagens projetadas para avançar na administração da água e criar um habitat valioso para a vida selvagem ameaçada.

De maneira geral, o campus Google Bay View forjou uma nova estrutura, linguagem de materiais e abordagem ecológica que ajudará a impulsionar, tanto o futuro dos ambientes de trabalho, quanto do ambiente construído para frente.  

Campus Google Bay View / BIG + Heatherwick Studio - Fotografia de Exterior, Orla
© Iwan Baan

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Mountain View, CA, Estados Unidos

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Campus Google Bay View / BIG + Heatherwick Studio" [Google Bay View / BIG + Heatherwick Studio] 21 Jul 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/985641/campus-google-bay-view-big-plus-heatherwick-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.