Archtrends Summit – Edição Especial Paulo Mendes da Rocha

A Portobello, líder no varejo de revestimentos cerâmicos, realiza no dia 21 de outubro, às 15h, o Archtrends Summit – Edição Especial Paulo Mendes da Rocha. O tradicional fórum de conteúdo, promovido pelo Archtrends, plataforma de tendências e referências de arquitetura e design da marca, acontece em tributo a um dos maiores arquitetos brasileiros de todos os tempos.

Com a participação de amigos e familiares de Paulo Mendes, a programação contempla um bate-papo sobre a relevância de sua obra para a arquitetura brasileira e, também, a inauguração do Monumento Lastras, um dos últimos projetos realizados pelo profissional em parceria com a filha, Nadezhda Mendes da Rocha, e a Portobello.

O público vai ter acesso a muito conteúdo, novidades e participações exclusivas do universo da arquitetura e do design. O encontro será on-line e ao vivo, com apresentação do jornalista e embaixador da marca, Pedro Andrade. As inscrições podem ser feitas gratuitamente no site da empresa: www.portobello.com.br.

De Portugal, o arquiteto português, Alvaro Siza, participará do fórum falando principalmente sobre sua obra no Brasil, a Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre. Martin Corullon, do escritório Metro Arquitetos, é outro convidado especial. O arquiteto vai abordar a amizade e a importância de Paulo Mendes da Rocha, com quem realizou diversos projetos, das mais variadas escalas, para a arquitetura brasileira.

Ao longo do evento, o público ainda terá acesso com exclusividade a trechos do documentário “Tudo é Projeto”, dirigido por Joana Mendes da Rocha (filha do homenageado) e Patricia Rubano, em memória ao arquiteto. Os participantes do Summit estarão concorrendo a 30 vouchers para assistir ao filme na íntegra.

A Portobello também anunciará a linha de camisetas com estampa inspirada no croqui do Monumento Lastras, disponível para compra on-line. O valor adquirido com as peças será 100% revertido para a ONG OMUNGA, com projetos sociais voltados para a educação em regiões de vulnerabilidade no norte do país e na África. Uma das iniciativas é a construção de uma biblioteca na Amazônia - idealizada pelo escritório de arquitetura catarinense Metroquadrado.

Monumento Lastras

Em 2020, a Portobello inovou ao realizar a Mostra Unlimited, uma exposição que apresentou pelo olhar de grandes nomes da arquitetura e do design as possibilidades de uso das Lastras Portobello, superfícies de porcelanato de até 1,60 x 3,20m, produzidas com exclusividade pela empresa no país. Entre os convidados, esteve Paulo Mendes da Rocha, arquiteto, urbanista e professor e ganhador do Prêmio Pritzker em 2006. Em parceria com a filha, a arquiteta e designer Nadezhda Mendes da Rocha, Paulo Mendes criou para a Portobello o Monumento Lastras, que agora será inaugurado na fábrica da Portobello, em Tijucas (SC).

A ideia do projeto assinado por Paulo e Nadezhda é exibir as lastras como uma fantasia em relação a como de fato elas vão aparecer na cidade, principalmente para a grande visibilidade dos planos verticais das fachadas dos edifícios em várias disposições imprevisíveis em relação à luz do sol em diferentes horários do dia. “O conjunto tem uma visão teatral e dinâmica. O que fizemos foi colocar as lastras com a dimensão de 1,20 x 2,60m, que são belíssimas, ora na vertical, ora na horizontal, sempre de modo ortogonal ao piso, como espera-se que sejam dispostas nas arquiteturas. Respeitamos as duas famosas orientações fundamentais, o nível (horizontal) e o prumo (vertical)”, afirmou Paulo, na época.

Serviço
Archtrends Summit – Edição Especial Paulo Mendes da Rocha
Data: 21/10 – quinta
Hora: 15h
Local: Fábrica da Portobello, Tijucas (SC).
Programação completa: @portobello @archtrends
Inscrições: www.portobello.com.br.

Baixar as informações relacionadas com este evento aqui.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Archtrends Summit – Edição Especial Paulo Mendes da Rocha" 13 Out 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/970138/archtrends-summit-nil-edicao-especial-paulo-mendes-da-rocha> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.