Sede do Shenzhen Rural Commercial Bank / Skidmore, Owings & Merrill

Sede do Shenzhen Rural Commercial Bank / Skidmore, Owings & Merrill - Fotografia de Exterior
© Seth Powers

Sede do Shenzhen Rural Commercial Bank / Skidmore, Owings & Merrill - Fotografia de ExteriorSede do Shenzhen Rural Commercial Bank / Skidmore, Owings & Merrill - Fotografia de ExteriorSede do Shenzhen Rural Commercial Bank / Skidmore, Owings & Merrill - Fotografia de Interiores, Escada, FachadaSede do Shenzhen Rural Commercial Bank / Skidmore, Owings & Merrill - Fotografia de ExteriorSede do Shenzhen Rural Commercial Bank / Skidmore, Owings & Merrill - Mais Imagens+ 21

Sede do Shenzhen Rural Commercial Bank / Skidmore, Owings & Merrill - Fotografia de Exterior
© Seth Powers

Descrição enviada pela equipe de projeto. A sede do Shenzhen Rural Commercial Bank consiste em uma torre de 158 metros de altura e 33 andares localizada ao lado de um parque público, no centro de um dos principais distritos comerciais de Shenzhen. O projeto considera o clima tropical da região por meio de várias soluções sustentáveis de design.

Sede do Shenzhen Rural Commercial Bank / Skidmore, Owings & Merrill - Fotografia de Exterior
© Seth Powers

Elementos naturais como a água e o vento são as principais inspirações utilizadas para o desenvolvimento deste projeto. São representados em elementos como na cascata que percorre vários andares até chegar no saguão principal, como também, nos veios do mármore que reveste as paredes que abrigam os elevadores e no uso de um sistema misto de ventilação natural que permite a renovação do ar das principais áreas comuns e dos escritórios. Nos átrios, uma trama que percorre a torre até seu topo e as janelas automatizadas em todos andares de escritórios formam um sistema dinâmico, permitindo que o edifício “respire” durante os momentos que o clima está agradável em Shenzhen.

Sede do Shenzhen Rural Commercial Bank / Skidmore, Owings & Merrill - Fotografia de Interiores
© Seth Powers
Sede do Shenzhen Rural Commercial Bank / Skidmore, Owings & Merrill - Fotografia de Interiores, Escada, Viga
© Seth Powers

Pela tradição da SOM em soluções estruturais inovadoras, o projeto incorpora um diagrid bem aberto que tem dois principais objetivos. Um é proteger o edifício da incidência da luz solar direta, algo muito relevante já que a região tropical sofre com a insolação excessiva nas edificações. Dessa forma, a insolação dentro do edifício diminui em aproximadamente 34 por cento e reduz o efeito de ofuscamento nos escritórios. O segundo objetivo é criar uma planta livre, sem colunas, possibilitando uma variedade de layouts. O espaço interior resultante é definido por uma parede de vidro na periferia do edifício com uma proteção solar automatizada que garante os níveis ideais de iluminação natural dentro da torre.

Sede do Shenzhen Rural Commercial Bank / Skidmore, Owings & Merrill - Imagem 6 de 26
Implantação
Sede do Shenzhen Rural Commercial Bank / Skidmore, Owings & Merrill - Imagem 9 de 26
Cortes

Adjacente ao saguão principal da torre, uma área bancária privativa em tons de vidro e bronze possui paredes duplas de alto desempenho que fornecem conforto ambiental e privacidade para as salas de reuniões e para um espaço de exibição de obras de arte. Espelhos d'água, pavimentação em granito cinza, áreas de estar e elementos paisagísticos definem os espaços da entrada principal e formam pequenos jardins na base da torre, conectando-se ao parque público vizinho, uma peça central do plano diretor deste distrito.

Sede do Shenzhen Rural Commercial Bank / Skidmore, Owings & Merrill - Fotografia de Interiores, Viga
© Seth Powers
Sede do Shenzhen Rural Commercial Bank / Skidmore, Owings & Merrill - Fotografia de Interiores, Escada, Fachada
© Seth Powers

O trabalho da SOM na sede do Shenzhen Rural Commercial Bank uniu arquitetura, engenharia mecânica, elétrica e hidráulica, estrutural e civil. A torre almeja a certificação LEED Platinum e China Green Star.

Sede do Shenzhen Rural Commercial Bank / Skidmore, Owings & Merrill - Fotografia de Interiores
© Seth Powers

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Guang Dong Sheng, Shen Zhen Shi, Luo Hu Qu, Ta Kwu Ling, Yanfang Rd, 罗芳村63-1, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Sede do Shenzhen Rural Commercial Bank / Skidmore, Owings & Merrill" [Shenzhen Rural Commercial Bank Headquarters / Skidmore, Owings & Merrill] 08 Jan 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/974717/sede-do-shenzhen-rural-commercial-bank-skidmore-owings-and-merrill> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.