Casa Estúdio em Sant Feliu de Llobregat / andrea + joan arquitectes

Casa Estúdio em Sant Feliu de Llobregat / andrea + joan arquitectes - Fotografia de Interiores
© José Hevia

Casa Estúdio em Sant Feliu de Llobregat / andrea + joan arquitectes - Fotografia de Interiores, FachadaCasa Estúdio em Sant Feliu de Llobregat / andrea + joan arquitectes - Fotografia de ExteriorCasa Estúdio em Sant Feliu de Llobregat / andrea + joan arquitectes - Fotografia de Interiores, CadeiraCasa Estúdio em Sant Feliu de Llobregat / andrea + joan arquitectes - Fotografia de Interiores, CozinhaCasa Estúdio em Sant Feliu de Llobregat / andrea + joan arquitectes - Mais Imagens+ 18

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  188
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:José Hevia
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, McNeel
  • Arquitetos Responsáveis: Andrea Capilla, Joan Martí
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Casa Estúdio em Sant Feliu de Llobregat / andrea + joan arquitectes - Fotografia de Interiores, Fachada
© José Hevia

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto aborda a transformação de uma edificação centenária entre empenas para convertê-la em casa-estúdio, o que permite conciliar a realidade doméstica e produtiva em um conjunto de espaços verticais conectados entre si. É uma casa que faz parte do complexo patrimonial do centro histórico de Sant Feliu de Llobregat. Este complexo é constituído por moradias unifamiliares entre paredes partilhadas, com vãos inferiores a 5m e profundidades edificadas de cerca de 15m, cujas fachadas protegidas constroem a imagem característica da região.

Casa Estúdio em Sant Feliu de Llobregat / andrea + joan arquitectes - Fotografia de Exterior
© José Hevia
Casa Estúdio em Sant Feliu de Llobregat / andrea + joan arquitectes - Fotografia de Interiores, Cozinha
© José Hevia

O projeto visa valorizar os espaços decorrentes desta tipologia, garantindo as melhores condições de iluminação e ventilação interior através do esvaziamento de determinadas estruturas horizontais existentes. Desse modo, é possível perceber a casa como a soma de espaços de pé-direito duplo conectados diagonalmente, nos quais há sempre uma varanda para contemplar cada espaço. O esvaziamento de uma parte da cobertura inclinada original permite recuperar uma janela sempre fechada com tijolos e ganhar um novo terraço no pavimento superior. Visando garantir a máxima flexibilidade, para que a casa possa evoluir juntamente com os seus habitantes, cada nível está dividido em 3 espaços de proporções semelhantes. É construído um núcleo central que concentra as instalações, de forma que os espaços restantes em contato com as fachadas fiquem livres. É nessa combinação de flexibilidade tipológica e articulação vertical que o programa encontra seu lugar dentro de casa. Da rua para o céu. A obra localiza-se a norte no primeiro andar, voltada para o pátio e visualmente ligada à rua. Desde o acesso, a escada de dois trechos acompanha a diagonal ascendente, que configura a dimensão produtiva da casa, a sua face mais pública. A visão dos arcos da fachada posterior, desde a rua, emolduram o céu e dão a sensação de amplitude. Da rua ao jardim. No térreo encontra-se a dimensão doméstica da casa, que gira em torno da cozinha. O caminho da rua para o pátio hierarquiza os graus de privacidade desta área.

Casa Estúdio em Sant Feliu de Llobregat / andrea + joan arquitectes - Fotografia de Interiores
© José Hevia
Casa Estúdio em Sant Feliu de Llobregat / andrea + joan arquitectes - Fotografia de Interiores, Escada
© José Hevia
Casa Estúdio em Sant Feliu de Llobregat / andrea + joan arquitectes - Imagem 16 de 23
Esquemas
Casa Estúdio em Sant Feliu de Llobregat / andrea + joan arquitectes - Fotografia de Interiores
© José Hevia
Casa Estúdio em Sant Feliu de Llobregat / andrea + joan arquitectes - Fotografia de Interiores
© José Hevia

Os únicos espaços com capacidade para serem independentes são os quartos. A estratégia construtiva para os novos elementos é proposta em sintonia com a tipologia construtiva original. Estruturas unilaterais que suportam as paredes divisórias e faces verticais de alvenaria são escolhidas. São utilizados perfis de aço nas lajes e blocos de concreto, que diferenciam a nova construção das lajes de madeira unilateral e das paredes de cerâmica preservadas. São utilizados materiais baratos, fáceis de instalar e de baixa manutenção e as paredes verticais são pintadas de branco para garantir a correta iluminação natural unificando as diferentes texturas, existentes e novas. É um projeto que tira partido das virtudes de uma tipologia arquitetônica tradicional para se adequar a uma edificação flexível, que permite conciliar o ambiente doméstico com o produtivo.

Casa Estúdio em Sant Feliu de Llobregat / andrea + joan arquitectes - Fotografia de Interiores
© José Hevia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Estúdio em Sant Feliu de Llobregat / andrea + joan arquitectes" [Casa estudio en Sant Feliu de Llobregat / andrea + joan arquitectes] 30 Dez 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/974267/casa-estudio-em-sant-feliu-de-llobregat-andrea-plus-joan-arquitectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.