Centro de Visitantes Noroeste / Atelier Z+

Centro de Visitantes Noroeste / Atelier Z+ - Fotografia de Exterior, Urbano, JanelaCentro de Visitantes Noroeste / Atelier Z+ - Fotografia de Interiores, FachadaCentro de Visitantes Noroeste / Atelier Z+ - Fotografia de Interiores, Fachada, Viga, AidoCentro de Visitantes Noroeste / Atelier Z+ - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCentro de Visitantes Noroeste / Atelier Z+ - Mais Imagens+ 48

  • Arquitetos: Atelier Z+
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:CreatAR Images
  • Arquiteto Sócio Responsável: Bin Zhang
  • Arquitetos: Yi Yuan(Schematic Design, Developing Design, Construction Design), Jiaqi Wang(Construction Coordination)
  • Equipe De Projeto: Yue Xu, Jihao Zhang, Zhen Chen
  • Consultoria Esquemática: Yanfei Shui, Rui Hou
  • Iluminação: Ting Long
  • Cliente: Shanghai Liu Jing Investment (Group) Co., Ltd.

  • Consultoria: NATURALBUILD
  • Consultoria De Iluminação: Shanghai Fubaolai Landscape Light Design Co. Ltd.
  • Construtora: Arcplus Architecture Engineering & Consulting Co. Ltd., Arcplus Architectural Decoration & Landscape Design Research Institute Co. Ltd.
  • Cidade: Shanghai
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Centro de Visitantes Noroeste / Atelier Z+ - Fotografia de Exterior, Fachada
© CreatAR Images

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Parque Nacional Jiabei é um dos sete parques nacionais planejados na primeira fase em Xangai, localizado no noroeste das áreas centrais do distrito de Jiading. Sua área total de abrangência é de 14 km², dos quais 7,39 km² estão até agora concluídos e abertos ao público. Construído em terras agrícolas, bosques e uma rede de canais, o parque oferece turismo rural, resorts de bem-estar ecológico, oficinas de conservação da terra e educação científica. O Centro de Visitantes do Parque no trecho noroeste é um dos três centros do complexo. Ele está localizado a sudeste na entrada n.º 2, com a estrada principal ao leste e um pequeno rio ao norte. O local era ocupado pelo antigo Comitê da Aldeia Xu Qin, um complexo tradicional em forma de U construído na década de 1990 com telhado de duas águas e telhas vermelhas. O edifício tem uma estrutura de concreto e tijolos com uma cornija e um sótão em ripas de concreto pré-fabricado. Além deste volume, há um edifício de dois pavimentos na ala norte e uma construção térrea na ala oeste, sul e leste, com uma área bastante aberta a leste do pátio.

Centro de Visitantes Noroeste / Atelier Z+ - Fotografia de Exterior, Urbano, Jardim
© CreatAR Images
Centro de Visitantes Noroeste / Atelier Z+ - Fotografia de Exterior, Janela
© CreatAR Images

O projeto original foi centrado na reabilitação do Comitê da Aldeia, sem segmentar seu layout básico e fazendo uma justaposição do novo e do antigo através da renovação da cobertura e da construção de edifícios adicionais. Uma marquise de acesso com estrutura de aço e madeira e um pátio interno com os telhados inclinados foi acrescentado ao oeste do prédio existente, em frente a praça de entrada. A cobertura de entrada é rica em rituais locais sendo colocada em contraste com os edifícios principais. Departamentos administrativos e operacionais como o serviço de tickets, área de informações, central de turismo, e demais escritórios estão organizados na ala oeste em ambos os lados da entrada.

Centro de Visitantes Noroeste / Atelier Z+ - Fotografia de Exterior, Janela
© CreatAR Images
Centro de Visitantes Noroeste / Atelier Z+ - Fotografia de Interiores, Fachada, Viga, Aido
© CreatAR Images

Os banheiros públicos estão no canto sudoeste, e a cozinha no meio da ala sul. A ala leste é estendida para o norte e utilizada como uma casa de chá, além de incluir também uma entrada para pedestres que leva à estrada principal do parque. O pavimento térreo da ala norte é projetado para Speciality Shop e Bicycle Rental Spot, enquanto o segundo pavimento é destinado ao Lounge. No norte, próximo ao rio, foi projetado um espaço de retorno para um ônibus turístico. A espaçosa galeria que se estende ao norte, na ala oeste, e a loggia acrescentada no térreo na ala norte, foram planejadas para espera do ônibus. Os forros de madeira renovados na ala oeste, sul e leste são estendidos até a quadra interna, configurando um corredor sinuoso.

Centro de Visitantes Noroeste / Atelier Z+ - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© CreatAR Images
Centro de Visitantes Noroeste / Atelier Z+ - Fotografia de Interiores, Fachada
© CreatAR Images

Dentro do pátio interno, uma abertura para leste é mantida a sudeste da ala norte como bicicletário. Separado por um parapeito, no pátio interno, um grande lago colorido é inserido em frente à ala norte. Grande parte do pátio de descanso é fechado em três lados e coberto por um pergolado em bambu, sustentado por uma estrutura de aço leve. Várias árvores de cânfora foram mantidas e crescem entre as pérgulas, formando um espaço de sombra. O sul do pátio interno é projetado em um nível mais baixo, abaixo do nível do terreno do corredor sinuoso. Essa pequena variedade de terrenos desencadeou diferentes atmosferas espaciais no pátio.

Centro de Visitantes Noroeste / Atelier Z+ - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© CreatAR Images
Centro de Visitantes Noroeste / Atelier Z+ - Imagem 35 de 53
Implantação
Centro de Visitantes Noroeste / Atelier Z+ - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© CreatAR Images
Centro de Visitantes Noroeste / Atelier Z+ - Fotografia de Interiores, Viga
© CreatAR Images

Quando o projeto foi confirmado pelo cliente e apresentado à Comissão de Terras Vetting, fomos informados de que a parte do Comitê da Aldeia do Sudoeste pertencia a uma propriedade rural permanente (em nenhuma circunstância a propriedade rural poderia ser alterada). Como nem o edifício existente poderia ser preservado intacto, nem o cronograma de acompanhamento poderia tolerar um novo projeto com modificações óbvias, todas as partes se comprometeram em criar uma tradução monolítica do edifício na planta do local: movendo todo o volume para o norte e ligeiramente para o leste, para fora do terreno da área rural permanente. O edifício existente foi demolido e o novo Centro de Visitantes reconstruído tornou-se uma réplica translacional exata do Comitê da Vila, reabilitado e reformado de forma representativa. Felizmente, às três árvores de cânfora foram mantidas onde vivem, mas em uma posição diferente em relação ao novo pátio.

Centro de Visitantes Noroeste / Atelier Z+ - Fotografia de Interiores, Fachada
© CreatAR Images
Centro de Visitantes Noroeste / Atelier Z+ - Fotografia de Exterior, Janela, Viga
© CreatAR Images

A maior diferença acarretada por esta modificação do projeto reside no fato de que é impossível reconstruir um patrimônio rural tão desconhecido de estrutura de tijolo-concreto conforme o princípio de preservação do edifício pré-existente e depois reforçá-lo como projetado anteriormente; o edifício só poderia ser reconstruído com uma estrutura de concreto fundido in situ. Devido ao controle dos custos de construção, toda a estrutura deveria ser simplificada. A construção da estrutura inclui um sistema de vigas do telhado inclinado, já as vigas de cumeeiras de concreto e vigas de beiral da galeria foram intencionalmente canceladas. Portanto, além das principais vigas longitudinais entre colunas, existem apenas vigas transversais de concreto, sobre as quais são utilizadas terças longitudinais de madeira laminada colada para suportar a cobertura da estrutura de madeira. Tal combinação demonstrou a lógica das estruturas mistas.

Centro de Visitantes Noroeste / Atelier Z+ - Fotografia de Interiores, Madeira, Viga
© CreatAR Images
Centro de Visitantes Noroeste / Atelier Z+ - Fotografia de Interiores, Janela, Viga, Fachada
© CreatAR Images

As paredes do edifício foram pintadas de branco e a estrutura de madeira revestida com chapa de aço galvanizado ondulada cinza prateado natural. No parque, este novo edifício público com paredes brancas e um telhado prateado parece menos chocante do que as casas de campo construídas com paredes brancas, e telhas pretas ou vermelhas. Esta aplicação de um produto industrial simples é uma nova resposta à banalidade das características rurais locais das regiões do Delta do Rio Yangtze.

Centro de Visitantes Noroeste / Atelier Z+ - Fotografia de Interiores, Viga
© CreatAR Images
Centro de Visitantes Noroeste / Atelier Z+ - Fotografia de Interiores, Fachada, Viga
© CreatAR Images

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Centro de Visitantes Noroeste / Atelier Z+" [Northwest Visitor Centre / Atelier Z+] 06 Jun 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/983149/centro-de-visitantes-noroeste-atelier-z-plus> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.