-
Arquitetos: A-Z Architekten
- Área: 88 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Laura Hess
Uso
Até ser desativado, o volume era usado como um local de sinalização ferroviária para o antigo depósito de cargas de Wiesbaden West. A sala de controle ficava no 1º andar. Sala de estar, banheiro e sala de caldeiras no térreo.
Na antiga torre, um clube infantil e juvenil supervisionado foi criado como resultado da reforma. A sala multifuncional no térreo é complementada por uma quitinete e mobiliário móvel para cozinha, que permite uma utilização versátil. Este espaço é complementado por salas de serviço, como uma área de entrada, vestiário e banheiros acessíveis.
No nível superior há um recinto menor com uma área de estar que torna ainda mais tangível a visão panorâmica do espaço aberto. O teto claro recém-instalado possibilita um lugar para relaxar e sonhar nos assentos da área de descanso.
Além disso, a área da cobertura foi renovada e se tornou acessível a partir da circulação. A fachada, que foi desenhada sobre um parapeito elevado, quando vista de fora, não revela inicialmente um terraço, atuando como proteção contra quedas. Com este conceito, foi possível dar um novo significado a um edifício cheio de personalidade. Contemporâneo, sustentável e arquitetonicamente valioso.
Fachada | Arte Arquitetônica
A fachada feita de madeira regional e seus resíduos é conscientemente projetada pelos educadores da CASA e.V. para os jovens do bairro, concebida como "área de ação".
Como os prédios do bairro são regularmente pichados, este problema foi, por assim dizer, estetizado desde o início. A fachada foi deliberadamente desenhada por jovens artistas e seus elementos de fachada podem ser removidos e, oportunamente, ser leiloados como obras de arte para o financiamento da CASA e.V. Os artistas da fachada receberam apoio por meio da doação de um falecido vereador.
Construção
A combinação do antigo e do novo mostra as habilidades de ontem e de hoje. A alvenaria maciça existente ainda permanece como estrutura de suporte e foi executada do lado de fora com uma fachada posterior ventilada com revestimento de madeira não tratada e aplainada. A alvenaria foi limpa por dentro e permanece visível para preservar o caráter da torre de sinalização. Todas as superfícies recém-criadas e móveis individuais foram feitos com painéis OSB, incluindo as portas internas no térreo.
Como continuação linear da fachada e ao mesmo tempo como proteção contra arrombamentos todas as janelas e portas de entrada são dotadas de persianas dobráveis, que podem ser abertas durante o uso e fechadas novamente à noite. Durante a construção, foi dada atenção especial à contratação de artesãos regionais bem treinados, a fim de garantir a qualidade do artesanato e preservar as tradições.
Até agora, o projeto ganhou o "Award für nachhaltiges Bauen 2021" e o "Staatspreis vorbildlicher Bauten in Hessen 2021" e foi nomeado três vezes para o "Tag der Architektur Hessen".