Edifício Marshall da Escola de Economia de Londres / Grafton Architects

Edifício Marshall da Escola de Economia de Londres / Grafton Architects - Fotografia de Exterior
© Nick Kane

Edifício Marshall da Escola de Economia de Londres / Grafton Architects - Imagem 2 de 8Edifício Marshall da Escola de Economia de Londres / Grafton Architects - Fotografia de ExteriorEdifício Marshall da Escola de Economia de Londres / Grafton Architects - Fotografia de InterioresEdifício Marshall da Escola de Economia de Londres / Grafton Architects - Fotografia de Interiores, CadeiraEdifício Marshall da Escola de Economia de Londres / Grafton Architects - Mais Imagens+ 3

  • Cliente: London School of Economics & Political Science
  • Design De Catering: Tricon Foodservice Consultants
  • Consultoria De Gerenciamento De Projeto: Schumann Consult
  • Suporte De Gerenciamento De Projeto: Plan A Consultants
  • Cidade: Londres
  • País: Reino Unido
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Marshall da Escola de Economia de Londres / Grafton Architects - Imagem 2 de 8
© Nick Kane

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em 2016, a Grafton Architects foi selecionada como vencedora de um concurso internacional para projetar um novo prédio universitário para a London School of Economics and Political Science no Lincoln's Inn Fields.

O edifício é um importante empreendimento para a LSE, estabelecendo uma nova presença para a universidade em Lincoln's Inn Fields como parte de seu campus no coração de Londres.

Edifício Marshall da Escola de Economia de Londres / Grafton Architects - Imagem 6 de 8
© Nick Kane

Situado na 'linha costeira' entre o cenário formal dos campos ao norte e um tecido urbano mais intrincado ao sul, a forma do edifício se ajusta a esse contexto, mantendo uma expressão unificada enquanto se adapta à geometria do local e o padrão de rua mais fragmentado do sul.

Edifício Marshall da Escola de Economia de Londres / Grafton Architects - Fotografia de Exterior
© Nick Kane

De frente para Lincoln's Inn Fields, os níveis mais baixos formam um datum revestido em pedra Portland. A fachada principal é aberta para o céu, com telas e aletas perfiladas que refletem a luz do sol e fornecem sombra do oeste. Ao sul, as fachadas são modeladas para equilibrar o sombreamento e a luz do dia criando conexões com a Sheffield Street e com a John Watkins Plaza. Entradas, terraços com telas, empenas sólidas e um ritmo regular de janelas se unem para formar um volume unificado, porém dinâmico.

Com aproximadamente 18.000m2, o edifício abriga salas de aula, espaços informais de estudo, escritórios acadêmicos, instalações para ensaios de música e artes, quadras de squash e um pavilhão esportivo de 20mx35m.

Para acomodar esta gama de usos, uma estrutura rotativa foi desenvolvida abordando de forma criativa a necessidade de transferência dos vãos menores nos níveis superiores, para os vãos cada vez maiores exigidos nos níveis térreos e inferiores. Isso levou a uma trama de colunas e vigas “semelhantes a árvores” que direcionam as forças da gravidade para o solo, através da crescente expansão externa de “galhos” diagonais.

Edifício Marshall da Escola de Economia de Londres / Grafton Architects - Imagem 7 de 8
© Nick Kane

Sob esses "galhos de árvores" no térreo é criado um novo espaço social para a universidade - 'o Grande Salão'. Concebido como uma praça coberta com piso inclinado em tijoleira que permite um acesso nivelado em todas as três entradas.

Edifício Marshall da Escola de Economia de Londres / Grafton Architects - Fotografia de Interiores
© Nick Kane

As salas de aula no primeiro e segundo níveis estão reunidas em torno de um espaço aberto para estudantes - formando um grande 'piano nobile'. As paredes desses espaços são suavemente curvadas para fluir sob e ao redor dos “galhos” e colunas estruturais. Forradas com painéis de madeira acusticamente absorventes, essas paredes integram bancos e mesas para estudo informal.

Acima deste espaço, os escritórios acadêmicos estão dispostos em três alas que giram de acordo com a geometria do local e maximizam a ventilação natural e a luz do dia. Esses volumes se elevam de nove andares ao sul, a sete andares com vista para os campos. O paisagismo está integrado nas "fissuras" entre os blocos onde são formados terraços e jardins.

Edifício Marshall da Escola de Economia de Londres / Grafton Architects - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Nick Kane

Um átrio escalonado enfatiza esses mundos diferentes, atraindo a luz zenital na planta aberta. Concebido como um pátio externo, suas paredes são revestidas com estreitas aletas de concreto e painéis acústicos embutidos para suavizar a transferência de som entre os níveis. Escadas e pequenas salas de reunião tecem dentro e fora este espaço, criando oportunidades de sobreposição e troca.

As instalações esportivas são acessadas a partir do térreo, através do ‘Grande Salão’ ou por uma escada exterior que desce para o poço de luz ao norte e dá acesso ao bicicletário. Este poço de luz cria uma conexão visual com os grandes volumes do pavilhão esportivo e quadras de squash que ocupam os níveis mais baixos.

Em resumo, este edifício abriga quatro mundos diferentes apinhados verticalmente, do solo até o céu. O mundo do esporte, o espaço cívico, o ensino, a pesquisa estão todos interligados volumetrica e estruturalmente. Este é um microcosmo da cidade, com uma multiplicidade de usos formando um ambiente rico e nutritivo para a vida universitária.

Edifício Marshall da Escola de Economia de Londres / Grafton Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Nick Kane

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Houghton St, Londres WC2A 2AE, Reino Unido

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Marshall da Escola de Economia de Londres / Grafton Architects" [London School of Economics Marshall Building / Grafton Architects] 18 Mar 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/978661/edificio-marshall-da-escola-de-economia-de-londres-grafton-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.