Cinema BIG BIO Nordhavn / Arkitema

Cinema BIG BIO Nordhavn / Arkitema - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, FachadaCinema BIG BIO Nordhavn / Arkitema - Fotografia de Interiores, Janela, FachadaCinema BIG BIO Nordhavn / Arkitema - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada, JanelaCinema BIG BIO Nordhavn / Arkitema - Fotografia de Interiores, Sala de EstarCinema BIG BIO Nordhavn / Arkitema - Mais Imagens+ 10

København, Dinamarca
  • Arquitetos: Arkitema
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  6531
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  HAI
  • Arquiteto Responsável: Dorthe Keis
  • Diretor De Projeto: Rune Diekelmann
  • Arquitetos: Emil Carstens, Marta Christensen
  • Detalhamento: Zekeriyya Erdem
  • Design De Interiores: Louise Obel
  • Cidade: København
  • País: Dinamarca
Mais informaçõesMenos informações
Cinema BIG BIO Nordhavn / Arkitema - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada
© Michael Ellehammer

Descrição enviada pela equipe de projeto. No último terreno disponível para construção, no prestigiado bairro de Nordhavn, em Copenhague, Arkitema projetou o cinema BIG BIO, que é o primeiro cinema sustentável da Dinamarca. A missão era criar um edifício cultural que adicionasse algo extraordinário à área de Århusgade, no novo distrito da cidade, e ao mesmo tempo contribuísse para fortalecer a identidade especial que o bairro já possui.

Cinema BIG BIO Nordhavn / Arkitema - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, Fachada
© Michael Ellehammer

Sendo assim, os arquitetos escolheram uma cor vermelha profunda e intensa para a fachada que combina com os outros edifícios da região, mas ao mesmo tempo, o volume ainda tem uma presença forte e individual. O BIG BIO está situado junto a uma praça urbana e reforça o desejo da nova área de ser também um ponto de encontro cultural com um grande cinema, lojas, cafés e restaurantes.

Cinema BIG BIO Nordhavn / Arkitema - Fotografia de Exterior, Fachada
© Michael Ellehammer
Cinema BIG BIO Nordhavn / Arkitema - Imagem 11 de 15
Planta - Situação
Cinema BIG BIO Nordhavn / Arkitema - Imagem 12 de 15
Planta - Segundo Nível

Um cinema exige grandes salões escuros e para os arquitetos a geometria e a natureza fechada do edifício exigia um revestimento dinâmico e convidativo. Com um toque único e convincente, os arquitetos criaram um edifício onde o revestimento da fachada perfurado com dobras plissadas traz lembranças da clássica cortina de palco dos primeiros cinemas. Ao mesmo tempo, o contorno ondulado e a perfuração do edifício garantem uma experiência visual onde a luz e as sombras criam padrões inimagináveis durante o dia. Por trás dessa cortina, as telas proporcionarão aos espectadores amantes do cinema experiências cinematográficas nos próximos anos.

Cinema BIG BIO Nordhavn / Arkitema - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada, Janela
© Michael Ellehammer

A cidade é convidada a entrar no volume à medida que a cortina do térreo é levantada, revelando o seu nível inferior transparente com lojas e cafés. Ao mesmo tempo, a cortina é elegantemente puxada para o lado na extremidade onde está o hall e a escada. A escadaria conduz os visitantes pelo edifício até um total de cinco salas de cinema, ou eles podem continuar até o restaurante no topo.

Cinema BIG BIO Nordhavn / Arkitema - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Stine Heilmann
Cinema BIG BIO Nordhavn / Arkitema - Fotografia de Interiores, Cozinha, Iluminação
© Stine Heilmann

O edifício foi projetado com foco na sustentabilidade, razão principal tanto da fachada em alumínio quanto do projeto estrutural, que facilitará a transformação do edifício para novos usos no futuro. O térreo e o pavimento superior não possuem paredes de suporte ou de reforço, o que facilita a movimentação e a instalação de novas divisórias. Além disso, o envoltório é projetado para suportar diferentes cargas como arquibancadas de estádios.

Cinema BIG BIO Nordhavn / Arkitema - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Michael Ellehammer

Portanto, será fácil mudar os usos para literalmente qualquer coisa – eventos musicais, exposições, eventos esportivos ou negócios de pequena escala. O edifício é construído com materiais livres de produtos químicos indesejados, duráveis e podem ser amplamente desmontados e reciclados quando o edifício, um dia, receber outra função, sendo reformado ou demolido.

Cinema BIG BIO Nordhavn / Arkitema - Fotografia de Interiores
© Michael Ellehammer

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Hamborg Pl. 6, 2150 København, Dinamarca

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Cinema BIG BIO Nordhavn / Arkitema" [BIG BIO Nordhavn Cinema / Arkitema] 26 Mai 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/982577/cinema-big-bio-nordhavn-arkitema> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.