Clássicos da Arquitetura: Xanadú / Ricardo Bofill

Um dos muitos grandes experimentos em habitação conduzidos pelo Taller de Arquitectura, Xanadú é um protótipo experimental que reflete sobre a teoria da equipe em relação à uma cidade-jardim. Construído como parte do empreendimento La Manzanera, que também abriga a vizinha La Muralla Roja, o projeto contém 18 apartamentos destinados a casas de veraneio.

Clássicos da Arquitetura: Xanadú / Ricardo Bofill - Imagem 2 de 17Clássicos da Arquitetura: Xanadú / Ricardo Bofill - Imagem 3 de 17Clássicos da Arquitetura: Xanadú / Ricardo Bofill - Imagem 4 de 17Clássicos da Arquitetura: Xanadú / Ricardo Bofill - Imagem 5 de 17Clássicos da Arquitetura: Xanadú / Ricardo Bofill - Mais Imagens+ 12

A construção começou a partir do conceito do castelo, evoluindo para chegar a uma configuração inspirada no famoso penhasco Peñon de Ifach localizado nas proximidades. O projeto é composto por cubos cuja geometria rígida se rompe no exterior para criar uma fachada que retrata um belo jogo de luz e sombra e vistas deslumbrantes da paisagem. Detalhes vernaculares, corrimãos curvos e elementos de cobertura foram adicionados para unir esta fachada irregular que combina princípios modernos com elementos tradicionais selecionados.

Clássicos da Arquitetura: Xanadú / Ricardo Bofill - Imagem 13 de 17
Cortesia de Ricardo Bofill

Cada unidade é composta por três cubos, um para a área de estar, outro para o quarto e o terceiro para serviços. Os cubos são agrupados em torno de um eixo vertical contendo o vazio da escada e o suporte estrutural primário, uma abordagem familiar de La Muralla Roja. Depois de posicionados em coordenação com a torre de circulação, os cubos são divididos para acomodar o programa.

Clássicos da Arquitetura: Xanadú / Ricardo Bofill - Imagem 17 de 17
Corte

Os apartamentos se beneficiam de terraços sombreados que diminuem o impacto do calor, bem como telhados hiperbólicos que oferecem vistas mais amplas, que juntamente com a adaptação aos métodos construtivos locais, são parcialmente responsáveis pelo volume resultante.

Clássicos da Arquitetura: Xanadú / Ricardo Bofill - Imagem 12 de 17
Cortesia de Ricardo Bofill

O mais inspirador neste projeto é o fato de que nenhuma planta ou elevação foi desenhada pelos arquitetos. As unidades são posicionadas diagramaticamente após serem testadas em relação à análise estrutural em um modelo. As aberturas são determinadas pela orientação, necessidade de luz, sistemas de ventilação, privacidade e pontos de conexão. Os espaços resultantes apresentam uma bela qualidade de vida.

  • Arquitetos: Ricardo Bofill
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  31000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  1971

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:La Manzanera Alicante, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Naja, Ramzi. "Clássicos da Arquitetura: Xanadú / Ricardo Bofill" [AD Classics: Xanadú / Ricardo Bofill] 28 Jan 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/975428/classicos-da-arquitetura-xanadu-ricardo-bofill> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.