Galeria PIFO / ARCHSTUDIO

Galeria PIFO / ARCHSTUDIO - Fotografia de Interiores, JanelaGaleria PIFO / ARCHSTUDIO - Fotografia de InterioresGaleria PIFO / ARCHSTUDIO - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, CadeiraGaleria PIFO / ARCHSTUDIO - Fotografia de InterioresGaleria PIFO / ARCHSTUDIO - Mais Imagens+ 32

  • Arquitetos: ARCHSTUDIO
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  880
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Weiqi Jin
  • Diretor De Projeto: Wenqiang Han, Xiaoming Li
  • Designer: Tonghui Wang
  • Consultoria Estrutural: Changan Zhu
  • Consultoria Mecânica Elétrica E Hidráulica: Baowei Zheng, Dongjie Li, Zhongjuan Li
  • Edição De Imagem: Tonghui Wang
  • Construção : Shunxi Guo
  • Cidade: Beijing
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Galeria PIFO / ARCHSTUDIO - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
Entrada Principal. Imagem © Weiqi Jin

Descrição enviada pela equipe de projeto. Inaugurada na 798 Art Zone, Pequim, em 2009, a PIFO é uma das primeiras grandes instituições artísticas na China dedicada ao avanço da pesquisa e desenvolvimento da arte abstrata. Após mais de uma década de funcionamento, o proprietário da galeria convidou o ARCHSTUDIO para renovar o espaço, melhorando suas funções para adaptá-lo às futuras exigências de desenvolvimento. A 798 Art Zone, onde está situada a PIFO GALLERY, abriga um conjunto de espaços de arte moderna em antigas fábricas de eletrônicos construídas na década de 1950. Diferente dos edifícios icônicos com janelas arqueadas de concreto do distrito, a PIFO está implantada em um volume industrial comum - uma "caixa" de concreto regular com teto alto e pouca iluminação natural. Para a renovação da galeria, ARCHSTUDIO teve como principal preocupação satisfazer as exigências funcionais, dotando o espaço de um ambiente cativante e de uma identidade visual única, de forma a melhorar a imagem da galeria.

Galeria PIFO / ARCHSTUDIO - Imagem 29 de 37
diagram. Image Courtesy of ARCHSTUDIO
Galeria PIFO / ARCHSTUDIO - Fotografia de Interiores, Janela
Recepção. Imagem © Weiqi Jin
Galeria PIFO / ARCHSTUDIO - Fotografia de Interiores, Pilar
Recepção. Imagem © Weiqi Jin

Com base na forma e estruturas arquitetônicas existentes, ARCHSTUDIO adotou um "Funil de Luz" como conceito de projeto. A equipe abriu a "caixa" originalmente fechada para introduzir luzes naturais desde diferentes camadas e, enquanto isso, reorganizou as rotas de circulação, estruturas e materiais, criando assim um espaço natural, aberto e eficiente que integra exposições de arte, recepção e escritórios.

Galeria PIFO / ARCHSTUDIO - Fotografia de Interiores
Principal salão de exposições. Imagem © Weiqi Jin
Galeria PIFO / ARCHSTUDIO - Imagem 34 de 37
section. Image Courtesy of ARCHSTUDIO

Dois volumes trapezoidais são adicionados à fachada voltada para a rua, funcionando como uma janela para abrir a "caixa". Um funciona como um hall de entrada que liga o edifício com a rua, e o outro serve como uma janela/sacada para trazer a luz solar e as vistas da rua para os escritórios.

Galeria PIFO / ARCHSTUDIO - Imagem 28 de 37
model. Image Courtesy of ARCHSTUDIO
Galeria PIFO / ARCHSTUDIO - Fotografia de Interiores
Recepção. Imagem © Weiqi Jin

O foyer é construído em concreto aparente. Sua fachada, feita de vidro translúcido em forma de "U", cria um efeito de neblina e luz suave, que define a primeira impressão quando os visitantes entram na galeria. Esta nova adição é envolta por tijolos vermelhos semelhantes ao antigo edifício harmonizando com o ambiente construído do entorno.

Galeria PIFO / ARCHSTUDIO - Fotografia de Interiores
Hall. Imagem © Weiqi Jin
Galeria PIFO / ARCHSTUDIO - Fotografia de Interiores, Pilar
Hall. Imagem © Weiqi Jin

O espaço expositivo traz a luz solar através de vários poços trapezoidais. A equipe de projeto removeu alguns painéis pré-moldados de concreto do antigo volume e, enquanto adicionou claraboias lineares.

Galeria PIFO / ARCHSTUDIO - Fotografia de Interiores
Principal salão de exposições. Imagem © Weiqi Jin
Galeria PIFO / ARCHSTUDIO - Fotografia de Interiores
A membrana de iluminação é inserida entre os feixes, o que traz uma fonte de luz artificial suave para o espaço de exposição. Imagem © Weiqi Jin

As claraboias são conectadas por paredes oblíquas, formando assim três poços de luz trapezoidais de tamanhos variados que trazem luz natural suave para as salas de exposição e espaço de recepção abaixo. O primeiro andar inclui três salas de exposições separadas, mas conectadas. A equipe de projeto utilizou vigas de concreto para aumentar a altura do espaço interior ao máximo. A seção das vigas tem uma forma trapezoidal. Uma membrana de iluminação é inserida entre os feixes, adicionando uma fonte de luz artificial suave ao espaço expositivo.

Galeria PIFO / ARCHSTUDIO - Fotografia de Interiores
Principal salão de exposições. Imagem © Weiqi Jin
Galeria PIFO / ARCHSTUDIO - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
reception hall. Image © Weiqi Jin

As paredes inclinadas formam um hall de recepção trapezoidal no 2º andar. Ele está preparado para receber colecionadores de arte VIP, equipado com cozinha, banheiro, espaço lazer e instalações para reuniões. A luz solar penetra pelas claraboias e se espalha pelas paredes oblíquas, formando um espaço de recepção ritualístico único. Os móveis fixos na área de recepção e escritório são construídos em concreto aparente. Pedras são usadas como tampos de mesa. O projeto criou um diálogo claro entre mobiliário e espaço.

Galeria PIFO / ARCHSTUDIO - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
Recepção. Imagem © Weiqi Jin

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:798 Art Zone, Beijing, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Galeria PIFO / ARCHSTUDIO" [PIFO GALLERY / ARCHSTUDIO] 21 Jun 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/983913/galeria-pifo-archstudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.