Conjunto de habitação social Baiziwan / MAD Architects

Conjunto de habitação social Baiziwan / MAD Architects - Fotografia de Exterior, Urbano, JardimConjunto de habitação social Baiziwan / MAD Architects - Fotografia de Exterior, FachadaConjunto de habitação social Baiziwan / MAD Architects - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaConjunto de habitação social Baiziwan / MAD Architects - Fotografia de Exterior, Fachada, Urbano, JardimConjunto de habitação social Baiziwan / MAD Architects - Mais Imagens+ 19

  • Arquitetos Responsáveis: Yangsong Ma, Qun Dang, Yosuke Hayano
  • Arquitetos Associados: Huiying Liu, Changrui Fu
  • Equipe De Projeto: Xiaokang He, Chengwen Zheng, Li Shang, Chen Xu, Guangchong Li, Deyuan Wang, Fang Zhengm Shangren Tong, Mujung Kang, Tingfu Zhang, Long Zhang, Kai Zhang, Kazushi Miyamoto, Yukan Yanagawa, Zhipeng Yu, Tomasz Czarnecki, Davide Signorato, Natalia Giacomino, Sear Nee, Yiwen Yuan, Steven Chaffer Park, Dookee Chung, Hiroki Fujino, Xuezhu Jiang, Luman Chen, Dina Khaki, Xuebing Yang
  • Cliente: Beijing Public Housing Construction and Investment Center
  • Cidade: Beijing
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Conjunto de habitação social Baiziwan / MAD Architects - Fotografia de Exterior, Urbano, Floresta
© Yumeng Zhu

Descrição enviada pela equipe de projeto. Baiziwan é o primeiro projeto de habitação a preços acessíveis da MAD Architects, liderado por Ma Yansong. Situado perto do CBD, distrito central de negócios de Pequim, o projeto abrange uma área de 93.900 metros quadrados, com uma área total de construção de 473.300 metros quadrados. A proposta é composta por 12 edifícios residenciais para 4.000 famílias. Desde a sua conclusão, quase 3.000 famílias já se mudaram para lá. O projeto oferece moradias para dependentes de assistência social e jovens profissionais. O projeto é o ápice da extensa pesquisa de Ma Yansong sobre habitação social, que começou em 2014. Sob o tópico temático “A Socialidade da Habitação Social”, a pesquisa da MAD se concentra no desenvolvimento histórico e no design da habitação social em diferentes países. A pesquisa foi desenvolvida pelos próprios compromissos de Ma Yansong com esse assunto enquanto ensinava na Universidade de Tsinghua e na Universidade de Arquitetura de Pequim. Mais tarde, o Centro de Habitação Pública de Pequim convidou Ma Yansong para projetar a Habitação Social Baiziwan em 2014. MAD viu o pedido como uma oportunidade para melhorar as condições de vida das comunidades de baixa renda e introduzir uma nova perspectiva para a atual imagem dos projetos de habitação em massa na China.

Conjunto de habitação social Baiziwan / MAD Architects - Fotografia de Exterior, Urbano, Jardim
© CreatAR Images
Conjunto de habitação social Baiziwan / MAD Architects - Imagem 21 de 24
diagrama funcional

Bairro Aberto. A estratégia da MAD busca integrar a comunidade ao tecido urbano e conectar o bairro à cidade. O MAD dividiu o terreno em seis blocos, ancorados pela avenida principal que corta o centro do terreno. O imenso terreno é fragmentado em uma escala muito menor e mais próxima da humana. No nível da rua, a avenida central do projeto abriga uma variedade de espaços comerciais e de conveniência, como lojas, cafés, restaurantes, creches, farmácias, livrarias e instituições de assistência a idosos. A via arterial pelo centro do esquema favorece as conexões entre o bairro e a cidade. Com o planejamento do local em escala humana e a diversidade de espaços, o projeto cria uma vida urbana vibrante e aberta em todo o novo bairro.

Conjunto de habitação social Baiziwan / MAD Architects - Imagem 15 de 24
Diagrama do primeiro e do segundo pavimento
Conjunto de habitação social Baiziwan / MAD Architects - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© ArchExist
Conjunto de habitação social Baiziwan / MAD Architects - Fotografia de Exterior, Janela
© Yumeng Zhu

Jardim Flutuante. Enquanto o nível térreo abre o terreno para um público mais amplo, o segundo nível, de acesso exclusivo aos moradores, oferece uma paisagem externa comunitária para os moradores. Um circuito de pedestres serpenteia em torno de todos os seis quarteirões, formando um grande parque acima do solo com uma variedade de funções comuns, incluindo academia, hortas comunitárias, quadra de badminton, parque infantil, santuário ecológico e serviços de apoio comunitários. Além do parque principal dos moradores no segundo andar, a proposta do escritório MAD incorpora meios-pisos escalonados e espaços cinzas semi-abertos de várias escalas ao longo do projeto. Apesar da rígida taxa de cobertura verde das especificações do projeto residencial e da alta densidade necessária para a vida no centro da cidade, o esquema se esforça para fornecer cobertura verde no nível do solo, no parque do segundo nível e na cobertura. Garantindo, assim, que os moradores desfrutem de um ambiente estreitamente relacionado com a natureza e o ar livre. Como resultado, projeto oferece uma cobertura verde de 47%, sendo a cobertura verde padronizada dos blocos residenciais e comerciais é de 30%.

Conjunto de habitação social Baiziwan / MAD Architects - Fotografia de Exterior, Janela
© CreatAR Images

Topografia Geral. Essa ocupação em forma de Y combinada com forma graduai e alturas escalonadas criam uma topografia com aspecto de montanha em todo o local. A interface entre os edifícios forma espaços semifechados, promovendo uma sensação de intimidade e comunidade em todo o terreno em escala humana. De longe, a fachada branca simples do esquema e a forma ondulante da montanha criam uma adição enriquecedora ao horizonte da cidade. As 4.000 unidades residenciais do projeto são compostas por seis tipologias gerais e três tipologias de ultrabaixo consumo de energia, tendo áreas de 40 metros quadrados, 50 metros quadrados e 60 metros quadrados. Placas leves são utilizadas como divisórias entre os cômodos, possibilitando facilidade de manutenção e flexibilidade para decoração pelos moradores.

Conjunto de habitação social Baiziwan / MAD Architects - Imagem 22 de 24
padrões

Direito à luz do dia. Com uma taxa de ocupação de 3,5 e o limite de altura de 80 metros, a alta densidade gerou muitas restrições no layout geral para o cálculo da luz do dia de cada apartamento. Durante todo o processo de projeto, a MAD procurou garantir que todos os cômodos do projeto recebessem luz solar suficiente. O esquema resultante, portanto, adota uma forma de construção em forma de Y, com corredores comuns localizados ao longo da face norte de cada edifício para aumentar a exposição solar nas unidades residenciais.

Conjunto de habitação social Baiziwan / MAD Architects - Imagem 14 de 24
Implantação
Conjunto de habitação social Baiziwan / MAD Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Yumeng Zhu
Conjunto de habitação social Baiziwan / MAD Architects - Fotografia de Exterior, Janela
© Yumeng Zhu

Pré-fabricação e Sustentabilidade. Considerando um processo de construção mais ecológico, os clientes exigem que mais de 80% dos componentes da construção sejam pré-fabricados fora do local. Este método pré-fabricado permite uma maior qualidade na produção de habitações de forma controlada e sistematizada. O esquema contém dois edifícios de ultrabaixo consumo de energia, também conhecidos como “habitação passiva”, com baixas cargas de aquecimento e refrigeração, permitindo que os edifícios reduzam o consumo de energia em 90%.

Conjunto de habitação social Baiziwan / MAD Architects - Imagem 17 de 24
Explodida de unidade habitacional
Conjunto de habitação social Baiziwan / MAD Architects - Fotografia de Exterior, Fachada, Urbano, Jardim
© CreatAR Images

Rumo ao Novo Residencial. Nas últimas décadas, o design e o mercado residencial da China mudaram drasticamente. O rápido desenvolvimento imobiliário levou à homogeneização do design residencial. O desenvolvimento habitacional orientado para o bem-estar não foi considerado uma prioridade durante o período de privatização da habitação. Entrando na nova era em que a China avança seu investimento em habitação social, para moradores urbanos de baixa renda existentes e fluxo de migrantes, a MAD aspira oferecer uma solução de design para um ambiente de vida mais humano, igualitário e vibrante.

Conjunto de habitação social Baiziwan / MAD Architects - Imagem 19 de 24
tipo unidade de apartamento A1 padrão axonométrica
Conjunto de habitação social Baiziwan / MAD Architects - Imagem 18 de 24
tipo unidade de apartamento Y1 padrão axonométrica

Humano é o objetivo do habitat. A noção engloba dignidade e equidade social. O conceito de design para a habitação de interesse social Baiziwan integra comunidades de habitação a preços acessíveis com um ideal universal para uma vida digna que é alcançado por uma estética simples. A Habitação Social Baiziwan é um importante passo em frente na vida ideal na China.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Beijing, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Conjunto de habitação social Baiziwan / MAD Architects" [Baiziwan Social Housing / MAD Architects] 30 Jun 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/984537/conjunto-de-habitacao-social-baiziwan-mad-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.