1º Simpósio de Arquitetura e Urbanismo

A Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP) realiza de 4 a 7 de outubro o 1º Simpósio de Arquitetura e Urbanismo. Durante os quatro dias, profissionais e estudantes vão debater a relevância e atualidade do livro “Morte e Vida das Grandes Cidades”, escrito há 60 anos pela jornalista norte-americana Jane Jacobs.

Considerada uma das mais importantes críticas ao urbanismo moderno, a obra aborda o que torna as ruas seguras e inseguras, o que é um bairro e sua função dentro organismo de uma cidade e os motivos que fazem uma localidade permanecer pobre, enquanto outras se revitalizam.

O evento será online, com inscrições gratuitas e abertas a todos os interessados.

Confira a programação:

4/10 (segunda-feira)

17h - Aula magna: Renato Cymbalista – professor do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto da FAU-USP. Mediação da professora da FAAP, Heloisa Dallari.

5/10 (terça-feira)

17h - Palestra: Bianca Tavolari – pesquisadora do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP), professora do Insper e coordenadora da seção “As cidades e as coisas”, na revista Quatro Cinco Um. Mediação da professora da FAAP, Claudia Muniz.

18h30 - Revista Jane Jacobs e o Pari
A ex-aluna Gabrielle Roncarate vai apresentar a Revista Jane Jacobs e o Pari, que foi resultado do debate sobre os aspectos levantados por Jane Jacobs em seu livro e sua relação com o bairro do Pari, em São Paulo, na atualidade. A publicação foi produzida pelos(as) alunos(as) do 7º semestre do curso no âmbito da disciplina de HTAU VI, no primeiro semestre de 2019.

6/10 (quarta-feira)

17h – Palestra: Mauro Calliari – doutor em Urbanismo, autor do blog Caminhadas Urbanas e do livro “Espaço Público e Urbanidade em São Paulo”. Mediação do professor da FAAP, Rodrigo Serafino.

18h30 - Revista Jacobs e o Bom Retiro
A aluna Juliana Toniolo vai apresentar a Revista Jacobs e o Bom Retiro, que foi produto do debate sobre os aspectos levantados por Jane Jacobs em seu livro e sua relação com o bairro do Bom Retiro, em São Paulo, na atualidade. A publicação foi produzida pelos(as) alunos(as) do 7º semestre do curso no âmbito da disciplina de HTAU VI, no primeiro semestre de 2020.

7/10 (quinta-feira)

17h – Debate: Natassia Gavazza, coordenadora de Planejamento na Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia; Roberto Andrés, urbanista, professor da UFMG e um dos fundadores da revista Piseagrama; Marcio Coelho, arquiteto e urbanista e professor da FAAP. Mediação do professor Marcos Costa, coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAAP.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "1º Simpósio de Arquitetura e Urbanismo" 30 Set 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/969390/1o-simposio-de-arquitetura-e-urbanismo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.